Os 10 principais desafios de proteção de endpoints — e possíveis soluções

Os 10 principais desafios de proteção de endpoints — e possíveis soluções

by Equipe de comunicação Solo Network | Aug 10, 2023
proteção Endpoints

Melhorar a proteção de endpoints é fundamental para garantir a segurança da rede, mas isso está se tornando cada vez mais complexo com a profusão de dispositivos conectados e autorizados a acessar dados e aplicativos das empresas. Além disso, com a expansão do perímetro, que, hoje, não se restringe unicamente à rede interna, cada vez mais a proteção desses pontos depende da forma com que os usuários utilizam seus equipamentos. 

Endpoints são a porta preferida dos hackers para atacar redes corporativas. Estudo mostra que o número de ataques cresceu 627% no quarto trimestre de 2022, deixando claro os riscos que as empresas correm se um hacker conseguir acesso a um único dispositivo para implantar malware ou lançar ataques de phishing. Isso deixa claro que confiar unicamente no antivírus, apesar da ferramenta ser fundamental para a segurança cibernética, não é mais suficiente. 

Agentes mal-intencionados podem impactar endpoints com ameaças conhecidas, desconhecidas e de dia zero, por isso, acompanhar tendências de ameaças e novas tecnologias para a proteção de endpoints é fundamental para melhorar a estratégia de segurança adotada pela empresa. 

Desafios para a proteção de endpoints 

A maioria das empresas não sabe quantos endpoints têm em suas redes e se eles estão realmente protegidos ou não. Claro, hackers sabem disso e conhecem as lacunas de segurança relacionadas a esses dispositivos e ao controle de identidade e acesso. Além disso, usam ferramentas de IA, como o ChatGPT, para encontrar vulnerabilidades e lançar novos ataques. 

Com um número cada vez maior de laptops, smartphones, impressoras e outros dispositivos conectados a uma rede, a lista de ameaças aos endpoints não para de crescer, tornando o trabalho das equipes de segurança cibernética extremamente complexo. 

Falta de visibilidade 

Sem informações em tempo real dos endpoints, é simplesmente impossível detectar invasões e violações. As melhores soluções de proteção usam dados de telemetria capturados em tempo real em todos os dispositivos para detectar uma possível invasão e fornecer análises forenses que comprovam uma violação de rede. Portanto, monitorar e rastrear todos os dispositivos conectados é essencial para proteger a rede corporativa. 

Endpoints superconfigurados e sobrecarregados 

É comum que endpoints tenham diversos softwares de proteção instalados. Sempre quem um novo CISO entra na empresa, uma de suas ações é implementar o seu sistema preferido, causando conflitos de memória, falhas, quedas de desempenho e, consequentemente, aumento de vulnerabilidades. Para evitar essa sobrecarga, é preciso realizar uma auditoria em cada dispositivo para consolidar o número mínimo necessário de ferramentas de segurança para garantir a segurança. 

Sistemas legados de gerenciamento de patches 

Com equipes sobrecarregadas para monitorar redes, sistemas, dados e usuários, o gerenciamento de patches, muitas vezes, é relegado a um segundo plano. Com centenas de milhares de vulnerabilidades identificadas, corrigir todos os sistemas é uma tarefa complexa e demorada. Por isso, as empresas devem utilizar sistemas automatizados baseados em soluções de IA e aprendizado de máquina para priorizar, validar e implementar patches. 

Configurações BYOD 

Manter as configurações de ativos de TI atualizadas e em conformidade faz parte do dia a dia das equipes de segurança, mas geralmente, isso não alcança dispositivos BYOD. As plataformas de proteção de endpoints, então, precisam tornar esse processo mais simples, automatizando fluxos de trabalho para que a configuração e implantação de dispositivos corporativos e BYOD sejam realizados com maior eficiência e agilidade. 

Implementar uma estratégia UEM 

Com o crescimento do número de ataques de phishing, adotar uma plataforma unificada de gerenciamento de endpoint (UEM) é essencial para melhorar a proteção de dispositivos móveis conectados à rede. Essas plataformas permitem automatizar o gerenciamento de configuração, reduzindo riscos de violação. 

Acesso administrativo a endpoints 

Controlar privilégios e acesso à rede está cada vez mais complexo. O número crescente de usuários – funcionários, ex-funcionários, fornecedores, etc. – exige um monitoramento constante para evitar que acessos não autorizados ocorram. Isso exige que todo o acesso seja monitorado e rastreado, com privilégios excessivos e contas expiradas eliminados, para evitar lacunas de segurança e reduzir riscos de ataques internos. 

Gerenciamento de identidades 

Cada máquina e dispositivo conectado à rede precisa de uma identidade exclusiva que permita aos administradores que gerenciem e protejam conexões e comunicação M2M. Com endpoints assumindo um número maior de identidades, proteger cada uma delas se mostra um desafio gigantesco. Isso exige um foco no gerenciamento de chaves e certificados digitais para garantir a precisão, integridade e confiabilidade de cada identidade. 

Sistemas não confiáveis 

Endpoints legados podem não ser confiáveis, falhando constantemente, demorando para serem consertados ou gerando falsos positivos. Por isso, buscar substituí-los por dispositivos de autorrecuperação reduz a proliferação de ferramentas de proteção desnecessárias.  

O endpoint de autorrecuperação realiza uma autoanálise para validar componentes e controlar a versão do patch de segurança para definir sua configuração ideal sem a necessidade de intervenção humana. 

Fechar lacunas de endpoints 

O uso de diversas ferramentas autônomas para gerenciar e monitorar endpoints dificulta a análise e prejudica a visibilidade total das ameaças, o que exige que as equipes de segurança correlacionem as informações manualmente. Buscar uma solução que permite a análise e visualização das ameaças em um único painel é essencial para melhorar a visualização de ameaças. 

Otimizar a segurança 

Implementar um sistema de proteção de endpoints baseado em identidade com autenticação multifator (MFA) pode ser muito complexo se a estratégia não for adotada por todos os funcionários da empresa. Para isso, é necessário que fluxos de trabalho sejam analisados e buscar uma abordagem que reduza o impacto na experiência do usuário. Uma saída, é buscar informações sobre acesso sem senha, o que reduz a necessidade da MFA e torna a experiência do usuário mais simples. 

Mantenha sua empresa protegida 

Se os invasores estão aprimorando seus métodos e ataques para explorar vulnerabilidades na proteção de endpoints, as equipes de segurança cibernética precisam contar com ferramentas eficientes para enfrentar os desafios e melhorar sua estratégia de segurança e resposta a incidentes. 

A solução Solo Endpoint Protection, baseada nas ferramentas de segurança cibernética da Kaspersky, protege sua empresa contra ameaças e ataques direcionados. Para isso, a Solo oferece proteção ativa de seu ambiente corporativo, desde a implementação do software para proteção de endpoints até o monitoramento de atividades suspeitas realizada por nossos especialistas em segurança. Deixe que a Solo cuide da proteção enquanto a TI se dedica aos seus negócios. Conheça nossa solução.

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479