Serviços gerenciados de TI: está na hora de migrar?

Serviços gerenciados de TI: está na hora de migrar?

by Equipe de Comunicação Solo Network | Sep 24, 2024
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Como sistemas de TI cada vez mais complexos, para superar um cenário desafiador, as empresas estão adotando serviços gerenciados de TI para aumentar a eficiência e manter seu foco em iniciativas estratégicas de negócios. 

A parceria com um provedor de serviços gerenciados de TI contribui para reduzir a carga de trabalho interna, aumentar a eficiência e tornar o gerenciamento do tempo de atividade mais efetivo, além de auxiliar a preencher possíveis lacunas em funções e habilidades atuais da equipe de TI. 

Geralmente, os serviços gerenciados de TI envolvem os diversos fatores relacionados à transformação digital em uma organização, desde a infraestrutura de TI, se a empresa precisa de serviços em nuvem, quais aplicativos de negócios devem ser utilizados até o suporte ao desenvolvimento de produtos. Ou seja, pode desbloquear todo o potencial da área de TI sob a orientação de um provedor especialista terceirizado, como a Solo Network. 

Entendendo os serviços gerenciados de TI 

Os serviços gerenciados de TI são serviços terceirizados que fornecem infraestrutura, soluções de TI e suporte técnico para desenvolvimento web, desenvolvimento móvel e desenvolvimento tecnológico de uma organização. 

Existem diversos tipos de soluções de serviços gerenciados de TI, incluindo soluções de colaboração, como a Solo Colaboração Plus, suporte técnico, Solo IT Care, e soluções na nuvem, como o Solo Cloud, voltado para a implementação e gerenciamento de ambientes cloud e multicloud. 

Mas como saber se chegou a hora de buscar apoio com um provedor de serviços gerenciados de TI? A equipe da Solo Network levantou alguns dos fatores que indicam esse momento. 

Tempo de resposta de TI ruins 

Com as empresas dependentes da tecnologia para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e produtivo, o tempo de inatividade é o maior inimigo dos negócios, podendo levar a um prejuízo milionário. Isso significa que a TI, no momento que ocorre algum incidente, precisa agir rapidamente para solucioná-lo. Identificar um aumento no tempo médio de resposta é um indicativo que a TI pode não estar dando conta e a empresa pode se beneficiar ao contratar um provedor de serviços gerenciados de TI. 

Alto custo para manter uma equipe interna de TI 

À medida que os negócios crescem, a equipe de TI também precisa acompanhar esse fluxo para manter os aplicativos e soluções funcionando plenamente. Obviamente, os custos também irão aumentar, tornando a manutenção de uma equipe interna mais complexa e custosa. Serviços gerenciados de TI oferecem uma equipe com as habilidades corretas para atender às necessidades da empresa a custos mais baixos. 

Problemas com o gerenciamento de TI 

Mesmo que se mantenha uma equipe interna de gerenciamento de TI, isso não significa que os serviços estejam sendo gerenciados corretamente. Podem faltar profissionais com a experiência e habilidades necessárias ou simplesmente faltam os recursos para determinar a carga de trabalho correta, motivar as equipes, se comunicar com outros setores ou tomar as decisões necessárias em tempo hábil. Trabalhar com um provedor terceirizado pode eliminar esses gargalos. 

Lidar com novos projetos 

A equipe de TI já é responsável por manter toda a infraestrutura tecnológica em funcionamento, mas como lidar com um novo projeto e garantir o pleno funcionamento da infraestrutura atual? Pedir para a equipe interna de TI acumular os dois trabalhos irá impactar no bom andamento de ambas as tarefas. Então, contar com a parceria de um provedor de serviços gerenciados de TI irá garantir que a infraestrutura manterá sua eficácia enquanto a equipe de TI trabalha com foco no novo projeto. 

Preocupações com segurança cibernética 

A segurança cibernética é uma grande preocupação para todas as empresas, mas o custo para manter uma equipe interna de segurança, principalmente para pequenas e médias empresas, pode estar fora do alcance. Além disso, existe uma escassez de especialistas em segurança cibernética no mercado, o que torna a contratação de um parceiro de serviços gerenciados de TI a opção ideal para garantir suporte 24 horas por dia e para ter acesso a profissionais experientes para proteger dados, aplicativos e dispositivos. 

Rotatividade de profissionais 

Manter bons profissionais de TI, com as habilidades e conhecimentos acumulados durante anos, na empresa pode ser difícil. Com a falta de profissionais no mercado, não é difícil que ele troque a empresa por outra com melhores salários e benefícios. E isso também implica na necessidade de encontrar um substituto que atenda aos requisitos da organização, o que pode levar a custos com o processo de seleção e treinamento. Os provedores de serviços gerenciados fornecem maior consistência e confiabilidade, mantendo equipes com expertise técnica necessária para atender às necessidades dos contratantes. 

Benefícios da contratação de um provedor de serviços gerenciados de TI 

Entre os principais benefícios dos provedores de serviços gerenciados de TI está a capacidade de preenchimento de lacunas em funções e deficiências nas habilidades dos profissionais de TI internos. Fornecedores, como a Solo Network, contam com profissionais especialistas em TI certificados, com ampla experiência e habilidades, permitindo a implementação de soluções e estratégias que visam aumentar o desempenho da TI das empresas. 

Com isso, a organização consegue reduzir custos, já que não precisa recrutar, contratar e treinar profissionais de TI, pagando apenas pelos serviços utilizados e não se preocupando com altos investimentos em sistemas e infraestrutura de TI. 

Além disso, os provedores de serviços gerenciados de TI podem fornecer orientação e recomendação sobre a otimização do desempenho da infraestrutura de TI, resultando no aumento da produtividade e um melhor retorno sobre o investimento, e com a garantia de atender a padrões e requisitos de conformidade rigorosos em relação à privacidade, finanças e outras obrigações. 

Garanta a produtividade e eficiência da sua equipe com os serviços gerenciados de TI da Solo Network, referência em consultoria e serviços de segurança digital, soluções em nuvem, colaboração corporativa, criatividade e engenharia. 

Nossa equipe conta com os mais altos níveis de certificações técnicas, de governança, compliance e gestão de pessoas. Tudo para oferecer produtos e serviços que ajudem as empresas a crescerem de maneira sustentável com suporte da tecnologia. Conte com as melhores soluções de tecnologia, com suporte altamente especializado. Entre em contato e conheça nossas soluções. 

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