Porque um firewall NGPT pode ser um diferencial na sua infraestrutura

Porque um firewall NGPT pode ser um diferencial na sua infraestrutura

by Equipe de comunicação Solo Network | Feb 27, 2024
Firewall NGPT 

Firewalls, como o firewall NGPT, são componentes essenciais para uma estratégia de segurança cibernética, pois fornecem uma camada importante para a defesa contra ameaças à segurança cibernética e acesso não autorizado, além de gerar alertas sobre ameaças potenciais que podem tentar acessar a rede. 

Normalmente, o firewall tem como função proteger a rede da empresa contra ameaças externas, construindo uma barreira que verifica o tráfego de entrada antes de liberá-lo. Entretanto, os recursos disponíveis podem variar de acordo com o uso e necessidades da empresa, implicando na utilização de tipos diferentes de firewall. Com isso, escolher o modelo de firewall correto tem grande impacto na segurança da rede. 

Por isso é crítico escolher a melhor opção para sua empresa. E é aí que o firewall NGPT se destaca. 

O que é o firewall NGPT

O firewall NGPT (Next Generation Threat Prevention) foi projetado para enfrentar ameaças cibernéticas avançadas, no nível de aplicativo, por meio de recursos inteligentes e sensíveis ao contexto. Ele combina recursos tradicionais de um firewall, como filtragem de pacotes e inspeção de estado, com outros recursos inteligentes — inspeção profunda de pacotes, sistema de prevenção de intrusão entre outros, garantindo o monitoramento de uma grande quantidade de tráfego e oferecendo maior inteligência para detectar ameaças. 

Além disso, o firewall NGPT oferece proteção para servidores, implementação de regras, controle de acesso, VPN entre unidades e clientes, NAT (Network Address Translation) e recursos de prevenção contra ameaças avançadas, filtragem de conteúdo, Intrusion Prevention System, prevenção de botnets, Gateway antivírus e prevenção de ameaças com machine learning. 

Exatamente. Por ser baseado em contexto, o firewall NGPT oferece um sistema de segurança mais robusto que os firewalls tradicionais. 

Prevenção contra ameaças avançadas

A tecnologia de segurança cibernética baseada exclusivamente em assinaturas de malware conhecidas é totalmente ineficaz, exigindo das empresas que implementem técnicas avançadas, como sandbox virtuais, para detectar e destruir ameaças desconhecidas. 

Fechar essas lacunas associadas a ameaças sofisticadas e desconhecidas requer uma combinação de tecnologia inovadora para prevenir ameaças em tempo real, com uma arquitetura que se expanda em vários ambientes, prevenindo ameaças automaticamente e em tempo real. 

A plataforma firewall NGPT enfrenta esse desafio por meio de uma abordagem focada e consciente do contexto em dispositivos físicos e virtuais otimizados baseados em x86. A solução também aproveita uma rede global colaborativa e uma base de conhecimento baseada na nuvem para identificar surtos emergentes e tendências de ameaças. O resultado são atualizações dinâmicas e em tempo real de inteligência de segurança em todos os dispositivos. 

Essa abordagem inovadora envolve inspeção focada e sensível ao contexto e processamento simultâneo para otimizar a plataforma em processadores multicore baseados em x86. O resultado é uma solução que verdadeiramente previne ameaças, não apenas as detecta. 

Benefícios do firewall NGPT

Com uma abordagem integrada e arquitetada corretamente, o firewall NGPT oferece benefícios significativos, reduzindo erros de configuração e evitando ataques de dia zero: 

Recursos compartilhados

Recursos compartilhados reduzem a necessidade de processamento 

Eficiência operacional

Prevenindo ameaças, não apenas detectando, em tempo real 

Maior visibilidade

Coleta de dados de todos os eventos de segurança em um único local para simplificar o monitoramento, a geração de relatórios e a análise forense 

Arquitetura de software NGPT

O firewall NGPT aplica segurança em todas as camadas e executa rede, pesquisa de políticas, decodificação de protocolo e segurança de conteúdo apenas uma vez: 

Segurança de rede

O processamento acelerado do firewall NGPT oferece alto desempenho e reduz a latência dos pacotes que passam pelo gateway de segurança, direcionando a maior parte do tráfego por um caminho otimizado. 

Streaming multifuncional

Para segurança de conteúdo, o firewall NGPT conta com streaming passivo ou ativo dependendo do modelo que oferece a melhor segurança geral. Os mecanismos evitam retransmissão com dados modificados ou pacotes de conexão TCP sem handshakes e descriptografam o tráfego HTTP para inspecioná-lo. 

Análise de protocolo

O tráfego da internet é composto por protocolos bem conhecidos. O firewall NGPT analisa fluxos de sessão em contextos relevantes, como URLs, host DNS e arquivos e normaliza o conteúdo antes da inspeção para impedir tentativas de evitar a detecção e anomalias de protocolo. 

Segurança de conteúdo

Ao ativar recursos avançados de segurança, com controle de aplicativos, filtragem de URL, reconhecimento de conteúdo, IPS, anti-bot, antivírus e emulação de ameaças SandBlast, o gateway de segurança inspeciona o conteúdo usando contextos derivados do analisador de protocolo. 

Segurança de rede

O firewall NGPT rastreia o estado das conexões de rede na memória, identificando outros pacotes pertencentes à mesma conexão e abrindo dinamicamente conexões que pertencem à mesma sessão. 

Conheça o Solo Firewall

Com o mundo dos negócios progredindo para um futuro cada vez mais digital, a segurança cibernética é essencial para as empresas. 

Além disso, com cibercriminosos se tornando mais hábeis e lançando ataques mais sofisticados e complexos, implementar recursos robustos de proteção se tornou extremamente importante. Por isso, o firewall NGPT oferece os mais diversos benefícios para empresas de todos os tamanhos. 

Para atender as necessidades das empresas em relação à segurança cibernética, a Solo Network criou o Solo Firewall, uma solução de borda gerenciada para a rede local e ambiente na nuvem. Baseada na tecnologia Check Point, a solução foi projetada para controlar, identificar e corrigir problemas, garantindo a máxima segurança com o monitoramento proativo e suporte especializado da equipe da Solo Network. 

Criado em parceria com a Check Point, a solução utiliza o firewall NGTP e NGTX (Next Generation Threat Extraction) para proteger as empresas contra ameaças cibernéticas. Além disso, oferece acesso a uma equipe técnica qualificada e certificada pela Check Point ao nível CCSM (Check Point Certified Security Master) e CCTE (Check Point Certified Troubleshooting) para garantir às organizações proteção contra ameaças cibernéticas com base no uso das melhores práticas de segurança, prevenindo e resolvendo as ameaças digitais. 

Seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte, a solução Solo Firewall atende às necessidades específicas de cada uma delas. Por ser um serviço gerenciado, é possível realizar a troca dos dispositivos (appliances) de acordo com o crescimento da empresa, sempre contando com o monitoramento proativo dos profissionais da Solo Network. Entre em contato e conheça mais sobre a solução Solo Firewall. 

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479