by
Equipe de Comunicação Solo Network
| Apr 09, 2024
O FinOps é uma estrutura para as organizações gerenciarem e otimizarem seus custos na nuvem de forma eficaz. É considerada uma abordagem transformadora por trazer a área de finanças para o futuro, graças aos modelos de custos variáveis proporcionados pela nuvem, permitindo que as empresas controlem seus gastos com recursos disponíveis, fazendo com que cada centavo seja utilizado e contabilizado da maneira correta.
Hoje, estudos mostram que a infraestrutura e serviços na nuvem podem consumir até 40% do orçamento de TI nas empresas. O modelo FinOps pode ajudar as empresas a economizar até 30% desse valor, oferecendo uma redução significativa nos custos na nuvem.
Para isso, o FinOps exige a integração de sistemas, como automação de compromisso, orquestração Kubernetes e otimização de armazenamento, de forma que funcionem em sinergia para que o controle sobre as despesas seja melhor acompanhado e permita que o gerenciamento de gastos possa ser realizado em tempo real.
Derivado da junção da palavra finanças e do termo DevOps, o FinOps enfatiza a comunicação e colaboração entre as equipes de negócios e TI para alinhar estrategicamente a tecnologia e as finanças para tornar mais simples o entendimento dos custos da nuvem, permitindo decisões de negócios mais inteligentes e significativas.
Resumindo, o FinOps funciona como uma bússola que ajuda as empresas a se orientarem pela economia proporcionada pela nuvem, garantindo o melhor caminho para o crescimento e sustentabilidade dos negócios.
A importância da estratégia e planejamento
Migrar de sistemas locais para a nuvem é quase como mudar de uma casa simples para uma residência de alto padrão. Promessas de mais velocidade, agilidade e uma infinidade de recursos é extremamente atraente, mas também pode ser assustador, já que a migração não está isenta de desafios complexos, principalmente pela:
Falta de uma estratégia e planejamento: não dá para simplesmente migrar para a nuvem sem ter uma boa estratégia e planejar com cuidado, afinal, o novo ambiente pode ser altamente complexo sem o planejamento correto.
Complexidade da migração: Outro fator de risco é acreditar que migrar para a nuvem é um processo simples. Na verdade, a migração pode ser um processo altamente complexo se não houver um objetivo claro.
Impacto nos negócios: Esses desafios podem funcionar como um efeito cascata em diversas áreas da empresa, impactando diretamente nos negócios.
A migração pode parecer um caminho rápido e simples, mas que pode causar problemas financeiros graves quando a infraestrutura de TI se move de uma realidade baseada em um modelo de hardware e licenças limitadas para o modelo de preços baseado na nuvem.
São essas mudanças de despesas fixas para variáveis que levam muitas organizações a duvidarem dos benefícios de uma estratégia na nuvem. E para enfrentar esses desafios, as empresas precisam se adaptar e implementar um modelo de responsabilidade compartilhada entre finanças, tecnologia, negócios e equipes multifuncionais para gerar mais valor para os negócios. Ou seja, abraçar o FinOps, que visa não apenas economizar dinheiro, mas equilibrar o desempenho na nuvem com os custos envolvidos.
Tendências que moldam o modelo FinOps
O modelo FinOps é totalmente mutável, apresentando uma evolução constante, com diversas tendências guiando a forma com que ele impacta nas empresas. Entre essas tendências, a mudança na maneira com que a previsão de custos é realizada, deixando de ser anual para ser mensal, é uma das mais importantes para garantir uma gestão de custos na nuvem mais eficiente. Essa mudança deixa clara a necessidade de contar com um planejamento financeiro frequente e granular para garantir que os custos não se tornem incontroláveis com a adoção de uma estratégia na nuvem.
Isso é fundamental à medida que os negócios vão evoluindo e se tornando mais complexos. Em uma organização maior, essa complexidade no gerenciamento de custos normalmente exige a contratação de uma equipe externa e especializada para complementar os recursos internos, por exemplo. Mas em empresas menores, essa opção também pode ser interessante.
Além disso, capacitar as equipes também é um grande desafio que precisa ser superado com a adoção do modelo FinOps, exigindo que uma abordagem colaborativa seja implementada para que as decisões financeiras e operacionais sejam tomadas em conjunto e pensando no sucesso dos negócios, aproveitando a expertise dos times técnicos e financeiros.
Como otimizar os custos na nuvem
O FinOps visa a gestão eficiente dos custos na nuvem, para isso, é necessário otimizar processos, reduzir o trabalho manual e maximizar a economia, o que só pode ser realizado ao automatizar processos, identificando possíveis tarefas que podem ser melhoradas para potencializar a economia na nuvem.
E as próprias plataformas na nuvem oferecem recursos que auxiliam na otimização do uso dos recursos e, consequentemente, na gestão de custos. Entretanto, muitas empresas ignoram esses recursos por falta de conhecimento ou até mesmo pela complexidade para implementá-los. A automação de processos de gerenciamento de custos na nuvem pode tornar essa tarefa mais simples, auxiliando as empresas a aproveitar essa possível economia.
Outro fator que otimiza os custos na nuvem é aproveitar o Kubernetes para conquistar maior eficiência. Ao ajustar solicitações de CPU e RAM de pods individuais em um cluster Kubernetes é possível conquistar uma economiza razoável ao otimizar em tempo real a operação da infraestrutura hospedada, garantindo um uso mais eficiente dos recursos. Com isso, as empresas podem pagar menos e apenas pelo que realmente utilizar.
Essa otimização em tempo real garante a otimização dos recursos no nível do Kubernetes, garantindo que as empresas paguem apenas pelos recursos que precisam.
O futuro do FinOps
À medida que as empresas enfrentam desafios para gerenciar custos cada vez maiores, a adoção de ferramentas de FinOps, que garante o uso da automação e que tendências de otimização de recursos sejam adotadas, pode transformar a gestão de custos na nuvem, aumentando a eficiência e o crescimento dos negócios.
A ascensão do FinOps representa uma mudança de estratégia em relação ao gerenciamento de custos na nuvem, já que não basta apenas pagar a conta no final do mês. Com o FinOps, o gerenciamento de custos se torna mais proativo, principalmente pelo uso de ferramentas e estratégias avançadas.
O Solo FinOps, consultoria oferecida pela Solo Network, é voltada para empresas que buscam otimizar a gestão de custos e recursos em ambientes de nuvem. O foco é fornecer orientação especializada por meio de uma consultoria flexível para implementar boas práticas financeiras e operacionais.
Ao adotar os serviços do Solo FinOps, a empresa tem uma série de benefícios:
- Economia financeira
- Transparência
- Previsibilidade
- Eficiência operacional
- Colaboração
- Inovação e agilidade
Entre em contato e conheça os serviços do Solo FinOps e torne o uso dos recursos em nuvem mais sustentáveis e responsáveis.