by
Equipe de comunicação Solo Network
| Aug 02, 2023
Os avanços da inteligência artificial chegaram à principal ferramenta de edição de imagens do mercado, o Photoshop. Há algumas semanas, a Adobe apresentou o recurso Generative Fill (preenchimento generativo), que traz recursos de IA generativa do Adobe Firefly para tornar o fluxo de trabalho de design mais eficiente. O Adobe Firefly é considerado pela Adobe como “a primeira ferramenta ética de geração de texto para imagem do mundo” e conta com recursos de texto para imagens, efeitos e adoção de vetores Recolor.
De acordo com a empresa, o “preenchimento generativo com Firefly é o primeiro copiloto do mundo em fluxos de trabalho criativos e de design, oferecendo aos usuários uma nova forma de trabalhar, adicionando, estendendo ou removendo facilmente o conteúdo de imagens de forma não destrutiva em segundos, usando prompts de texto simples”.
Ainda em versão beta, o Photoshop é o primeiro aplicativo Creative Cloud da empresa e integrar os recursos de IA generativa para transformar os fluxos de trabalho na plataforma.
A inteligência artificial no Photoshop
O novo recurso de preenchimento generativo do Photoshop permite aos usuários que adicionem, expandam ou excluam elementos de imagens rapidamente, de forma simples, por meio de sugestões de texto.
Usando o laço ou outro recurso de seleção é possível selecionar uma área da imagem e preencher esse espaço automaticamente com imagens geradas com base em um prompt de texto que utiliza o preenchimento generativo. Com isso, é possível criar perspectiva, mudar a iluminação e estética da imagem, implementando recursos de sombras e reflexos, que prometem mudar a forma com que criadores digitais lidam com as imagens.
A inteligência artificial da Adobe permite que designers e artistas criem o que a imaginação desejar, utilizando as próprias imagens ou usando amostras fornecidas pelo Firefly para transformar totalmente o design das peças. Assim, alterar elementos da imagem, como remover uma pessoa ou incorporar um pôr do Sol à imagem, se torna um processo simples e rápido. Além disso, com o preenchimento generativo é possível adicionar objetos, remover manchas, modificar o formato das imagens, o que torna o recurso quase ilimitado.
Como acessar os recursos do Photoshop com inteligência artificial
Para acessar os recursos de IA é preciso ser assinante da plataforma Creative Cloud e se inscrever no programa Firefly Beta. Com a grande procura, pode haver uma lista de espera para ingressar.
Apesar disso, a ferramenta de preenchimento generativo está integrada à versão beta do Photoshop, um aplicativo diferente do Photoshop tradicional, mas que está disponível para os usuários Creative Cloud, bastando baixar a versão. O acesso via Photoshop se dá da mesma forma que as outras ferramentas do aplicativo, mas, obrigatoriamente, o usuário precisa estar conectado à internet para que a IA funcione, o que pode ser um problema para quem usa o Photoshop offline ou a conexão cair.
Por enquanto, todos os recursos de IA da Adobe são voltados para imagens estáticas, mas, assim como muitas ferramentas do Firefly são destinadas a vídeos e animação, é possível que, no futuro, o preenchimento generativo seja também incorporado a outros aplicativos Adobe, como o Premier Pro, Illustrator e After Effects.
Passo a passo para ativar o recurso:
- Abra o Creative Cloud
- Na aba aplicativos, clique em aplicativos em versão beta
- Na lista de aplicativos, encontre o item Photoshop (Beta) e clique em instalar
- Depois que o programa for instalado, clique em abrir. Mesmo que o usuário já tenha o Photoshop instalado, a versão beta não irá substituí-lo
Recursos de IA do Photoshop
Por meio do uso da linguagem natural, o preenchimento generativo transforma as imagens em poucos segundos, liberando que criadores extrapolem a imaginação para criar novas imagens com maior eficiência.
Powered by Firefly
O Firefly analisou milhões de imagens em alta resolução, licenciadas do Adobe Stock para garantir que todo o material criado não irá ferir a propriedade intelectual de pessoas ou empresas.
Idea to Image
O preenchimento generativo permite que imagens sejam modificadas, adicionando, removendo ou ampliando o conteúdo, facilitando a criação de imagens únicas, com diferentes estilos.
Edição não destrutiva
Por criar camadas generativas, a IA do Photoshop mantém o original intacto, o que torna a criação mais livre para experimentar os mais diversos efeitos.
Disponível como ferramenta web
Como citado acima, é preciso estar conectado à internet para usufruir dos recursos de preenchimento generativo no Photoshop Beta, por outro lado, isso garante acesso ao recurso de qualquer lugar.
Como usar o preenchimento generativo
O primeiro passo é selecionar a área que será preenchida. Isso feito, a barra de tarefas será aberta, então clique no botão preenchimento generativo. O recurso, então, pedirá a digitação de palavras em inglês que descrevem o objeto que será gerado, por exemplo, “nascer do Sol”, ou “uma paisagem na praia”.
Escolhida a imagem, clique em gerar para carregar a imagem. Por fim, o recurso irá oferecer algumas variações do objeto gerado, feita a escolha, uma nova camada generativa será incluída, mantendo a imagem original em outra camada. O Photoshop irá modificar automaticamente a imagem, mas é possível visualizar as alterações antes de finalizar o trabalho.
Um detalhe importante, o recurso de preenchimento generativo está disponível apenas para usuários maiores de 18 anos que tenham uma licença Creative Cloud Individual, Teams ou Enterprise. Esses usuários verão o preenchimento generativo realizado por outros usuários, mas não poderão testá-lo. O recurso também está inativo para documentos não RGB de 8 ou 16 bits. Para clientes do setor educacional, o recurso no Photoshop Beta não está disponível.
Criatividade impulsionada
A integração da IA com o Photoshop permite que as equipes de criação criem novos fluxos de trabalho e potencializem a imaginação para criarem novos conteúdos, permitindo que novos conceitos sejam criados de forma ilimitada. Embarque na IA generativa com a comunidade Photoshop. Baixe a versão beta e conheça o preenchimento generativo.
A plataforma Creative Cloud conta com mais de 20 aplicativos e serviços voltados para fotografia, design, vídeo, web e experiência do usuário. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como a plataforma pode transformar a maneira com que você dá vida para suas ideais.