Qual a melhor estratégia para uma resposta a incidentes?

Qual a melhor estratégia para uma resposta a incidentes?

by Equipe comunicação solo network | Feb 03, 2022
resposta a incidentes

Como ter uma resposta a incidentes realmente eficiente? Essa não é uma questão simples e pesquisa da Kaspersky mostra que 42% das empresas também não sabem qual a melhor estratégia e nem mesmo especialistas (63%) souberam responder.

A estratégia de segurança tradicional, que depende de tecnologias e políticas preventivas e tem como objetivo reduzir a possibilidade de invasões, funciona com eficiência contra ameaças comuns, mas falha quando ataques direcionados complexos são desenvolvidos para superar essas tecnologias.

Quando isso acontece, mesmo que a empresa tenha uma estratégia de resposta a incidentes, essa resposta pode vir muito tarde e o que resta é apenas reduzir o impacto nos negócios e buscar formas de evitar que outro ataque prejudique ainda mais os processos.

Processo eficiente de resposta a incidentes

Claro, quando um ataque ocorre, é fundamental analisar como os criminosos conseguiram ter acesso aos sistemas, quanto tempo ficaram e quais informações foram acessadas, e isso precisa ser feito com agilidade.

Para minimizar esses riscos, desenvolver uma estratégia de respostas a incidentes  que antecipe ataques complexos é essencial. Uma das ferramentas indicadas é uma solução de detecção e resposta de endpoint (EDR).

A solução coleta dados relacionados a todos os pontos de entrada e permite que a área de TI análise a situação em todas as estações de trabalho em busca de anomalias e, com base nessas informações, possa antecipar possíveis ataques ou remover e bloquear ações de hackers e iniciar rapidamente a recuperação do sistema, sem que o usuário perceba ou que os sistemas sejam prejudicados

O EDR contribui para que a equipe de segurança detecte um incidente rapidamente, quando ainda não houveram danos muito acentuados. Mas nem todas as soluções EDR atendem às necessidades da empresa, então, buscar a solução ideal aumenta a segurança dos dados  e contribui para atender a normas de conformidade e regulamentações existentes.

Etapas para um plano de resposta a incidentes eficaz

Ter uma resposta a incidentes ágil ajuda a reduzir o impacto causado por uma invasão, reduz vulnerabilidades e restaura rapidamente o sistema para evitar um tempo maior de inatividade -  caso ocorra. Para isso, algumas práticas precisam ser seguidas.

Preparação

A fase mais crítica para criar uma estratégia de resposta a incidentes é a de preparação, pois depende dela determinar o quão eficaz será essa estratégia e como a equipe de resposta a incidentes deve atuar. Esse planejamento consiste na política de segurança, comunicação, documentação, identificação dos integrantes da equipe, controle de acesso, ferramentas utilizadas e o treinamento necessário.

Identificação

O processo de identificação, como o nome indica, identifica os incidentes para que a equipe de resposta a incidentes possa agir rapidamente. Nesta etapa, a equipe coleta dados de log, informações de monitoramento, mensagens de erro, sistemas de detecção de intrusão e firewalls para identificar possíveis incidências e qual a extensão do problema.

Contenção

Essa fase tem como foco conter danos e evitar que  outro ataque aproveite da mesma falha para invadir os sistemas da empresa.  Isso implica em implementar alguns processos de proteção de curto prazo, backup do sistema e reconhecer as limitações da empresa no longo prazo.

Erradicação

Envolve a remoção da ameaça e restauração dos sistemas impactados. Mas não basta apenas remover a ameaça, e necessário garantir que todo o sistema seja limpo e as falhas sejam corrigidas.

Recuperação

Colocar os sistemas afetados novamente em funcionamento é o foco desta etapa da estratégia de resposta a incidentes. Aqui é necessário tomar algumas decisões sobre qual o momento ideal para restaurar os sistemas, testar e analisar os sistemas impactados, rastrear endpoints na busca por comportamento anormal e  monitorar e analisar como o sistema está trabalhando.

Analisar cada incidente e aprender com eles é uma das fases críticas da estratégia de resposta a incidentes, pois pode aprimorar a atuação da equipe de segurança para buscar respostas, evitar riscos e responder mais rapidamente a um ataque.

É o momento ideal para que a empresa analise todas as informações coletadas e crie uma documentação que apoie a equipe de segurança em possíveis eventos futuros, seja por meio de treinamento ou como referência.

A Solo Network pode te ajudar nesse processo e na escolha das ferramentas ideais para a proteção dos dados da sua empresa. Entre em contato e saiba como.

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