by
Equipe comunicação solo network
| Nov 25, 2021
A nuvem híbrida diz respeito a um ambiente que combina um datacenter local (ou nuvem local) com uma nuvem pública, e que permite o compartilhamento de dados a aplicativos entre as modalidades.
Para alguns especialistas, uma estrutura multicloud também pode ser chamada de nuvem híbrida, já que uma empresa usa diversas nuvens públicas, e até um datacenter local, para trabalhar.
Não importa qual a definição utilizada, para a Microsoft os benefícios são os mesmos: quando a demanda por recursos cresce, é possível usar a nuvem para aumentar ou reduzir automaticamente sua capacidade de processamento, além de reduzir custos e o tempo gasto em processos.
Além disso, atualmente, as empresas optam pela utilização da nuvem híbrida por necessidade de desenvolvimento, para atender a requisitos regulatórios e executar aplicativos quando a nuvem pública, como o Azure, está inacessível.
Por que a nuvem híbrida?
Há muitos fatores que precisam ser analisados, e os desafios envolvidos, antes de migrar para a nuvem. Isso também implica em saber quais aplicativos devem ser migrados, a ordem de transferência, e como o ambiente local será integrado à nuvem.
A melhor forma de resolver esses desafios é optar pela arquitetura de nuvem híbrida, que permite à empresa ter os benefícios tanto da sua infraestrutura local como do ambiente de nuvem, de forma a criar uma estrutura simplificada para hospedar e compartilhar dados, aplicativos e cargas de trabalho e, assim, adicionar uma nova camada de segurança.
Como a nuvem híbrida do Azure pode ajudar?
Há diversas formas de usar a nuvem híbrida do Azure, mas seus melhores recursos se concentram na execução de aplicativos em diferentes ambientes e na garantia de maior escalabilidade e portabilidade na nuvem, além de permitir a criação de aplicativos nativos.
O Azure oferece as ferramentas necessárias para que a migração seja realizada com segurança, executa aplicativos híbridos no local por meio do Azure Stack e fornece ferramentas nativas para auxiliar na gestão de fluxos de trabalho DevOps.
O Azure Stack
O Azure Stack é uma extensão do Azure que permite a execução de aplicativos e o uso de recursos da nuvem localmente.
Apesar dos benefícios do Azure para o desenvolvimento e execução de aplicativos, muitos desses serviços são prejudicados por problemas de latência, regulações e falta de conectividade. Dessa forma, as empresas podem manter suas informações e aplicativos em seu próprio servidor, mas com a capacidade de acessar a nuvem pública do Azure.
Ou seja, é possível usar os serviços e recursos do Azure em diversos ambientes locais, inclusive em operações que exijam a computação de borda.
Maior flexibilidade e segurança
O Azure Stack permite que o código de um aplicativo seja executado na nuvem ou localmente, inclusive em situações em que não haja conectividade, como em operações de Internet das Coisas Industrial (IoTT).
Por meio de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, a análise de dados de computação de borda no Azure também permite a implementação de aplicativos que exijam o trabalho offline por motivos de segurança.
Da mesma forma, o recurso entrega um nível de segurança que abrange componentes de OEM e garante a proteção dos dados tanto na nuvem quanto localmente.
Agilidade no desenvolvimento de aplicativos
A solução se integra a diversas outras soluções de código aberto para agilizar o desenvolvimento de novos aplicativos. Como é uma extensão do Azure, esses aplicativos são facilmente compartilhados tanto na nuvem híbrida quando privada.
Acesso facilitado
O Azure Stack garante maior visibilidade e gestão por meio de uma solução simples de instalar e usar, além de contar com o suporte de uma grande comunidade de desenvolvedores.
Também entrega um maior equilíbrio na utilização da nuvem pública e local e permite que as empresas criem aplicativos rapidamente ao mesmo tempo em que mantém todo o desenvolvimento localmente.
Possibilite que sua empresa desenvolva novas experiências e soluções preparadas para o futuro. Conheça o Microsoft Azure com a Solo Network e saiba como isso é possível.