by
Equipe comunicação solo network
| Jul 20, 2022
Atualmente, serviços na nuvem têm grande impacto nos negócios e no desenvolvimento de aplicativos, além de ajudar empresas de todos os tamanhos a garantir mais agilidade em seus processos de negócios, novas fontes de receitas e redução de custos.
Conquistando cada vez mais espaço no mercado, o Microsoft Azure oferece diversos serviços voltados para o desenvolvimento de aplicativos, como Serviços de Aplicativos, Serviços na Nuvem, Funções do Azure e Máquinas Virtuais (VMs), que ajudam as empresas a implementar seus aplicativos na nuvem. Mas quais os serviços mais adequados para sua empresa?
Como a jornada para aplicativos varia de empresa para empresa, a criação de microsserviços pode não atender aos requisitos de qualidade e frequência de entrega exigidos, o que pede a adoção de novos modelos de entrega, mais rápidos e flexíveis, para atender a uma demanda crescente por aplicativos.
Serviços Azure para o desenvolvimento de aplicativos
Relatório da Forbes mostra que 63% das empresas já executam seus aplicativos no Azure e 44,5% delas preferem o Microsoft Azure como provedor de Cloud Business Intelligence. Portanto, buscar maneiras de aumentar a eficiência no desenvolvimento de aplicativos e explorar ao máximo o potencial da plataforma é, hoje, fundamental para os negócios.
O Azure conta com recursos para que as empresas possam usar a arquitetura em nuvem para desenvolver e implantar aplicativos móveis, soluções baseadas na nuvem e IoT, além de integrar microsserviços, bancos de dados gerenciados, inteligência artificial, suporte a DevOps e monitoramento integrado.
Serviço de aplicativo
O serviço de aplicativo do Azure é um serviço de hospedagem para o desenvolvimento de aplicativos. Oferece integração com SaaS e também permite o desenvolvimento de APIs, além de adicionar recursos de segurança, balanceamento de cargas, dimensionamento automático, teste A/B e gerenciamento automatizado. Também conta com recursos de DevOps, gerenciamento de pacotes, domínios personalizados e certificados TSL/SSL.
Serviços na nuvem
Por oferecer acesso a máquinas virtuais de fácil gestão e implementação automática, além de gerenciar atualizações do Windows e inicialização do servidor, os serviços na nuvem do Azure proporcionam maior flexibilidade para o desenvolvimento de aplicativos. Ainda que seja mais lento quando comparado aos Serviços de Aplicativos e exigir reimplantação quando houver necessidade de aumentar os recursos, os Serviços na Nuvem oferecem acesso fácil à Área de Trabalho Remota, instalação MSI personalizada, maior capacidade de definição de processos de instalação e acesso rápido ao rastreamento de eventos.
Funções do Azure
As Funções do Azure contribuem para que a plataforma de aplicativos do Azure execute linhas de código que acionam eventos para realizar operações diretamente na nuvem, sem se preocupar com a infraestrutura, tornando o desenvolvimento de aplicativos mais fácil.
Por ser orientado a eventos e executado de acordo com as necessidades de desenvolvimento, tem alta escalabilidade e reduz custos com sua configuração, segurança e manutenção. Por outro lado, não permite o armazenamento de dados na máquina local e tem memória e tempo de execução limitados, além de oferecer riscos relacionados à atualização do código quando os sistemas exigem uma atualização.
Máquinas virtuais (VMs)
As Máquinas Virtuais do Azure são recursos escaláveis e sob demanda para executar processos de uma máquina física, incluindo SOs Windows e Linux, plataformas SAP, IBM, SQL Server, entre outras, e aplicativos. Além disso, a plataforma Azure permite que os usuários criem suas próprias VMs e tenham maior controle sobre o desenvolvimento de aplicativos, além de contar com integração total com outros serviços Azure.
Sua empresa está pronta para iniciar uma jornada no Azure e estar apta para desenvolver novas experiências e soluções preparadas para o futuro? Fale com um dos nossos consultores e saiba por que implementar a plataforma com a Solo Network.