Porque o Zero Trust é essencial para as empresas modernas: benefícios e desafios

Porque o Zero Trust é essencial para as empresas modernas: benefícios e desafios

by Equipe de comunicação Solo Network | Dec 04, 2023
Zero Trust 

O modelo de segurança Zero Trust é considerado uma camada ultrassegura contra ameaças emergentes, não reconhecidas ou bem conhecidas. E, em um ambiente em que as medidas de proteção cibernética não são suficientes, adotar um modelo em que todos os usuários, dispositivos e redes não são confiáveis, é uma forma eficiente de evitar violações de dados e ataques cibernéticos. 

Em essência, o Zero Trust é um modelo estratégico de segurança cibernética voltado para proteger ambientes de negócios digitais modernos, com um número grande nuvens públicas e privadas, aplicações SaaS, DevOps e processos automatizados. Isso o torna uma estrutura crítica para qualquer empresa, mas compreender seus fundamentos é essencial para garantir a máxima proteção de dados e aplicativos. 

As soluções Zero Trust são baseadas em identidade, como login único (SSO) e autenticação multifator (MFA), sendo voltadas para garantir que apenas usuários, dispositivos e aplicativos autorizados tenham acesso aos sistemas e dados. Ou seja, até prova em contrário, todos são suspeitos e não podem ter acesso à rede da organização até que uma autenticação válida ocorra. 

Em um ambiente digital cada vez mais complexo e difícil de proteger, adotar uma abordagem de “nunca confiar, sempre verificar” é essencial para proteger identidades, endpoints, aplicativos, dados, infraestrutura de TI e de rede, ao mesmo tempo em que a estrutura holística da estratégia fornece maior visibilidade, orquestração e automação. 

Isso é essencial ao entender que a maioria das violações de dados começam com ameaças internas, sejam elas mal-intencionadas ou apenas causadas por negligência, algo ainda mais importante em um ambiente de trabalho disperso, onde as ameaças podem vir de qualquer canto e a qualquer momento. 

Benefícios do modelo Zero Trust

São várias as vantagens da adoção de uma estratégia Zero Trust. E isso envolve implementar tecnologias, processos e políticas que apoiem os negócios ao mesmo tempo em que a segurança é aprimorada. Conheça esses benefícios: 

Postura de segurança aprimorada

O modelo Zero Trust, como citado acima, assume que tudo é uma ameaça em potencial, portanto, cada solicitação de acesso é tratada dessa forma. Isso torna a postura de segurança mais forte, já que cada solicitação é analisada antes de ser concedida. 

Superfície de ataque reduzida

Pelo mesmo motivo, o Zero Trust contribui para que a superfície de ataque seja reduzida devido à implementação de controles de acesso rigorosos para reduzir a possibilidade de ataques bem-sucedidos

Visibilidade e controle

Com controles mais rígidos de acesso, as organizações conquistam uma maior visibilidade e controle sobre quem está acessando sua rede e o que ele faz. Como cada solicitação é verificada antes de ser autenticada, a equipe de segurança cibernética consegue identificar e responder rapidamente a qualquer ameaça. 

Privacidade aprimorada

A estratégia Zero Trust contribui para que dados confidenciais sejam protegidos com mais eficiência. O risco de violação e roubo de informações é reduzido devido ao maior controle de acesso aos dados e sistemas. 

Maior agilidade

Apesar do desafio em equilibrar a segurança e o acesso aos dados (citado mais abaixo), o Zero Trust pode ajudar as organizações a serem mais ágeis, já que torna o acesso mais seguro em qualquer dispositivo ou local em que o funcionário estiver. 

Redução de riscos de ameaças internas

Como cada usuário e dispositivo é considerado uma ameaça em potencial, a adoção de um controle de acesso rígido reduz riscos de atividades internas maliciosas ou inseguras. 

Redução de custos

A adoção de uma estratégia Zero Trust pode eliminar a necessidade de soluções de segurança complexas e caras, pois se baseia em um conjunto de conceitos mais simples e eficaz, que pode ser implementado com um bom custo-benefício. Da mesma forma, ao reduzir riscos de incidentes cibernéticos, a empresa também reduz gastos associados à resposta a incidentes e restauração dos sistemas. 

Desafios para a implementação do Zero Trust

Apesar de ser uma proposta extremamente atraente e com diversos benefícios, a estratégia Zero Trust também conta com desafios para sua implementação, exigindo que a equipe de TI os compreenda antes de iniciar a transição para o modelo: 

Abordagem fragmentada

Apesar de ser a forma mais utilizada pelas empresas, usar uma abordagem fragmentada para a estratégia Zero Trust pode criar lacunas e vulnerabilidades que tornam a estratégia menos rígida do que deveria ser. É importante entender que a adoção do Zero Trust pode exigir grandes transformações na arquitetura de rede para ser bem-sucedida. Então, análise e planejamento são fundamentais. 

Não existe um produto completo

Uma estratégia Zero Trust não é uma abordagem única. Não existe uma solução 100% pronta e que sirva para todas as empresas. Portanto, para uma implementação bem-sucedida, as empresas precisam aplicar os sete pilares do Zero Trust: segurança da força de trabalho, segurança de dispositivos, segurança da carga de trabalho, segurança de rede, segurança de dados, visibilidade e análise e automação e orquestração. 

Sistemas legados podem não se adaptar

Sistemas e aplicativos legados, construídos com perímetros de segurança bem definidos, pode não suportar a implementação de uma estratégia Zero Trust. Ao tentar adotar o modelo em um sistema legado, brechas de segurança podem surgir, exigindo que novas implantações de segurança sejam realizadas, substituídas ou removidas, tornando a transição lenta e cara. 

Administração e manutenção contínuas

A estratégia de Zero Trust exige uma administração contínua, pedindo, em alguns casos, a adição de pessoal especializado ou a utilização de serviços gerenciados. Da mesma forma, o modelo depende de uma rede de permissões bem definida, o que muda com o tempo, já que usuários assumem novas funções, podem sair da empresa ou são transferidos para outro local. Isso exige que os controles de acesso sejam sempre atualizados para garantir que apenas as pessoas certas têm acesso aos dados e aplicativos. 

Produtividade impactada

O principal desafio da adoção do Zero Trust é equilibrar a proteção cibernética sem prejudicar os fluxos de trabalho. Se o acesso for prejudicado devido às medidas de segurança, a produtividade irá cair e a experiência do usuário será totalmente impactada, tornando o problema ainda maior que a segurança cibernética. 

Como a Solo Network pode ajudá-lo?

Antes de iniciar a implementação da estratégia Zero Trust, é necessário configurar a infraestrutura e os controles de segurança adequados. Isso que requer a compreensão das possíveis ameaças e a adoção de uma abordagem abrangente de segurança de dados, como a adoção de uma solução de gerenciamento de identidade e acesso, segmentação da rede, autenticação multifator, criptografia, segurança de endpoints, avaliação de vulnerabilidades, um plano de resposta a incidentes, inteligência de ameaças e a adoção de um treinamento contínuo sobre segurança cibernética. 

E a Solo Network é referência em consultoria e serviços de segurança cibernética, premiada e certificada pelos maiores fornecedores e com uma equipe técnica especializada para a implantação de soluções de segurança que garantam a proteção do seu ativo mais valioso: seus dados. 

Conte com nosso apoio para ter a garantia de contar com a solução correta e suporte altamente especializado para sua empresa. Entre em contato e saiba mais. 

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479