by
Equipe de comunicação Solo Network
| Feb 05, 2024
O Microsoft Entra ID, antigo Azure ID, permite às empresas melhorarem a conformidade e equilibrarem a produtividade dos funcionários com a segurança de dados. A solução fornece recursos que otimizam a visibilidade de processos e garante que apenas as pessoas certas tenham acessos aos recursos, reduzindo riscos de acesso, protegendo, monitorando e auditando esse acesso sem prejudicar o fluxo de trabalho.
De acordo com a Microsoft, o Entra ID “inclui recursos para atender aos requisitos de conformidade com recomendações de controle de acesso baseados em machine learning, uma abordagem no-code/low-code para extensabilidade, fluxos de trabalho para automatizar tarefas de gerenciamento de identidade e provisionamento de acesso para SaaS e aplicativos locais”.
Com isso, a solução permite gerenciar o ciclo de identidade e acesso, protegendo o acesso privilegiado e gerenciando a associação a grupos e o acesso a aplicativos em nuvem.
O Entra ID permite que as empresas realizem tarefas de gerenciamento do ciclo de vida da identidade e acesso e acesso privilegiado seguro para os administradores com maior eficiência, especificamente para lidar com as seguintes questões:
- Quais usuários devem ter acesso a determinados recursos?
- O que os usuários fazem com esse acesso?
- Existem controles eficazes para gerenciar o acesso?
- É possível verificar se esses controles estão funcionando?
Gerenciamento, conformidade e segurança
A governança de identidade ajuda as empresas a encontrar o melhor equilíbrio entre produtividade e segurança, pois garante a agilidade necessária para o usuário acessar os recursos que precisa, sem colocar a segurança em risco. Mas, para isso, é necessário modernizar a infraestrutura de gestão do ciclo de vida da identidade.
Esse ciclo está vinculado à gestão do capital humano e o Microsoft Entra ID, por meio do provisionamento de entrada realizado pelo Microsoft Identity Manager, mantém as identidades dos usuários conforme programado no aplicativo de RH utilizado pela organização ou importando os registros de sistemas locais, como o SAP HCM entre outros.
Outro recurso do Microsoft Entra ID é o que permite o compartilhamento seguro de aplicativos e outros serviços da organização com usuários convidados e parceiros externos. A solução permite selecionar quais usuários têm permissão para acessar o diretório da empresa, garantindo que eles sejam excluídos quando não precisarem mais do acesso.
Além disso, é possível automatizar o processo de gestão do ciclo de vida da identidade através de fluxos de trabalho criados para executar determinadas tarefas automaticamente desde antes do usuário entrar na empresa e à medida que ele muda seu estado durante seu tempo na organização, até sua saída.
Ciclo de vida do acesso
As organizações precisam gerenciar o acesso desde o momento que uma identidade foi criada, além de serem capazes de escalar, desenvolver e aplicar políticas e controles de forma contínua.
Isso pode ser feito automatizando esse processo por meio de grupos dinâmicos, com provisionamento de usuários para aplicativos SaaS ou aplicativos integrados ao SIM, além disso, o Entra ID pode fornecer acesso a aplicativos que usam grupos do AD, diretórios ou bancos de dados locais ou API SOAP, ou REST.
Para controlar esse acesso, as empresas podem definir como os usuários solicitam acesso em pacotes de associações a grupos e equipes, funções de aplicativos e funções do SharePoint Online.
Além disso, quando um usuário tenta acessar um aplicativo, o Entra ID impõe políticas de acesso condicional, que podem incluir a exibição de termos de utilização e a garantia que o usuário concordou com esses termos para ter acesso a dados e aplicativos.
Acesso condicional
O perímetro de segurança moderno inclui a identidade do usuário e do dispositivo para fornecer acesso a dados e aplicativos. E isso precisa fazer parte da tomada de decisões relativas ao controle de acesso.
O acesso condicional do Entra ID reúne insights acionáveis para tornar as decisões de acesso e políticas de segurança mais efetivos, garantindo a adoção de uma estratégia de confiança zero que considera sinais de várias fontes para aplicar decisões baseadas em dados. Ou seja, é um recurso que contribui para melhorar a segurança e conformidade nas organizações, ajustando o processo de autenticação, criando políticas de acesso condicional, sem tornar o processo burocrático e demorado.
Uma das formas de tornar esse processo mais eficiente e, ao mesmo tempo, reduzir riscos, é adotar a autenticação multifator (MFA) que exige do usuário a entrada de um código enviado ao dispositivo móvel, reconhecimento facial, impressão digital ou outro meio de autenticação adicional. A Microsoft relata que 99,9% do comprometimento de contas pode ser evitado com o uso do MFA.
Entretanto, o MFA introduz exatamente o incomodo de exigir do usuário uma forma a mais de comprovar sua identidade, o que pode aumentar a frustração e prejudicar a produtividade. Mas o Entra ID permite a criação de uma política que obriga que os administradores, e não os usuários, concluam uma etapa de MFA. Outra possibilidade é negar todas as solicitações de acesso provenientes de um determinado local, exigindo, nesse caso, que os usuários utilizem o MFA para acessar informações e aplicativos.
Com Entra ID também é possível controlar quando as atribuições da política são atendidas, por exemplo, bloqueando acessos indevidos provenientes de locais altamente suspeitos ou tentativas de autenticação que usem um protocolo de autenticação legado, que não suporta o MFA. Entretanto, é preciso tomar cuidado com políticas de acesso muito complexas, por ser difícil prever seu impacto no dia a dia de trabalho.
Por isso, o acesso condicional do Entra ID é uma ferramenta poderosa para fortalecer a segurança e garantir a conformidade regulatória, ajudando a organização a tomar as melhores decisões relacionadas à gestão de identidade e acesso.
Como o Solo Cloud for Azure pode te ajudar?
O Solo Cloud for Azure é o serviço especializado da Solo Network para a implementação e gestão do ambiente de nuvem. Ele permite a capacitação dos administradores, otimização da plataforma e fornece dicas sobre recursos e funcionalidades, além de ajudar na gestão de incidentes, otimização do ambiente, auxilio para gestão financeira e tornar o monitoramento contínuo, operação e processos de segurança e identidade mais eficientes. Entre em contato com nossos especialistas e entenda como a solução pode atender às necessidades da sua empresa.