by
Equipe de comunicação Solo Network
| Aug 30, 2023
Na era digital, as empresas precisam se manter dinâmicas e inovadoras, e contar com um fornecedor de suporte de TI pode ajudar a tornar esse processo um fato. A realidade do mundo empresarial tornou a dependência da tecnologia um desafio para muitas empresas que, sem o apoio de uma equipe de suporte especializada, correm os riscos de perda de dados ou tempo de inatividade.
Ao terceirizar o suporte de TI, as organizações contam com serviços aprimorados, garantindo o crescimento dos negócios e a segurança cibernética, mas isso depende de encontrar o fornecedor de suporte de TI ideal, o que pode ser um processo complexo e desafiador.
Vários fatores precisam ser analisados para garantir que o fornecedor ofereça os recursos desejados pela empresa. Por exemplo, ele precisa ter a expertise e conhecimentos adequados para atender às mais diferentes necessidades da contratante, e isso exige diligência na hora da escolha.
Um fornecedor de suporte de TI é realmente necessário?
A área de TI abrange diversas funções, desde a implementação de novos aplicativos até cuidar da segurança cibernética e conformidade, além de gerenciar uma infraestrutura física ou na nuvem. Por isso, criar um setor que contemple um conjunto amplo de habilidades é uma tarefa cara e lenta, o que torna a terceirização do suporte de TI uma forma rápida é mais barata de preencher essa lacuna de habilidades.
O suporte de TI é fundamental para empresas de todos os portes, e oferece os mais diversos serviços para manter a infraestrutura funcional. Entretanto, ele é mais do que um serviço para resolver problemas técnicos. O fornecedor de suporte de TI também oferece recursos para garantir a continuidade dos negócios e reduzir o tempo que os usuários perdem devido a imprevistos técnicos.
Então, se existe alguma dúvida sobre a necessidade de contratar um fornecedor externo, a resposta é simples: para tratar das mais diversas demandas dos negócios modernos, terceirizar o suporte de TI ajuda a organização a alcançar suas metas e melhorar a produtividade, satisfação e engajamento dos funcionários, além de otimizar os negócios e mantê-los atualizados à medida que a tecnologia evolui.
Como escolher o fornecedor de suporte de TI?
Cada empresa tem necessidades diferentes, por isso, é fundamental analisar esses requisitos antes de sair para o mercado.
Identifique as necessidades
Como citado acima, identificar as necessidades tecnológicas da empresa é o primeiro passo para selecionar o fornecedor. Para isso, algumas questões devem ser respondidas:
- Qual o nível da atual área de TI?
- Onde ele deve estar daqui a três anos?
- Quais os resultados esperados da TI?
- Qual o orçamento disponível no curto e longo prazo?
Esse planejamento precisa ser transparente e franco em relação aos objetivos e orçamento, pois contribui para definir as expectativas em relação ao fornecedor e garante um bom relacionamento. Dessa forma, o fornecedor de suporte de TI também pode ajudar a organização a priorizar os recursos mais urgentes e adiar os que forem menos importantes.
Solicite referências
Com os requisitos em mãos, chegou o momento de buscar o fornecedor. Para isso, é possível pesquisar na internet os que atendem às necessidades da empresa. Mas antes de passar horas na frente do computador, entrar em contato com a própria rede de parceiros pode ser muito útil para obter referências seguras de fornecedores confiáveis e verificados.
Compare as necessidades com os recursos oferecidos
Cada fornecedor oferece um conjunto de recursos que podem ou não ser adequados para a organização. Por isso, é essencial que as necessidades de TI estejam bem claras para restringir o número de possíveis opções. Outro critério importante é analisar se o fornecedor consegue lidar com todos os requisitos de TI da organização, centralizando o suporte. Lidar com vários fornecedores diferentes pode tornar o gerenciamento mais complexo.
Escolha um serviço proativo
O suporte de TI, invariavelmente, irá lidar com algumas questões de maneira reativa, por exemplo, quando um equipamento quebra. Mas ele não deve se limitar a agir dessa forma. Ao optar por um fornecedor, busque aquele que, além de resolver o problema, faça sugestões para evitar que alguma falha ocorra no futuro. E como saber qual a abordagem do provedor? Questione como é o suporte oferecido e a metodologia adotada para resolução de problemas.
Verifique o nível de segurança oferecido
Fornecedores de suporte de TI estão no foco dos cibercriminosos, por isso, é essencial entender como o provedor lida com a segurança cibernética e se possui os melhores controles de segurança implementados. Busque informações sobre as práticas de segurança, forma com que gerenciam a privacidade de dados, quais suas certificações e políticas e práticas de gerenciamento de riscos.
Busque planos simples e flexíveis
Custos são um fator importante para escolher o fornecedor de suporte de TI ideal, mas não pode ser o único. Muitos provedores oferecem um custo relativamente baixo, mas contam com planos de assinatura complexos que não deixam os custos e taxas extras transparentes. Outro ponto importante, é entender se ele oferece planos flexíveis e que se adaptem aos negócios e como esse dimensionamento impacta no orçamento. Por fim, exija um contrato que detalhe completamente quais os recursos disponibilizados e possíveis cobranças extras.
Entenda a cultura do fornecedor
Trabalhar próximo a um prestador de serviços exige um bom relacionamento, e se a cultura do fornecedor não estiver alinhada à cultura da empresa contratante, esse conflito pode resultar em atritos desnecessários. Por esse motivo, certifique-se de que o estilo de trabalho e comunicação estejam alinhados entre as duas empresas.
Por que a solução Solo IT Care é ideal para sua empresa?
A TI é parte crítica dos negócios modernos, e escolher o fornecedor de suporte de TI ideal tem grande impacto no dia a dia dos negócios. A Solo Network oferece a solução Solo IT Care para ajudar as organizações a superarem desafios e armadilhas que práticas de TI inadequadas representam.
A solução fornece suporte diferenciado e personalizado, conta com profissionais altamente certificados pelos maiores fabricantes do mercado e tem como foco oferecer um suporte técnico que ajude a impulsionar o crescimento da empresa.
A equipe da Solo Network atua preventivamente para garantir a continuidade dos negócios em qualquer cenário, sem preocupações com custos extras, de acordo com o SLA contratado. Entre em contato e saiba como a solução atende às necessidades da sua empresa.