May 6, 2014, 10:10 AM
by
Audreyn Justus
Pesquisadores de segurança da Kaspersky continuam a analisar ocorrências de malware desenvolvidas para dispositivos Android. O Trojan-SMS.AndroidOS.FakeInst.ef, é um cavalo de Troia de SMS, projetado para enviar SMSs para números de tarifa premium na Rússia. No entanto, os criminosos virtuais continuam adicionando cada vez mais países à lista, até que chegaram a 66, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.
O Cavalo de Troia se disfarça como um aplicativo para assistir vídeos pornográficos, mas uma vez instalado em um dispositivo, carrega um arquivo de configuração criptografado e começa a enviar mensagens SMS para números pré-definidos de tarifa premium, de acordo com o código de país móvel do usuário.
O arquivo de configuração contém uma lista de números de telefone e prefixos. Com base na localização da vítima, as mensagens são enviadas a partir dos dispositivos infectados para os números de tarifa premium. Para cada mensagem, as vítimas são cobrados cerca de US$ 2 (R$ 4,49).
Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky Lab nos Estados Unidos, explica: "O FakeInst é capaz de enviar 3.085 modificações de textos para os números de telefone curtos, normalmente utilizados para concursos e promoções, sem que o proprietário do celular perceba, portanto, o criminoso virtual ganha ilegalmente. No México, o Cavalo de Troia envia mensagens para um número de 5 dígitos no Chile, para um número de 4 dígitos no Brasil, para um número de 5 dígitos, e o mesmo na Argentina. No Equador, Peru, Colômbia e Venezuela, o cavalo de Troia envia mensagens para um número curto de 4 dígitos, enquanto na Bolívia, envia a um número de 3 dígitos."
Para manter os seus dispositivos protegidos em todos os momentos, compre soluções de segurança de internet da Kaspersky Lab.
Fonte: Kaspersky Lab