by
Equipe de comunicação Solo Network
| Feb 15, 2024
Organizações de todos os tamanhos estão sujeitas a riscos cibernéticos, por isso, priorizar o treinamento de conscientização em segurança de dados é vital para garantir a proteção de informações, dispositivos e aplicativos, principalmente quando se sabe que as pessoas são o elo mais fraco nessa equação.
Em um cenário de aumento das ameaças cibernéticas e o risco potencial para violações de dados ainda mais devastador, entender o impacto que o treinamento de conscientização tem para a empresa é crucial para criar uma estratégia de segurança cibernética realmente eficiente, permitindo que sua equipe de TI se dedique a mitigação de riscos e redução de vulnerabilidades.
De acordo com levantamento da KnowBe4, um novo cliente chega até a empresa com cerca de um terço de sua força de trabalho comprovadamente clicando em qualquer e-mail de phishing, com esse número sendo reduzido para 5% após o treinamento e testes simulados aplicados, com alguns clientes com taxas de cliques inferiores a 2%.
Entretanto, muitos defensores sugerem fortemente a adoção apenas de soluções de defesa técnicas, como filtragem de conteúdo, proteção de endpoints entre outros, deixando o treinamento de conscientização em segundo plano.
Acontece que isso representa alguns problemas. O primeiro é que nenhuma solução tecnológica chegou perto de criar um sistema com 100% de eficácia na detecção e bloqueio de ataques de engenharia social. Em segundo lugar, a maioria dessas soluções atuam apenas contra phishing por e-mail ou web, mas há diversos outros golpes baseados em SMS, mídia social, chamadas de voz etc., fatores que não são cobertos pela tecnologia.
Razões para implementar o treinamento de conscientização sobre segurança cibernética
Na verdade, há diversas razões para implementar o treinamento de conscientização, e nenhum motivo para não investir nessa prática. Conheça alguns deles:
Prevenção de violação de dados
Implementar o treinamento de conscientização sobre segurança cibernética proporciona aos funcionários um melhor entendimento sobre potenciais ameaças e vulnerabilidades, além de maneiras de evitá-las. O treinamento, então, capacita a equipe a reconhecer e abordar esses riscos e vulnerabilidades de maneira proativa, incentivando o uso de senhas fortes, manuseio seguro de dados e a adoção de hábitos seguros de navegação na web.
Desde a identificação de possíveis golpes, relato de ameaças potenciais e melhoria na adesão a protocolos de segurança, o treinamento reduz significativamente a probabilidade de violações ou incidentes cibernéticos.
Adesão a normas de conformidade
Muitas empresas e setores precisam atender a requisitos específicos de conformidade, como o setor financeiro ou de seguros. Além disso, todas, não importando a área de atuação, precisam implementar processos para atender à LGPD. Ao proporcionar o conhecimento desses requisitos a todos os funcionários, o treinamento de conscientização sobre segurança cibernética fortalece a adesão às normas de conformidade por toda a organização, permitindo a melhor compreensão das responsabilidades no tratamento e proteção de dados sensíveis, reduzindo riscos de vazamentos e possibilidade de consequências jurídicas e financeiras no caso de não cumprimento.
Fortalecimento de uma cultura de segurança
O treinamento de conscientização tem papel fundamental na criação de uma cultura de segurança robusta. A educar os funcionários sobre a importância de adotar práticas de proteção de dados e sobre o seu papel para proteger informações sensíveis, é possível criar uma melhor compreensão da responsabilidade de cada um. Assim, é possível fomentar a sensibilização sobre riscos em potencial, como golpes de phishing, até permitir que a identificação e mitigação de ameaças seja uma responsabilidade de cada um dos funcionários, criando um compromisso coletivo para proteger os ativos da organização.
Desenvolvimento profissional
O treinamento de conscientização em segurança de dados, ao fornecer o conhecimento necessário para que ele identifique e mitigue riscos de segurança, também contribui para o funcionário desenvolver novas habilidades e esteja conectado a uma melhor experiência no ambiente de trabalho. Isso ajuda a melhorar seu desenvolvimento profissional e o capacita para tomar decisões mais informadas em relação à sua própria segurança cibernética, o que pode representar um impacto positivo em seu bem-estar.
Redução de erros humanos
O treinamento de conscientização em segurança de dados contribui para reduzir significativamente o número de erros humanos, uma das principais causas de violações de dados em uma empresa. Com treinamentos, simulações de phishing e jogos, os funcionários prestam mais atenção a comportamentos de risco, tornando-os mais seguros.
Confiança das partes interessadas
Instruir os funcionários sobre melhores práticas, políticas e procedimentos de segurança de dados, ajuda a fomentar um ambiente de confiança, com os stakeholders entendendo que suas informações são tratadas da forma correta. Essa construção de uma confiança de que a organização está implementando salvaguardas para proteger os dados e investindo na formação dos funcionários, garante a todos que as informações são valorizadas e realmente protegidas.
Uso da inteligência artificial e deep fakes
O uso da inteligência artificial e deep fakes está tornando alguns ataques de phishing ainda mais realistas, o que torna o treinamento de conscientização em segurança de dados mais necessário do que nunca. Apenas com conhecimento os funcionários serão capazes de detectar, mitigar e relatar esse tipo de ataque para a equipe de segurança cibernética e isso exige mais treinamento.
Com mais de 65 mil clientes e centenas de milhões de simulações de phishing, a KnowBe4 mostra consistentemente a importância do treinamento para reduzir o sucesso de ataques. Ou seja, quanto mais os funcionários são treinados, melhor eles se tornam na detecção de ataques de phishing mais elaborados e na construção de um programa de segurança bem-sucedido.
O treinamento de conscientização em segurança de dados é o componente primordial para adoção de uma postura de segurança cibernética sólida. As empresas precisam compreender que a falta de conscientização prejudica totalmente o investimento realizado em tecnologias e práticas de segurança e que, ao investir no treinamento, é possível impulsionar uma cultura de segurança que beneficiará clientes e funcionários, além de reduzir o fardo da equipe de segurança cibernética em precisar agir constantemente para identificar e responder a incidentes que poderiam ser evitados.
Resumindo, um bom treinamento de conscientização em segurança de dados ajuda a empresa a reduzir riscos, poupar dinheiro e resulta em um retorno sobre o investimento significativo. Entre em contato e saiba mais.