Gerenciamento de identidade e acesso: Como controlar riscos

Gerenciamento de identidade e acesso: Como controlar riscos

by Equipe de comunicação Solo Network | Mar 06, 2024
Gerenciamento de identidade e acesso

Com as empresas se tornando cada vez mais digitais, o gerenciamento de identidade e acesso está se tornando mais desafiador à medida que novos recursos e aplicativos são implementados. Como cada um deles exige um conjunto de credenciais, organizá-las e atribuir níveis de acesso diferentes torna o processo muito mais difícil.

A resposta para isso é recorrer a uma solução de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) para simplificar o processo de login e controlar o acesso dos usuários e os riscos associados.

A solução IAM envolve uma estrutura de políticas e tecnologias voltadas para o gerenciamento e monitoramento de identidades digitais, permitindo a identificação de usuários, adição, remoção ou atualização de informações, atribuição de níveis de acesso e autorização e proteção de dados.

A solução de gerenciamento de identidade e acesso determina a forma que um usuário pode ingressar em um sistema, verifica suas credenciais e, apenas depois de tudo certo, libera a entrada. O sistema de autenticação que verifica as identidades pode analisar o nome do usuário, senhas, PINs, impressão digital ou realizar o reconhecimento facial, impedindo que usuários restritos ou pessoas externas tenham acesso aos sistemas. Depois que a identidade é confirmada, o IAM controla o nível de acesso do usuário, restringindo a visualização, edição ou compartilhamento de informações confidenciais.

Porque o gerenciamento de identidade e acesso é importante

Com o crescimento dos ataques cibernéticos, o gerenciamento de identidade e acesso é crucial para manter as informações em segurança. Enquanto hackers buscam novas maneiras de burlar o sistema, as empresas também precisam lidar com ameaças internas, um risco muito mais difícil de ser prevenido, já que os funcionários já estão no sistema.

Contar com uma solução IAM robusta pode ajudar nessa tarefa, automatizando os processos de verificação, rastreando e controlando cada conta logada e garantindo que os usuários tenham acesso apenas aos documentos que realmente precisam para seu trabalho de forma a atender os requisitos e políticas de segurança da organização.

Benefícios do IAM

Uma solução de gerenciamento de identidade e acesso fornece diversos benefícios para as empresas:

Maior eficiência

Ao controlar automaticamente o acesso do usuário, a equipe de TI não precisa se preocupar em processar manualmente solicitações de provisionamento de acesso, liberando os profissionais técnicos para tarefas mais importantes.

Maior segurança

Como permite a criação e aplicação de políticas uniformes para todos os usuários, a solução IAM identifica mais facilmente possíveis ameaças internas e externas, gerando alertas sempre que algum incidente anormal aconteça. Além disso, a solução permite o monitoramento de todos os acessos, onde eles ocorreram, horário e quem realizou.

Facilidade para atender regras de conformidade

Informações sobre quem está acessando o sistema, o que os usuários fazem com os dados e como as senhas são gerenciadas são fundamentais para atender a regras de conformidade. A solução IAM simplifica esses processos, melhorando o monitoramento e visualização dos acessos.

Experiência simplificada

A solução de gerenciamento de identidade e acesso cria identidades digitais exclusivas para os usuários, tornando o processo de verificação automático, facilitando o acesso ao sistema apenas aos usuários autorizados.

Melhores práticas para gerenciamento de identidade e acesso

O gerenciamento de identidade e acesso é um elemento essencial para a estratégia de segurança das empresas. Para obter o máximo dos benefícios, algumas práticas podem ser implementadas:

Adote uma abordagem de confiança zero

O modelo de segurança zero se baseia nos princípios de menor privilégio e sempre verificar o acesso, garantindo que apenas usuários verdadeiros e autorizados utilizem os recursos da empresa.

Identifique dados de alto valor

Para limitar o acesso a dados críticos e confidenciais, é preciso identificá-los, saber onde estão armazenados e quais aplicativos têm acesso a eles. A partir daí, é possível implementar as políticas de controle e acesso necessárias.

Implemente senhas fortes

Seja por meio de ferramentas de login único (SSO) ou autenticação multifator (MFA), a política de senhas precisa ser robusta e revisar regularmente a política de senhas dos usuários. Implementar a autenticação multifator, comprovadamente mais eficaz para reduzir riscos de acesso não autorizado, é essencial para aumentar a proteção de dados.

Automatize fluxos de trabalho

Tarefas como criar contas, alterar senhas ou provisionar o acesso são facilmente automatizadas pela solução IAM, oferecendo suporte às práticas adotadas e reduzindo riscos de acessos indevidos. Além disso, a automação facilita o registro, criação de trilhas de auditoria e relatórios.

Implemente políticas de controle de acesso baseado em função e atributo

Os controles de acesso baseados em função (RBAC) e atributo (ABAC) podem ser integrados para tornar o gerenciamento de identidade e acesso mais robusto. A combinação dos dois métodos permite automatizar o provisionamento à medida que usuários ingressam, saem da empresa ou mudam de função.

Audite o acesso ao sistema

O provisionamento excessivo ainda é um grande problema para as empresas, por isso, a auditoria é uma prática fundamental para manter o princípio de menor privilégio, monitorar contas órfãs e simplificar o fluxo de trabalho de gerenciamento de identidade e acesso.

Centralize a coleta de logs

As soluções IAM geram logs automaticamente, e essas informações são valiosas para que a área de TI fortaleça as políticas de acesso e para atender a normas de conformidade. Para tornar esse processo mais eficiente, é necessária uma solução que centralize os logs em um único local, normalmente na nuvem, para facilitar o acesso e análise.

Adote uma solução que possa ser integrada às ferramentas de segurança em uso

Além de encontrar a ferramenta correta para as necessidades da empresa, é essencial que a solução IAM se integre facilmente à pilha de tecnologia existente.

Como a Solo Network pode ajudar a controlar o acesso?

O Solo Azure AD Identity Protection é um pacote de serviços gerenciados que auxilia as empresas no monitoramento e governança dos riscos relacionados ao gerenciamento de identidade e acesso, oferecendo maior visibilidade do ambiente, rastreando eventos, gerenciando alertas e respondendo rapidamente a incidentes.

A solução se integra perfeitamente ao Azure AD Conditional Access para fornecer uma camada extra de segurança e controle para as contas do Azure Active Directory. Para isso, a Solo Network oferece suporte técnico especializado e planos 8×5 para todas as soluções. Entre em contato e saiba mais sobre a solução que protege as identidades dos usuários e garante maior segurança para o ambiente de TI.

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479