O papel da IA na segurança de endpoints

O papel da IA na segurança de endpoints

by Equipe de comunicação Solo Network | Jan 22, 2024
seguranca de endpoints 

A IA na segurança de endpoints, apoiada pela aprendizagem de máquina, está se tornando um recurso poderosíssimo para garantir a segurança de dados nas organizações. Com a necessidade de assumir novas prioridades, como o garantir o bom andamento do trabalho híbrido e realizar atualizações na arquitetura de rede, os CISOs, agora, também focam no enfrentamento de ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas, buscando uma estratégia voltada na qual a inteligência artificial tem um papel fundamental. 

Embora a segurança cibernética ainda dependa fortemente da contribuição humana, com os avanços tecnológicos, a IA e o aprendizado de máquina já oferecem melhorias significativas na segurança de endpoints, tornando o futuro da segurança de dados ainda mais autônomo e reduzindo ao máximo a possibilidade de erros humanos em configurações essenciais. 

Infelizmente, o erro humano é um fator importante na análise de vulnerabilidades de segurança de dados. Uma simples configuração inadequada pode colocar a estratégia de segurança de uma organização em risco. Por outro lado, implementar a configuração adequada e garantir seu gerenciamento eficiente, pode ser um desafio para a maioria das equipes de TI. 

Exatamente por isso, adotar ferramentas responsivas pode ajudar essas equipes e identificar configurações incorretas à medida que os sistemas são atualizados, substituídos ou modificados. 

Como a IA atua na segurança de endpoints

A IA na segurança de endpoints já vem sendo adotada por muitas plataformas de segurança, tornando o processo de detecção e proteção mais eficazes contra possíveis ameaças cibernéticas. E o endpoint é um ponto de coleta de dados fundamental para que os algoritmos de IA possam analisar essas informações e gerar insights que identifiquem comportamentos suspeitos. 

Essa análise contribui para que uma linha de base para detectar comportamentos anormais seja criada, melhorando a identificação de possíveis anomalias. Da mesma forma, a IA na segurança de endpoints ajuda a mitigar erros humanos, agregando maior precisão nas análises, eliminando falsos positivos e reduzindo o stress enfrentado pelos administradores de TI e profissionais de segurança cibernética. 

Como muitos sistemas são ajustados para reagir aos mais diversos problemas conhecidos, uma montanha de alertas é normalmente gerada, resultando em solicitações que devem ser analisadas pela equipe de segurança de dados. Esse fluxo torna o processo de decisões desgastante e sujeito a erros, já que a equipe, em alguns casos, pode ignorar alertas reais. A IA, pelo contrário, permite que a TI gerencie essas ameaças de forma prática, agrupando os alertas por meio de rotulagem automática e permitindo um tempo de resposta a ameaças mais rápido. 

Além disso, em uma infraestrutura híbrida, com sistemas na nuvem e no local, a automação inteligente e adaptativa fornecida pela inteligência artificial, também oferece informações sobre problemas recém-descobertos, ajustando automaticamente configurações no momento correto, identificando e prevendo novas ameaças. 

Como o aprendizado de máquina contribui para a segurança de endpoints

Basicamente, o aprendizado de máquina busca, como o nome diz, aprender com um conjunto de dados para encontrar a melhor solução para uma determinada tarefa. O aprendizado de máquina não faz uma interpretação realista dos dados, isso recai sobre a análise realizada pela IA ou pela equipe de TI, mas é uma importante ferramenta para lidar com tarefas tediosas, como a identificação e adaptação de padrões de informações, fornecendo os subsídios necessários para melhorar a tomada de decisões. 

Essas ações são baseadas em padrões de comportamento e dados históricos, permitindo prever possíveis riscos potenciais e facilitando a construção de modelos de ameaças, prevenção de fraudes, proteção contra violação de dados e permitindo a adoção da previsão preditiva na segurança de endpoints. 

Benefícios da IA na segurança de endpoints

A principal vantagem da IA na segurança de endpoints é melhorar a detecção de ameaças. À medida que algoritmos capturam um conjunto de dados mais coeso e completo, sua capacidade de detecção de ameaças irá melhorar, reduzindo o tempo para identificar possíveis violações e, como citado acima, o número de falsos positivos. 

Com isso, a organização, ao adotar um sistema de IA na segurança de endpoints, permite que medidas de segurança mais eficazes sejam implementadas, seja gerando patches de vulnerabilidades automaticamente à medida que novas vulnerabilidades são encontradas ou criando simulações de ataque. Além disso, obviamente, soluções baseadas em IA conseguem identificar ameaças que humanos podem ignorar. 

Desafios da IA na segurança de endpoints

Com cibercriminosos buscando constantemente por novas vulnerabilidades, inclusive eles mesmos utilizando sistemas de IA para violar uma organização, é fundamental que a empresa adote os procedimentos corretos para treinar modelos de IA que estejam à frente dos hackers. 

Embora a IA desempenhe um papel importante nos sistemas de segurança, ela, como qualquer tecnologia, não é infalível, exigindo a implementação de quadros especializados em segurança cibernética e a aplicação de medidas de proteção robustas para construir um sistema de defesa sólido e robusto contra possíveis ameaças. 

Para isso, existem algumas etapas que podem ajudar na implementação da IA na segurança de endpoints: 

Mantenha o foco no futuro

A utilização de tecnologias desatualizadas ou processos manuais redundantes geram custos cada vez maiores para lidar com ameaças complexas e elaboradas. Para mitigar esses riscos, utilizar soluções inovadoras contribui para a empresa estar preparada para lidar com maior eficiência contra qualquer ameaça cibernética. 

Complemente sua equipe com soluções de IA

A tecnologia jamais irá substituir o trabalho de profissionais especializados em segurança cibernética, e mesmo sistemas robustos baseados em IA podem ser ludibriados por ataques inteligentes. Por isso, invista em uma equipe de TI preparada para lidar com essas ameaças e forneça suporte para que eles tenham o conhecimento correto para manter a infraestrutura de TI em segurança e funcionamento. 

Atualize constantemente as políticas de dados

A privacidade de dados é um ponto crítico para as empresas e precisa estar no foco da segurança cibernética. Por isso, é importante manter as políticas de dados sempre atualizadas para atender mais facilmente a regras de conformidade e regulamentos de privacidade. 

Como a Solo Network pode ajudar sua empresa

A Solo Network oferece segurança cibernética de nível empresarial como serviço. O Solo Endpoint Protection é uma solução gerenciada de segurança de endpoints baseada nas ferramentas de segurança da Kaspersky e voltada para a organização economizar tempo e recursos com a gestão de endpoints. A Solo Network protege contra ameaças cibernéticas e ataques direcionados com a gestão e manutenção oferecido por uma equipe de suporte especializada e certificada pela Kaspersky. 

Garanta a proteção da sua empresa com a solução Solo Endpoint Protection. Entre em contato e saiba mais.

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479