by
Equipe comunicação solo network
| Jun 18, 2022
A adoção de uma arquitetura de nuvem híbrida vem crescendo nas empresas, muito pela necessidade de tornar os negócios mais eficientes, ganhar maior agilidade e controlar melhor os custos em infraestrutura de TI.
Apesar das conhecidas vantagens do modelo, a implementação da nuvem híbrida também oferece alguns riscos de segurança que não são abordados por métodos de segurança tradicionais e legados, o que exige a adoção de um modelo de segurança voltado para o novo ambiente, se tornando um grande desafio para muitas empresas.
Essas empresas lutam para gerenciar de maneira eficiente diversas soluções de segurança diferentes para cada ambiente, tornando inconsistente sua política de segurança, o que faz com seja ainda mais complexo atender às normas regulatórias de segurança e privacidade, ao mesmo tempo em que o número de ataques, cada vez mais sofisticados, cresce.
Desafios para a segurança em nuvem híbrida
De acordo com o Gartner, os gastos mundiais em serviços de nuvem público, em 2021, seriam 23% maiores que no ano anterior. E o modelo de nuvem híbrida oferece a flexibilidade desejada pelas equipes de TI, aumentando ou reduzindo sua capacidade de acordo com as necessidades da empresa – cargas de trabalho, aplicativos, recursos. Ou seja, e esse crescimento é uma tendência sem volta.
Quanto maior a complexidade, menor a visibilidade
Enquanto cada vez mais empresas implementam serviços na nuvem pública e adicionam recursos de nuvem privada, o ambiente de TI tende a se tornar mais complexo, principalmente em relação ao seu gerenciamento e segurança, e isso exige dos profissionais de TI mudanças na forma com que abordam a segurança, reavaliando e readaptando suas práticas para aumentar a visibilidade de toda a infraestrutura.
Habilidades e conhecimento
Há uma grande escassez de profissionais de segurança com as habilidades necessárias para lidar com a segurança na nuvem híbrida. Essa lacuna de conhecimento pode expor as empresas a riscos e precisa ser resolvida rapidamente com a identificação e contratação de profissionais especializados.
Responsabilidade de segurança
Em um ambiente de nuvem híbrida, a implementação de controles de segurança de perímetro, infraestrutura e virtualização muda de forma que é necessário para os profissionais de TI entenderem um novo modelo de responsabilidade compartilhada entre a área de TI da empresa e o provedor de nuvem.
Incompatibilidade de proteção de rede
Soluções existentes para a segurança da nuvem privada podem não ser suficientes ou adequadas para nuvens públicas. Por outro lado, a maioria das soluções para nuvens públicas suporta ambientes privados. Então, é necessário analisar os fornecedores para saber se a solução escolhida realmente atende aos requisitos de segurança exigidos para um ambiente de nuvem híbrida.
Recursos de registro e monitoramento
Em um ambiente de nuvem híbrida, os logs podem estar espalhados por diversos sistemas locais, nuvem pública, aplicativos e outros serviços. Então, é essencial contar com uma ferramenta que permita o monitoramento dos registros e criar métricas para monitorá-los e desenvolver relatórios personalizados que melhoram a visibilidade de possíveis ameaças e permitem um melhor gerenciamento de riscos.
A solução Solo para segurança na nuvem híbrida
A Solo Network oferece uma solução para segurança na nuvem híbrida baseada no Check Point CloudGuard Network Security for Azure, uma solução abrangente e adaptada para proteger ambientes de nuvem pública e nuvem híbrida, permitindo que as empresas tenham mais confiança na conexão de seus fluxos de trabalho com os aplicativos do dia a dia.
Por ter certificação do Azure, a solução Solo para segurança na nuvem híbrida complementa os controles de segurança na nuvem e permite que a empresa proteja seus ativos com maior facilidade, transparência, escalabilidade e alta disponibilidade, além de maior visibilidade e controle, entre outros benefícios, e inclui:
- Firewall, Intrusion Prevention System (IPS), antivírus e tecnologia anti-bot para evitar acessos não autorizados e ataques mal-intencionados
- VPN IPSec, que permite conectividade segura por meio de um túnel dedicado e criptografado nas redes virtuais e rede corporativa
- Acesso remoto por meio de uma conexão criptografada SSL com autenticação de dois fatores e emparelhamento de dispositivos
- Prevenção de perda de dados contra roubo ou perda não intencional de dados críticos e confidenciais
- A tecnologia SandBlast Zero Day Protection que fornece proteção avançada contra malware e ataques de dia zero
A solução conta com gerenciamento de políticas simplificado, configuração centralizada e monitoramento de segurança em um único console, permitindo a fácil visualização dos registros e outros logs.
Além disso, a equipe de TI consegue consolidar o monitoramento e gerar relatórios na nuvem e rede local, com logs que podem ser exportados para outras plataformas de SIEM, de forma a permitir uma visão holística da segurança em toda a empresa.
Entre em contato com nossa equipe e implemente e personalize as proteções de segurança para as necessidades da sua empresa.