by
Equipe comunicação Solo Network
| Jul 13, 2022
Um workflow de documentos é, basicamente, um sistema de gestão que organiza a forma como documentos são compartilhados dentro de uma empresa. Esse fluxo de trabalho garante que todos os usuários tenham acesso fácil e seguro aos documentos que precisam para o trabalho, além de melhorar o controle e governança sobre cada documento e otimizar o processo de aprovação e assinatura.
Esse workflow orienta como um documento deve transitar pela empresa para capturar as autorizações e assinaturas necessárias para que seja vinculado juridicamente e possa ser processado ou arquivado.
Definir o workflow de documentos mais adequado para cada empresa depende do tipo de documento, dos departamentos envolvidos e até da estrutura organizacional.
O que saber antes de criar um workflow de documentos
Antes de criar um workflow de documentos é preciso analisar alguns fatores:
- Quem pode acessar os documentos?
- Como equilibrar permissões de acesso com normas de segurança?
- Quais documentos farão parte do workflow?
- Onde esses documentos serão armazenados e como serão organizados?
- Alertas serão criados?
Outro ponto que deve ser considerado é deixar claro quais são os processos do workflow e compartilhá-los com todos os envolvidos. Essa documentação contribui para criar KPIs úteis para mensurar se o workflow é realmente eficiente ou se precisa de adaptações.
Passos para criar um workflow de documentos
Analisados esses fatores, chegou o momento de criar o sistema. Para isso, é fundamental separar o workflow em três etapas: entrada de documentos, armazenamento e recuperação.
Automatize a entrada de documentos
O primeiro passo depois de analisar quais itens devem ser contemplados no workflow de documentos é criar um fluxo que identifique para onde cada documento deve ir, classificando de acordo com o assunto, departamento, data, entre outros fatores.
Ao automatizar os processos de entrada de documentos, a empresa acelera esse processo ao mesmo tempo em que reduz erros, além de acabar com os gargalos que a classificação manual pode criar.
Armazenamento no local correto
Não importa se os documentos são digitais ou físicos, eles precisam ser armazenados de maneira inteligente, e ferramentas como o Adobe Document Cloud ajudam nessa organização, além de reduzir o uso de papel no escritório.
O processo de armazenamento é um complemento à automação da entrada de documentos, pois é naquela etapa que é criado o roteamento para que cada documento seja armazenado corretamente, o que facilita sua recuperação.
Acesso aos documentos
Um workflow de documentos eficiente é aquele que recupera facilmente a informação desejada. Isso significa poder acessar documentos rapidamente, por meio de tags pré-cadastradas e sem a necessidade de passar por diversas telas até encontrar o que procura.
Por que automatizar o workflow é fundamental?
Realizar todas essas etapas manualmente tornaria o processo muito complexo, enfadonho e com erros. É muito fácil esquecer os destinatários e perder documentos já que seu rastreio é muito mais difícil.
Ao automatizar o workflow de documentos, essas ineficiências são eliminadas e é possível determinar quais destinatários devem receber o documento e encaminhá-lo com apenas um clique, além de ser possível rastrear o documento em tempo real.
Por meio do Workflow Designer, recurso do Acrobat Sign, é possível atribuir funções aos destinatários e acompanhar o percurso do documento, enviar lembretes e criar workflows personalizados.
Crie um workflow personalizado
O workflow designer permite criar fluxos de trabalho que se ajustem às necessidades dos negócios. Assim, torna o processo mais fácil de ser seguido pelos usuários.
Para criar o workflow é necessário definir algumas informações:
- Abra o Adobe Acrobat Sign e clique em Conta, depois em Fluxos de Trabalho
- Informações sobre o fluxo de trabalho - Aqui são definidos o nome do fluxo e os processos do workflow, com as instruções e permissões
- Informações para o remetente - Etapa que especifica as instruções que serão exibidas para o signatário
- Informações do contrato - Consiste na definição e personalização das informações que serão exibidas na página Enviar
- Destinatários - Adição de destinatários (quem aprova e assina) na ordem estipulada
- Mensagens - Consiste na especificação das mensagens que devem ser enviadas aos participantes, de acordo com a etapa de aprovação ou assinatura determinada
- Documentos - Descrição dos documentos que farão parte do workflow
- Campos de entrada do remetente - Campos que os remetentes usam para incluir informações ao enviar um documento
O Adobe Acrobat Sign oferece uma visão completa do workflow de documentos, incluindo a criação de lembretes automáticos quando uma tarefa ainda não foi concluída, e torna o processo de aprovação de documentos mais eficiente.
Por meio de integrações com os aplicativos da Microsoft e outros serviços, o Adobe Acrobat Sign transforma a maneira como seus funcionários colaboram, reduzindo o tempo gasto na aprovação e assinatura de documentos. Fale com a Solo Network e saiba como o Adobe Acrobat Sign pode otimizar seus processos de assinatura.