Como fortalecer a resiliência cibernética da sua empresa

Como fortalecer a resiliência cibernética da sua empresa

by Equipe de Comunicação Solo Network | Mar 19, 2024

Resiliência cibernética 

Em um cenário de crescimento das ameaças à segurança cibernética, investir em uma estratégia de resiliência cibernética é fundamental para garantir a integridade das operações de negócios. Afinal, se os ataques são inevitáveis, responder e se recuperar rapidamente é essencial para a continuidade dos negócios. 

Portanto, a resiliência cibernética pretende garantir que uma empresa consiga se recuperar rapidamente no caso de um ataque cibernético bem-sucedido, implementando mudanças culturais e na estratégia de segurança adotada para alcançar esse objetivo. 

Com isso em vista, a equipe de segurança consegue avaliar os riscos e adotar um plano que ajude a mitigar esses riscos, respondendo rapidamente no momento que um ataque ocorrer e garantindo que os usuários não percebam nenhum impacto no dia a dia de trabalho. 

Por que a resiliência cibernética é essencial para sua empresa

Ao adotar medidas estratégicas para mitigar riscos, como avaliação de riscos, desenvolvimento de políticas de segurança, treinamento sobre segurança cibernética, atualizações de software, implementação de ferramentas de proteção da rede, backup e recuperação de dados entre outras, é fundamental para construir uma defesa robusta e bem-sucedida. 

Dessa forma é possível se adaptar a ameaças cibernéticas em evolução, reduzir o tempo de inatividade ou evitar interrupções nas operações, proteger dados confidenciais e atender a normas de conformidade cada vez mais rígidas, além de manter a confiança de clientes, fornecedores e funcionários. 

Sua empresa está preparada para responder a incidentes cibernéticos?

O primeiro passo para construir uma estratégia de resiliência cibernética é entender quais vulnerabilidades e ataques são mais relevantes para a organização. Isso varia de acordo com o setor de atuação, localização, tipos de dados, ecossistema de TI entre outros fatores. 

A seguir, é necessário conseguir detectar as possíveis ameaças e usar as ferramentas necessárias e pessoal com as habilidades corretas para detê-las quando se tornarem incidentes que impactem nos negócios. Isso exige, também, adotar um modelo de segurança cibernética baseado em Zero Trust e garantir que as etapas abaixo sejam seguidas corretamente: 

Avaliação de riscos

Como citado acima, identificar e avaliar os riscos cibernéticos é o passo fundamental para compreender vulnerabilidades e priorizar os riscos. 

Identificação de atividades operacionais essenciais

Durante a avaliação de riscos, a equipe de segurança de dados também precisa coletar informações e identificar processos de negócios de missão crítica — isso inclui pessoas, tecnologias e recursos necessários —, bem como o impacto para a organização no caso de interrupção desses processos. 

Políticas e procedimentos

Com base nessas informações, é possível determinar as políticas e procedimentos necessários para minimizar o impacto de um possível incidente e implementar as ferramentas corretas para otimizar a resiliência cibernética, como um sistema de controle de acesso eficiente, gerenciamento de senhas e um plano robusto de resposta a incidentes. 

Documentação dos procedimentos

Todos os procedimentos e políticas precisam ser documentados, armazenados em um local seguro e disponibilizados para todos os funcionários, principalmente em relação aos procedimentos operacionais para garantir que os sistemas de missão crítica se mantenham disponíveis e detalhar a forma como os usuários devem operar os sistemas no caso de algum incidente. 

Treinamento dos funcionários

Funcionários bem-informados sobre as principais ameaças de segurança cibernética e melhores práticas de proteção de dados contribui para o amadurecimento de uma cultura de resiliência cibernética por toda a empresa, afinal, as pessoas são o elo mais fraco em relação aos riscos, mas também são a primeira linha de defesa. 

Gerenciamento de patches

A maioria dos ataques cibernéticos são baseados em vulnerabilidades em softwares, sistemas operacionais e aplicativos. Exatamente por isso, é crítico contar com uma política de gerenciamento de patches que garanta sua atualização para evitar que cibercriminosos aproveitem essas vulnerabilidades para ter sucesso. 

Segurança de rede

Contar com medidas robustas de segurança de rede, com a implementação de firewalls, sistemas de detecção de intrusão, gerenciamento de identidade e acesso e protocolos de criptografia contribui para melhorar a resiliência cibernética da organização. 

Backup e recuperação de dados

Realizar backups regularmente é uma prática básica de resiliência cibernética, mas apenas isso não é suficiente. É preciso também implementar procedimentos de recuperação rápida de dados para que o impacto de um ataque cibernético bem-sucedido seja o menor possível nos sistemas e informações críticas para as operações diárias. 

Plano de resposta a incidentes

Um plano de resposta a incidentes é fundamental para a resiliência cibernética. É esse plano que traz as etapas necessárias que devem ser seguidas no caso de um incidente e para manter as operações em pleno funcionamento, incluindo estratégias de comunicação, resposta, atuação dos diversos setores da empresa e comunicação com especialistas em segurança terceirizados. 

Testes e simulações

A realização de testes e simulações de ataques cibernéticos contribui para que a equipe de segurança de dados avalie a capacidade da organização em responder a incidentes. Com base nesses testes, a empresa tem acesso a métricas que também indicam as habilidades da equipe de segurança cibernética em evitar e agir para mitigar riscos e ataques bem-sucedidos. 

Monitoramento da cadeia de suprimentos

Uma estratégia de resiliência cibernética não diz respeito apenas à organização, mas também envolve avaliar as práticas e métodos de segurança adotados por fornecedores que tenham acesso ao sistema para evitar que possíveis vulnerabilidades em sistemas de terceiros sejam utilizadas para invadir o sistema. 

Melhoria contínua

A resiliência cibernética é um processo que envolve melhorias contínuas para se adaptar a novos riscos à proteção de dados. Monitorar e atualizar constantemente as técnicas de proteção adotadas é fundamental para enfrentar um cenário de ameaças em evolução. 

Os próximos passos

Alcançar a resiliência cibernética não pode ser considerado um processo único que, assim que for implementado, permanece imutável. É necessário construir um compromisso contínuo para que a organização e todos os funcionários abracem a estratégia de segurança de dados. 

Além disso, contar com um parceiro confiável, que forneça os melhores serviços e produtos de segurança cibernética, como a Solo Network, é fundamental para uma estratégia de resiliência cibernética bem-sucedida. 

A Solo, além de trabalhar com as melhores empresas de cibersegurança, como a Kaspersky e CheckPoint, também oferece soluções gerenciadas de proteção de dados, a Solo Endpoint Protection e a Solo Firewall, soluções baseadas nas mais completas ferramentas do mercado, para proteger as empresas de ameaças cibernéticas, garantindo monitoramento proativo e suporte especializado provido por profissionais especializados e certificados. Entre em contato e saiba mais.

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479