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Equipe de comunicação Solo Network
| Nov 07, 2023
O Centro de Operações de Rede (NOC) é um recurso poderoso para supervisionar, monitorar e manter a disponibilidade da rede, cabendo a ele a manutenção de grandes e complexas infraestruturas para funcionarem de forma confiável.
Com redes cada vez mais complexas, com diversas filiais, funcionários trabalhando remotamente e um número grande de dispositivos para gerenciar, problemas podem surgir a qualquer momento. Mesmo situações mais simples podem interromper uma operação, reduzindo a produtividade e impactando diretamente nos negócios.
A concorrência acirrada, vulnerabilidades, riscos de desastres naturais e ataques cibernéticos colocam as equipes do NOC em uma posição de destaque na infraestrutura de TI. Elas buscam novas abordagens para otimizar o desempenho da rede, identificar problemas e resolvê-los rapidamente. Afinal, manter redes seguras e confiáveis é fundamental para o sucesso de uma organização.
A atuação do NOC
O NOC é uma operação centralizada que permite que uma equipe de TI monitore continuamente a integridade e desempenho de redes. Pode ser considerado uma primeira linha de defesa para evitar interrupções e falhas, pois é projetado para identificar possíveis problemas que levam a tempos de inatividade não programada. Ou seja, atua para que os usuários não percebam quando algum incidente ocorre.
É por meio da atuação do NOC que a área de TI conquista visibilidade total sobre a infraestrutura e consegue detectar anomalias ou prevenir problemas rapidamente. Cabe ao NOC monitorar o cabeamento e servidores, sistemas sem fio, bancos de dados, firewalls, dispositivos de rede conectados, rede de comunicação, painéis e relatórios, por exemplo.
Seja interna ou terceirizada, essa equipe precisa ser especializada no monitoramento e gerenciamento da rede para tomar as melhores decisões.
Melhores práticas no NOC
Para garantir o desempenho e a disponibilidade da rede, mantendo a operação em atividade, o NOC gerencia diversas atividades críticas:
- Monitora a rede em busca de problemas
- Gerencia servidores, redes e dispositivos
- Atua na resposta a incidentes diversos
- Monitora e gerencia ameaças cibernéticas
- Gerencia backups e atua na recuperação de desastres
- Gerencia patches de segurança e sistemas de prevenção de intrusões
- Aplica políticas
- Busca melhorar os serviços com base na opinião dos usuários
- Acompanha o acordo de nível de serviço
- Gerencia a cadeia de suprimentos
Para isso, o NOC adota uma abordagem hierárquica para o gerenciamento de incidentes, categorizando a equipe técnica com base em níveis — 1, 2 e 3 – que consideram a experiência e habilidades de cada profissional para a resolução de problemas. Assim que um problema é identificado, o técnico responsável cria um tíquete para categorizá-lo com base no tipo de problema e gravidade, além de outros critérios adotados pela organização. Com isso, dependendo do incidente, ele pode ser escalado até ser totalmente resolvido.
Apesar dessa abordagem ser muito comum, existem algumas práticas que podem tornar o NOC ainda mais eficiente:
Desenvolvimento do conhecimento
A equipe NOC precisa ter experiência e habilidades de alto nível, principalmente para monitorar, gerenciar e resolver problemas relacionados ao desempenho da rede e infraestrutura de TI. Por isso, é essencial que a equipe tenha acesso a um programa de treinamento sobre procedimentos e protocolos voltados aos mais diferentes tipos de eventos e mantenha-se atualizada sobre tecnologias e mudanças no ambiente de TI.
Isso também contribui para ter certeza sobre a capacidade da equipe em tomar decisões rápidas e escalar um problema quando necessário.
Funções claras
Para atender plenamente as funções do NOC, os membros da equipe precisam ser capazes de atuar em todas as funções. Entretanto, apesar de terem o conhecimento necessário para evitar qualquer falha, alguns níveis de escalonamento precisam ser estipulados, incluindo as lideranças para supervisionar o serviço.
Assim, cada técnico consegue entender exatamente quais são as suas tarefas, o nível de atendimento e qual o momento correto de escalar um incidente. Além disso, as lideranças são responsáveis por priorizar tarefas, gerar relatórios, notificar a organização quando necessário e assegurar que eventos sejam resolvidos da forma adequada.
Estratégia de comunicação
Contar com uma estratégia de comunicação eficiente é fundamental para a atuação do NOC, mas isso pode ser um grande desafio. Não basta apenas organizar reuniões entre os setores, mas contar com uma equipe que saiba o momento correto de compartilhar informações. Para isso, é necessário estabelecer diretrizes e protocolos transparentes, documentando etapas voltadas para a gestão de incidentes, descrevendo procedimentos utilizados na resolução de problemas, determinando como os problemas serão escalados e criando uma estratégia de priorização de incidentes, que devem ser classificados no risco de impacto aos negócios.
Isso garante que todas as equipes estejam trabalhando corretamente, garantindo uma comunicação mais consistente entre o NOC e os demais setores.
Ferramentas corretas
A ferramenta ideal para a operação NOC depende das necessidades de cada empresa, mas alguns recursos são úteis para todas as iniciativas. A solução precisa garantir uma visibilidade abrangente da infraestrutura de rede, assegurar a automação de processos, gerenciar tíquetes com eficiência, gerar relatórios, permitir fácil escalabilidade e contar com uma interface e implantação simples.
Dessa forma, a equipe NOC consegue investigar problemas e tornar a resposta a incidentes mais ágil e eficiente.
Porque implementar o NOC terceirizado
Para que a área de TI possa manter o foco nos negócios, implementar o NOC terceirizado contribui para tirar essa carga da equipe interna e entregar a função para um time especializado. Ele irá monitorar, gerenciar e aprimorar a infraestrutura de rede de forma preventiva e proativa.
O Solo Monitoramento Unificado foi criado e projetado para manter o ambiente de TI estável e seguro, garantindo um alto nível de resposta, solução e confiabilidade com suporte especializado da Solo Network.
O Solo Monitoramento Unificado fornece um serviço de monitoramento, gestão, análise, prevenção e correção dos processos tecnológicos da organização, atuando preventivamente e proativamente para melhorar a maturidade da infraestrutura de TI e reduzir o downtime dos serviços disponíveis.
Para isso, nossa equipe atende às necessidades da empresa em escala 8x5 ou 24x7, mantendo seu ambiente de tecnologia em pleno funcionamento, enquanto a equipe pode concentrar-se nos negócios.
Com a solução Solo Monitoramento Unificado, nosso suporte técnico especializado mantém sua infraestrutura de TI segura e estável. Entre em contato e saiba mais.