Prevenindo ataques de phishing: como identificar e evitar golpes 

Prevenindo ataques de phishing: como identificar e evitar golpes 

by Equipe comunicação Solo Network | Nov 14, 2022

Ataques de phishing

Ataques de phishing estão se tornando uma das formas mais comuns de crimes cibernéticos, com milhares de vítimas todos os anos. Dados da Febraban mostram que o Brasil registrou crescimento no número de ataques com intuito de roubo financeiro em 2021, deixando claro os perigos para usuários e empresas. 

O phishing é um método muito lucrativo para os cibercriminosos, seja para obter acesso a informações pessoais e confidenciais dos usuários e empresas, senhas ou números de cartões de crédito. Hackers usam qualquer forma de comunicação para ter sucesso, então, e-mails, mídias sociais, SMSs e chamadas telefônicas podem ser utilizados para roubar dados extremamente valiosos. 

Tipos comuns de ataques de phishing

Ataques de phishing não são algo novo, na verdade, eles são o tipo mais simples de ataque, ao mesmo tempo em que são extremamente perigosos e eficientes. O primeiro ataque registrado foi em janeiro de 1996, nos primórdios da internet, e impactou usuários da antiga AOL. Desde então, o método de ataque foi evoluindo e o número de vítimas aumentando. 

Falsificação de identidade

Um dos modelos de ataques de phishing mais utilizado é o que usa uma marca famosa como isca. Normalmente, o e-mail utilizado usa um domínio muito semelhante ao da empresa. 

Spear Phishing

Também envolve o nome de uma empresa, mas traz algumas informações sobre o alvo (nome, CPF, entre outros). Com isso, a mensagem tem um tom mais pessoal o que a torna ainda mais perigosa. 

Whaling

O cibercriminoso usa dados reais de identificação pessoal (PII) para criar mensagens “verdadeiras”, normalmente, de funcionários que ocupam cargos importantes em uma empresa para enganar seus alvos potenciais, como colegas de trabalho, clientes e membros da equipe. 

E-mails de phishing

O hacker usa um endereço de e-mail parecido com um e-mail legitimo solicitando que a vítima clique em um link fraudulento ou em um arquivo anexado. 

Vishing ou Voice phishing

Similar ao e-mail de phishing, o ataque por voz também procura enganar o usuário se passando por uma empresa ou pessoa real. A técnica também inclui detalhes pessoais sobre o alvo ou usam informações de funcionários para convencer o usuário a realizar alguma ação. 

Phishing por ramsonware

Também parecido com o e-mail de phishing, nesse caso, no lugar de um link ou arquivo anexado, o usuário, ao clicar, instala um malware na sua máquina. 

Pharming

Direcionado ao servidor DNS, o ataque é iniciado quando um cavalo de Troia é instalado em um host ou diretamente na rede da empresa. Com isso, o usuário é encaminhado para sites fraudulentos, mesmo quando clica em um link que pareça confiável. 

Smishing SMS

Voltado para celulares, o smishing usa o SMS para tentar enganar o usuário e fazê-lo clicar em um link malicioso recebido por mensagem de texto. 

Como são os ataques de phishing

O cibercriminoso adapta sua mensagem para parecer legitima e a envia para diversos destinatários. Para o golpe dar certo, o usuário precisa acreditar em seu conteúdo, que ele veio de uma fonte confiável e que traga informações voltadas para que realize uma ação urgentemente. Ao clicar no link ou arquivo, ele é encaminhado para um site falso em que fornece informações que serão enviadas para o cibercriminoso ou executa um vírus em seu computador. 

Por fim, o hacker passa a ter acesso aos dados da vítima ou a dados confidenciais da empresa e sistemas críticos. Com o malware instalado, ele passa a controlar o dispositivo, roubar dados o bloquear o acesso a aplicativos e informações até que seja pago um resgate. 

Como evitar ataques de phishing

Ataques de phishing podem causar sérios danos ao usuário ou rede da empresa, permitindo que o hacker tenha acesso a informações confidenciais e críticas, mas há algumas práticas e políticas que ajudam a interromper um ataque de phishing ou, pelo menos, reduzir seu impacto. 

  1. Não resposta a gatilhos emocionais
    Entender a psicologia por trás dos ataques de phishing é fundamental para evitá-los. Normalmente, os ataques bem-sucedidos são aqueles que contam com um gatilho que incentiva o usuário a clicar em um link ou abrir um arquivo malicioso. Esses gatilhos podem ser uma oferta imperdível, mudanças relacionadas a políticas de RH ou até mesmo usando eventos ou tragédias atuais para incentivar o clique.Para evitar esse tipo de ataque, leia com atenção o e-mail, o endereço do remetente e, em caso de dúvidas, a área de TI está sempre a disposição para sanar dúvidas.

     

  2. Crie processos para solicitações
    Muitas vezes, os ataques de phishing emulam uma solicitação urgente vinda de uma instância superior. Então, criar um processo que ajude ao usuário entender se aquela solicitação é real ou não contribui para reduzir riscos. Ou seja, é preciso criar meios que os funcionários possam validar aquela solicitação e verificar sua legitimidade.

  3. Treinamento é essencial
    Apesar dos ataques de phishing já terem evoluído, muitos ainda carregam erros de português que indicam que a mensagem é falsa. Além disso, não usar o nome do usuário é outro indicador comum. Mesmo assim, como os hackers podem ter melhorado sua gramática ou terem acesso às informações dos usuários,com isso, se torna essencial investir em treinamento e testes que auxiliem os funcionários a detectarem e denunciarem uma comunicação falsa.
  4. Conheça informações que podem se tornar alvo de ataques
    Mídias sociais são um terreno fértil para hackers buscarem informações que auxiliem em seus ataques. Então, é importante que a política de segurança da empresa instrua seus funcionários sobre como seus dados podem se tornar alvo de cibercriminosos.Ataques de Whailing, por exemplo, visam usar essas informações para convencerem funcionários de níveis mais baixos a acatarem solicitações que, teoricamente, foram feitas por seus superiores. Então, é preciso que essas lideranças estejam atentas à privacidade de dados e sejam incentivados a restringir o acesso às informações pessoais em mídias sociais para reduzir riscos de ataques.
     
  5. A tecnologia é uma aliada
    A tecnologia está aí para ajudar a reduzir riscos de ataques de phishing e outros. Apesar de ser impossível eliminar o recebimento de e-mails de phishing, é possível reduzir seus danos. Usar uma solução para filtrar e-mails, implementar autenticação multifator (MFA), gerenciador de senhas e recursos de segurança baseados em inteligência artificial são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode reduzir riscos de ataques de phishing. 
  6. Identifique e-mails legítimos
    O uso de políticas e ferramentas de segurança facilitam o reconhecimento de mensagens fraudulentas, separando-as de outras mensagens verdadeiras. Marcar e-mails não enviados pelo domínio da empresa permite que o usuário fique atento ao conteúdo das mensagens recebidas, por exemplo. Da mesma forma é possível implementar serviços de autenticação DNS para determinar se a mensagem foi enviada por um domínio legítimo ou não e até integrar o sistema da empresa para criar uma lista negra com domínios fraudulentos.

  7. Tenha um plano de resposta eficiente
    Apesar da segurança de dados ser uma obrigação de todos dentro de uma empresa, cabe a TI estruturar um plano de resposta a incidentes eficiente e gerenciar se a política de segurança é seguida pelos usuários corretamente. Ou seja, é função da TI instruir os usuários sobre as melhores práticas de segurança para evitar ataques de phishing e outros que possam comprometer a rede. 

Para ajudar as empresas a evitarem ataques de Phishing, a Solo Network oferece soluções de segurança dos melhores fornecedores mundiais. Entre em contato e saiba qual a melhor opção para sua empresa. 

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