by
Equipe de Comunicação Solo Network
| May 29, 2024
Com o número de ataques cibernéticos crescendo assustadoramente, investir no treinamento de conscientização sobre cibersegurança é um fator essencial para proteger qualquer empresa. Muitas ameaças são fruto da desatenção ou falta de conhecimentos dos funcionários, então, prepará-los para entender como os hackers atuam e como detectar um possível ataque precisa ser visto como uma prioridade pela equipe de TI.
Basicamente, o treinamento de conscientização sobre segurança aborda estratégias voltadas para reduzir o impacto do fator humano em um ataque cibernético. Considerado o elo mais fraco da segurança de dados, é essencial instruir os funcionários para identificar possíveis ameaças, abordar erros que eles podem cometer ao usar a internet, identificar e-mails maliciosos e, assim, combater violações de dados com maior eficiência.
Qual a necessidade do treinamento de conscientização sobre segurança cibernética?
O Relatório de Risco Global do Fórum Econômico Mundial mostra que 95% das violações de segurança cibernética são causadas por falha humana, isso inclui ataques de engenharia social, uso indevido dos sistemas ou erros causados por usuários com acesso à rede corporativa.
Normalmente, esses ataques causados por erros humanos são decorrentes da falta de conhecimento para detectar as ameaças. Para contornar esse problema, o treinamento visa capacitar todos os funcionários para que se tornem parte importante do quebra-cabeça da segurança de cibernética.
Com o treinamento, os funcionários entendem quais ações devem ser tomadas e conhecem os ataques mais comuns – phishing, engenharia social e malwares —, de forma a se tornarem capazes de decidir o que fazer diante de violação e como se comportar para garantir a segurança.
O levantamento realizado pela Knowbe4, que mede a porcentagem de propensão a phishing, mostra que sem orientação ou treinamentos de segurança é provável que 33,1% dos funcionários cliquem num link suspeito ou cumpram um pedido fraudulento.
Como os hackers usam os mais diversos métodos de ataque, que estão se tornando cada vez mais complexos, sem o treinamento de conscientização sobre segurança, os funcionários de todos os níveis – desde o estagiário ao presidente da empresa — se tornam alvos fáceis dessas violações que podem envolver desde e-mails ou SMSs falsos, ameaças de mídias sociais até ataques mais estruturados e difíceis de serem detectados. Vetores comuns de ataques incluem links e anexos maliciosos, além disso, arquivos em Word, Excel ou PDF podem ser utilizados para disseminar malware por e-mail.
Benefícios do treinamento de conscientização para segurança
Relatório 2022 Cost of a Data Breach mostrou que os custos de uma violação de dados estão crescendo. No Brasil, o aumento foi de 27,8% em relação à 2021, ultrapassando os R$ 7 milhões, o que deixa o país como o 16º maior valor médio entre todos os países analisados – como comparação, os Estados Unidos, primeiro colocado, o custo chega a R$ 38 milhões.
Uma equipe bem treinada sobre possíveis golpes cibernéticos oferece menos riscos à segurança digital da empresa e isso significa menos perdas financeiras. Além disso, implementar o treinamento de conscientização na empresa também favorece a reputação da organização perante os consumidores, já que muitos pensam seriamente antes de fazer negócios com uma empresa que considera não confiável.
Se isso não basta como incentivo para adotar o treinamento de conscientização para segurança, alguns outros benefícios podem auxiliar na decisão.
Prevenção de violação de dados
Apesar de não ser simples mensurar quantas violações foram evitadas, um bom treinamento de conscientização para segurança cibernética evita que elas ocorram. Mas como provar a eficácia do treinamento? Simples comparando quantos incidentes de segurança foram realmente bem-sucedidos e quantos foram detectados a tempo. Entretanto, é preciso ter consciência que apenas um vazamento pode gerar um custo extremamente superior ao custo com o treinamento, o que já permite ter uma boa noção do ROI.
Criar uma cultura de segurança
Criar uma cultura de segurança focada nas pessoas significa criar mais valor para os negócios e torna o trabalho das equipes de segurança mais fácil.
Reforçar a estratégia de segurança cibernética
A tecnologia é uma importante aliada da segurança cibernética, mas ela sozinha não faz milagres, então é preciso que as pessoas conheçam essas ferramentas e entendam seu papel. Por exemplo, firewalls precisam ser ativados em todos os dispositivos com acesso à rede, avisos de segurança precisam ser respondidos e softwares devem ser mantidos atualizados. Ou seja, apenas com o treinamento de conscientização para segurança, a tecnologia pode ser aproveitada ao máximo para manter invasores longe.
Atender normas de conformidade
Apenas o treinamento de conscientização para segurança não é suficiente para atender normas de segurança, mas ele contribui para o processo e torna a adoção das normas mais fáceis.
Tornar a empresa mais responsável
De acordo com a LGPD, as empresas são responsáveis por manter dados pessoais de funcionários, clientes e fornecedores em segurança, e o treinamento de conscientização para segurança cibernética tem papel fundamental para reduzir riscos de vazamentos de dados. Ou seja, o treinamento não beneficia apenas a empresa.
Contribuindo para melhorar a segurança cibernética da empresa
Apesar do erro humano ser inevitável, é possível melhorar as habilidades de detecção de ameaças e tornar a segurança cibernética mais forte com o treinamento oferecido pela KnowBe4.
Por meio de uma plataforma integrada de treinamento de conscientização para a segurança cibernética e simulação de phishing, a KnowBe4 incentiva uma cultura organizacional que privilegia a segurança da informação e valoriza os funcionários, contribuindo para que erros sejam identificados rapidamente e possíveis vazamentos contidos antes que prejudiquem ainda mais os negócios.
O treinamento oferecido pela KnowBe4 prepara as pessoas para que saibam detectar, relatar e evitar os ataques cibernéticos mais conhecidos, e que são responsáveis pela maioria dos incidentes relatados. Por meio de um treinamento envolvente e contínuo, é possível evitar as lacunas de segurança mais comuns – como clicar em links maliciosos recebidos por e-mail – e reduzir o impacto que um vazamento de dados tem nos negócios e na reputação da empresa.
Além disso, com o crescimento do trabalho remoto, o treinamento eficaz fornecido pela KnowBe4 também oferece aos funcionários as ferramentas de prevenção necessárias para garantir que seus dispositivos, tanto pessoais como profissionais, estejam mais protegidos. Entre em contato com nossos especialistas e saiba por que mais de 30 mil clientes em todo o mundo já implementaram o treinamento de conscientização para segurança cibernética da KnowBe4.