by
Comunicação Solo Network
| Sep 16, 2021
Os recursos oferecidos pelas soluções na nuvem já permitem às empresas repensarem seu modelo de negócios. Novos aplicativos mais flexíveis, escaláveis e seguros atraem cada vez mais empresas, e o Microsoft Azure se destaca por oferecer suporte a diversas linguagens de programação e sistemas operacionais, bancos de dados e dispositivos.
De acordo com dados da Microsoft, o Azure está presente em mais de 90% das empresas que fazem parte da lista Fortune 500 e, para o IDC, a confiança que as empresas têm na Microsoft como parceiro de tecnologia é um dos fatores que contribuem para o crescimento do uso da solução. Além disso, o Azure é contratualmente vinculado ao GPDR, com arquitetura voltada para garantir a privacidade, segurança e conformidade.
Por que escolher a plataforma
Além da confiança, há diversos outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a plataforma Azure para os projetos.
Recursos de IaaS e PaaS
Os recursos de Infraestrutura como Serviço (IaaS) do Azure permitem que a empresa terceirize sua infraestrutura pagando apenas pelo que realmente usa. Já os recursos de plataforma como serviço (PaaS) permitem a criação de aplicativos próprios, diretamente na nuvem.
Segurança
A Microsoft investiu mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de recursos de segurança nos últimos anos, e o Microsoft Azure conta com mais de 50 recursos de conformidade e é a primeira plataforma em nuvem a adotar o padrão ISO 27018, que garante a privacidade e segurança para operações e dados.
Escalabilidade
O Azure garante a facilidade na execução de aplicativos e garante a escalabilidade de até 10 milhões de usuários sem que seu desempenho seja afetado.
Consistência híbrida
O Azure conecta data centers facilmente à nuvem devido à sua capacidade híbrida já instalada, que também garante maior eficiência no tráfego de dados entre a nuvem local e a pública. O Azure também oferece diversas conexões híbridas como VPNs, CDNs e conexões ExpressRoute.
Ambiente integrado
O Azure traz uma estrutura de desenvolvimento, teste e entrega de aplicativos na nuvem avançada. Conta, ainda, com um conjunto de ferramentas adequadas para as mais diversas operações, como a gestão de pagamentos B2B, além de contar com APIs e recursos que podem ser facilmente aproveitados para o desenvolvimento de aplicativos.
Integração a outras ferramentas da Microsoft
A maioria das empresas já conta com diversas ferramentas da Microsoft para o dia a dia de trabalho, então, uma plataforma na nuvem precisa garantir a integração perfeita com esses produtos e, nada mais natural, o Azure simplifica essa integração.
Análise e inteligência
O Azure facilita o acesso a bancos de dados de forma a permitir uma análise mais eficiente das informações e é a única plataforma que oferece o blockchain como serviço (BaaS), Aprendizado de Máquina, bots e APIs cognitivas.
Curva de aprendizagem mais suave
Por usar sistemas muito utilizados, e já testados, por diversas empresas, como o Windows, Linux, Active Directory e máquinas virtuais, sua curva de aprendizagem é mais fácil. Além de oferecer, por meio do Azure Marketplace, ferramentas, tecnologias e aplicativos de parceiros.
Redução de custos
A Microsoft oferece um modelo pré-pago que permite à empresa pagar apenas pelo que utilizar e expandir recursos no momento que precisar, reduzindo custos com infraestrutura e licenças.
Gerenciamento de identidade e acesso (IAM)
Recursos de IAM também estão disponíveis na plataforma, de forma que as empresas possam adotar com maior facilidade uma estratégia de IAM que reduza custos com a gestão de identidades.
Apesar de outras plataformas de nuvem pública contarem com recursos semelhantes, a Microsoft mostra maior agilidade no lançamento de novos componentes e recursos que as concorrentes. O Azure oferece diversos recursos essenciais para uma estratégia de negócios baseada na nuvem por meio da Solo Network. Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais.