by
Equipe comunicação solo network
| Dec 07, 2021
A nuvem é um dos assuntos do momento dentro de empresas de todos os portes, e o desenvolvimento de aplicativos na nuvem, e a computação em nuvem é o fator determinante para as empresas embarcarem em uma jornada de transformação digital e obter todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar.
De acordo com a Microsoft, atualmente, 90% das empresas citadas no Fortune 500 usam o Azure para impulsionar os negócios. Além disso, com o crescimento da adoção desses serviços, a plataforma da Microsoft vem ganhando a preferência de setores que processam informações confidenciais com grande frequência, como o setor financeiro.
O papel na nuvem para os negócios
Se até pouco tempo as empresas migravam para a nuvem para reduzir custos e se destacar perante a concorrência, hoje, a nuvem é uma garantia para a continuidade dos negócios e para garantir resiliência diante de crises.
Assim, a demanda por aplicativos na nuvem cresceu. O que, por sua vez, também aumentou a necessidade das empresas no desenvolvimento de aplicativos na nuvem. E os benefícios são vários:
- Melhor desempenho do aplicativo
- Redução do tempo de inatividade
Melhores práticas para o desenvolvimento de aplicativos
O Microsoft Azure ao oferecer recursos de IaaS e PaaS contribui diretamente para o desenvolvimento de aplicativos na nuvem, oferece o ambiente ideal para a rápida implementação de ferramentas e as conexões de DevOps para gerenciar esses aplicativos com eficiência.
Criar serviços poderosos
O primeiro passo é entender a diferença entre função da Web e função de Trabalho. A função da Web implementa e hospeda o aplicativo automaticamente por meio do IIS, já a função de Trabalho não usa IIS e o aplicativo é executado de forma autônoma.
Dependendo da função do aplicativo, é preciso escolher entre as duas funções para seu desenvolvimento, por exemplo, um aplicativo simples pode usar uma função da web, já outro mais complexo, pode exigir a integração das duas funções.
Além disso, é importante identificar imagens, arquivos JS, CSS, entre outros e armazená-los no blob para reduzir o peso do aplicativo.
Colocar aplicativos e dados no mesmo local
Ao armazenar os aplicativos e o banco de dados no mesmo local é possível gerenciar com maior eficiência a latência, aumentando o desempenho do aplicativo. Também é possível habilitar o recurso de georreplicação, na Gestão de Tráfego do Azure, para melhorar o gerenciamento de desastres.
Backup do Azure em máquinas virtuais (VMs)
Realizar backups é uma prática básica para proteger serviços na nuvem, e fazer isso em VMs menores pode ser mais eficiente que contratar uma VM de grande porte. O recurso de backup do Azure permite manter cópias em vários locais, ou seja, em várias máquinas virtuais.
Use o Azure Content Delivery Network (CDN)
Imagens, vídeos, arquivos em JS e CSS podem ser armazenados em cache para melhorar o rendimento do aplicativo e a experiência do usuário. O Azure também oferece recursos que otimizam esses arquivos e streaming de vídeo, entre outros, para tornar a experiência mais simples, rápida e satisfatória.
Armazenamento e bancos de dados do Azure
O Azure busca armazenar os dados de maneira flexível por meio do armazenamento de tabelas permitindo o acesso ao banco de dados SQL para consultas e manipulação de dados complexos.
Apesar disso, é necessário entender a limitação de bancos de dados compartilhados, como é o caso do Azure, que não oferece suporte a bancos de dados relacional e indexação.
Além disso, a plataforma oferece criptografia, logs, gestão de direitos e práticas de segurança avançadas para o desenvolvimento de aplicativos na nuvem seguros e escalonáveis.
Contrate o Microsoft Azure com a Solo Network e possibilite à sua empresa o desenvolvimento de aplicativos na nuvem com o apoio de especialistas. Entre em contato e saiba mais.