O Windows 8.1, que deve ter a versão para testes lançada no final deste mês, demonstra a crença da empresa de que os fabricantes de PCs e celulares estão prontos para fazer dos leitores de impressão digital uma característica dominante para autenticação.
A atualização do Windows 8 terá o driver necessário para executar o hardware, disse o gerente sênior de produtos da Microsoft, Chris Hallum, à CSO. Isso marca uma mudança em relação ao software de terceiros ser necessário para executar scanners de impressões digitais no Windows.
A mudança do suporte do sistema operacional nativo reflete o foco da empresa na biometria como forma de reforçar a autenticação, que atualmente é fortemente dependente do uso de senhas. Crackers se tornaram muito bons em roubar credenciais de sites e, em seguida, quebrar a criptografia.
"A biometria é uma área em que estamos colocando uma tonelada de energia", disse Hallum. "Na verdade, esta é uma das áreas de maior destaque [no Windows 8.1.]"
A Microsoft utiliza a tecnologia biométrica no Windows há anos, mas tudo é baseado em frameworks que exigem um software terceiro para rodar os leitores de impressão digital. Hoje, a gigante de Redmond está trabalhando em estreita colaboração com os fabricantes de hardware para ajudá-los a entregar "o que consideramos dispositivos de leitura modernos baseados em toque", disse Hallum.
O interesse da Microsoft em biometria foi estimulado em parte pela aquisição de 356 milhões da AuthenTec feita pela Apple no ano passado, dizem analistas. Embora nenhum anúncio tenha sido feito, espera-se que a empresa de Cupertino utilize a tecnologia de reconhecimento de impressão digital da AuthenTec para desbloquear dispositivos móveis.
O Windows 8 chega em versões para PCs, tablets e smartphones.
Além disso, ao assumir o controle do software leitor, a Microsoft pode evitar pagar pelos erros cometidos por fornecedores terceirizados, dizem especialistas. Por exemplo, pesquisadores de segurança no ano passado constataram que a aplicação da AuthenTec continha uma falha que um cracker poderia explorar para roubar senhas do Windows.
As tendências de mercado, como a queda do preço do hardware e a vontade dos consumidores de usar o touch como uma forma de interagir com dispositivos de computação, estão ajudando a impulsionar o interesse pelos leitores de impressão digital, disse o analista da J. Gold Associates, Jack Gold.
"Porque tantos dispositivos são baseados em toque atualmente, de qualquer maneira as pessoas acabariam por usar apenas um simples toque de dedo para entrar," disse Gold.
A Microsoft espera que mais sites usem as impressões digitais como meio de autenticação de dois fatores para senhas, a medida que a tecnologia de leitura é incorporada em mais hardwares. O software no Windows 8.1 possibilitará a utilização da autenticação de impressão digital para funções específicas em um aplicativo, como transferência de fundos a partir de um site de banco, disse Hallum.