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Equipe Comunicação Solo Network
| Apr 11, 2022
A proteção no endpoint se tornou palavra de ordem para a maioria das empresas que enfrentam uma transformação digital acelerada. De acordo com pesquisa da Check Point, 70% dos ataques cibernéticos bem-sucedidos se originaram nesses pontos de entrada.
Hoje, com a proliferação de dispositivos móveis e a maior adoção do trabalho remoto, proteger o perímetro não é mais suficiente. A quantidade de novos endpoints que precisam estar protegidos é cada vez maior, tornando o risco de ataques mais frequente.
Métodos de ataque mais utilizados
O roubo de credenciais é responsável por cerca de 40% das violações, afirma estudo da Verizon, sendo seguido pelo roubo de dados de aplicativos e o uso de ramsonware, com aplicativos Windows e documentos do Office entre os principais alvos, com os e-mails e sites maliciosos entre os meios de entrega mais utilizados.
Já a vulnerabilidade de dia zero – uma vulnerabilidade descoberta por hackers antes que os fornecedores tenham conhecimento sobre ela – são 80% de todas as violações de proteção no endpoint (Instituto Ponemon), e levam em média 97 dias para que as empresas apliquem, testem e implementem um patch.
Cuidados para proteção no endpoints
Antes de buscar a melhor solução, alguns desafios precisam ser compreendidos para garantir a segurança e impedir que os endpoints sejam comprometidos.
Perda de dados
Ao migrar seus dados para a nuvem, a empresa pode perder o controle sobre essas informações, então, para resolver esse problema, uma estratégia de prevenção e perda de dados (DLP) impede que qualquer informação crítica trafegue pela rede ou que bancos de dados sejam criados sem autorização.
Trabalho remoto
Com o crescimento do trabalho remoto, as equipes de segurança precisam monitorar um número maior de dispositivos e conexões. Implementar uma política de segurança robusta e usar VPNs contribuiu para reduzir riscos e garantir maior proteção no endpoint.
Dispositivos móveis
Da mesma forma, o uso crescente de dispositivos móveis cria novos desafios para a proteção no endpoint. Isso exige da equipe de TI analisar quais são esses dispositivos, quantos são, e quais informações eles podem ter acesso.
Ferramentas em uso pela empresa
A área de TI também precisa controlar quais os aplicativos e soluções utilizados pela empresa para mantê-los em segurança. Uma solução de Gestão de Ativos de Software (SAM) facilita esse trabalho e permite à empresa saber quem usa cada aplicativo, quanto se paga por ele, como são suportados e, ainda, manter as atualizações em dia.
Visibilidade
Visibilidade é fundamental para a segurança no endpoint, e uma solução de Detecção e Resposta do Endpoint (EDR) monitora todos os pontos de entrada, encontra possíveis vulnerabilidades e ameaças e alerta a equipe de segurança quando algo está errado.
O que proteger no endpoint
A proteção no endpoint envolve a segurança dos terminais contra possíveis ataques e a manutenção do acesso dos dispositivos aos aplicativos e dados na rede da empresa, sem que isso impacte na experiência do usuário ou cause alguma interrupção no fluxo de trabalho. Então, o que uma solução precisa ter?
Phishing
E-mails de phishing usam técnicas sofisticadas de engenharia social para enganar os usuários e ter acesso aos seus dados, portanto, é essencial contar com recursos anti-phishing na segurança no endpoint.
Ransomware
Ataques de ransomware estão entre os mais utilizados por cibercriminosos e são muito difíceis de combater. Por conseguirem invadir a rede da empresa por meio de diversos endpoints, uma solução eficiente precisa contar com recursos avançados para combatê-lo.
Desarme e reconstrução de conteúdo (CDR)
É inviável para uma empresa verificar todos os arquivos recebidos pelos seus funcionários, mas também não pode permitir que esses arquivos possam contaminar sua rede. Uma solução de Desarme e Reconstrução de Conteúdo (CDR) permite verificar automaticamente esses documentos para garantir que não estejam contaminados e aprimorar a segurança no endpoint.
Bots
Bots são uma grande ameaça e são frequentemente usados para ataques de Ameaça Persistente Avançada (APT) e se conectam aos servidores de comando e controle, permitindo ao hacker acesso à rede. Para garantir a segurança no endpoint, então, são necessários recursos para evitar esse tipo de invasão.
Detecção e resposta de endpoint (EDR) automatizada
Soluções tradicionais de EDR conseguem detectar anomalias no sistema, mas, normalmente, não trazem regras prontas ou conseguem realizar correções automaticamente, aumentando o tempo de resposta. Automatizar esses processos permite uma detecção mais rápida de ameaças e melhora a agilidade na resposta a ataques.
Solução de segurança no endpoint eficiente
Qualquer solução de segurança no endpoint precisa, em primeiro lugar, prevenir ataques, pois o os custos de detecção e resposta são, sempre, mais altos que os voltados para a prevenção, mas há outros recursos que precisam ser considerados.
Inteligência artificial
Atualmente, para conseguir prevenir ataques cada vez mais complexos, uma solução de segurança no endpoint precisa contar com recursos de inteligência artificial para analisar a superfície de ataque e conseguir vencer desafios que soluções tradicionais já não têm forças, como assinaturas e regras.
Recuperação pós-infecção
Por mais completa que uma solução de segurança no endpoint seja, pode ocorrer de um ataque ser bem-sucedido. Portanto, é essencial contar com recursos de remediação e recuperação avançados.
Solução unificada
Ter diversas soluções de segurança não significa ter mais segurança, na verdade, elas apenas tornam mais complexo o trabalho da TI. Portanto, investir em uma solução unificada facilita o trabalho.
Gestão unificada na nuvem
Da mesma forma, uma solução de segurança no endpoint unificada otimiza processos e deixa a gestão mais simples.
A importância da segurança no endpoint
Equipamentos conectados a rede corporativa podem ser o elo tecnológico mais fraco da rede, portanto, garantir a segurança no endpoint é essencial para reduzir riscos de invasão e roubo de dados.
Como os ataques devem ser tornar mais frequentes e complexos, soluções de segurança precisam ter a capacidade de analisar o comportamento do usuário e usar o aprendizado de máquina para se tornarem mais eficazes e responder mais rapidamente a um incidente de segurança. Conheça a solução Solo Endpoint Protection e saiba como manter sua empresa em segurança.