by
Equipe comunicação Solo Network
| May 16, 2023
Azure DevOps ou GitHub? Escolher a ferramenta correta é fundamental para o processo de desenvolvimento de aplicativos. Talvez o mais irônico nessa história é que as duas ferramentas são de propriedade da Microsoft, mas como elas se comparam?
O Azure DevOps e o GitHub são ferramentas de colaboração para desenvolvedores e, apesar de ambas serem da Microsoft, não são intercambiáveis, apesar do Azure DevOps poder ser integrado ao GitHub. Pesquisas mostram que o GitHub é a plataforma preferida para compartilhamento, colaboração e repositório de código aberto, mas o Azure DevOps, com sua coleção de serviços para criar aplicativos, está crescendo principalmente entre desenvolvedores que trabalham fortemente com tecnologias .NET e C#.
A diferença básica entre as plataformas é que o Azure DevOps é voltado para projetos de código fechado e o GitHub foca no código aberto, e esse foi o principal motivo para sua aquisição, em 2018, já que a Microsoft buscava aumentar sua participação no desenvolvimento de aplicativos de código aberto e alcançar novos públicos. Além disso, o Azure DevOps traz os mesmos recursos do GitHub, mas também conta com outros exclusivos.
Recursos comuns do Azure DevOps e do GitHub
O Azure DevOps é usado no planejamento e colaboração para o desenvolvimento de código e criação e implantação de aplicativos, normalmente, na nuvem. O Github, por outro lado, é usado para o desenvolvimento, envio e armazenamento de software, pois possibilita a colaboração e compartilhamento de código, além de manter um histórico de modificações. Ambos usam repositórios públicos e privados.
Para desenvolvedores de projetos de código aberto, o repositório GitHub é ideal para tornar o projeto acessível para toda a comunidade de código aberto, sendo que a própria Microsoft armazena seus projetos de código aberto na plataforma.
Outro ponto em comum é que as duas plataformas se integram facilmente a serviços populares, como o Microsoft Azure, e permitem que os desenvolvedores aproveitem os recursos do Azure, permitindo que outras empresas possam usar as ferramentas junto a plataforma de serviços em nuvem.
Integração e suporte
Ambos também contam com ferramentas próprias de automação e CI/CD – Azure Pipelines e GitHub Actions. Entretanto, o GitHub Actions não traz alguns recursos do Azure Pipelines, como o suporte a agentes de conjunto de dimensionamento.
Gerenciamento de projetos
O Azure DevOps oferece ferramentas e recursos de gerenciamento de projetos mais robustos, contando com ferramentas ágeis para suportar o desenvolvimento de projetos, além de se integrar com mais de 1000 extensões. O GitHub Projects, por outro lado, oferece apenas suporte aos projetos que já estão na plataforma. Assim, o Azure DevOps funciona com um número maior de projetos.
Colaboração entre desenvolvedores
As duas ferramentas são voltadas para otimizar a colaboração entre desenvolvedores, tornando a comunicação e o gerenciamento de projetos mais fácil. O GitHub, como citado anteriormente, é utilizado para projetos de código aberto, tornando o projeto mais acessível. Já o Azure DevOps oferece uma solução robusta e um kit de recursos para tornar a comunicação e colaboração mais efetiva.
O GitHub foi projetado para ser social e baseado na colaboração, o resultado é que o suporte à comunidade de desenvolvedores é incomparável. O Azure DevOps, apesar de contar com um número razoável de desenvolvedores focados na Microsoft, ainda oferece um suporte inferior à comunidade.
Usuários do Azure DevOps encontram respostas a diversas questões no Stack Overflow e nos assistentes virtuais da ferramenta, além de contar com um plano de suporte abrangente. Enquanto isso, o GitHub conta com suporte da própria comunidade de desenvolvedores e documentação online, além de oferecer suporte por e-mail e suporte aprimorado pelo GitHub Premium Support.
Integração
O GitHub oferece uma API REST bem documentada para facilitar a interação e manipulação de recursos da plataforma. O acesso é feito por meio de HTTPS e as informações enviadas no formato JSON. Da mesma forma, o Azure DevOps também conta com uma API REST baseada em JSON e OAuth, o que permite acesso remoto aos recursos.
Além disso, ambos permitem automatizar fluxos de trabalho por meio de API, com o Azure DevOps oferecendo uma biblioteca de cliente para as APIs disponíveis, enquanto o GitHub permite que os usuários interajam com produtos GitHub, criem aplicativos e por meio do GraphQL, tornem as solicitações de integração mais flexíveis e eficientes sem sobrecarregar o API REST.
Da mesma forma, ambos contam com uma infinidade de integrações com terceiros que permitem aos desenvolvedores utilizarem ferramentas e serviços que preferirem.
Repositório de código
O gerenciamento de código está na raiz do GitHub e permite que solicitações pull, ramificação, revisão de código, entre outros recursos sejam facilmente utilizados. O Azure DevOps também oferece diversos recursos de repositório de código. Apesar de funcionar bem, perde em recursos para o GitHub.
Servidor no local
Apesar de baseados na nuvem, é possível utilizar versões on-premisse de ambas as ferramentas. O GitHub Enterprises fornece todos os recursos do GitHub na nuvem. Da mesma forma, o Azure DevOps Server conta com uma versão completa que pode ser instalada localmente.
Facilidade de uso
Ambas as ferramentas contam com uma curva de aprendizado moderada, mas que variam de acordo com a expertise do desenvolvedor. Por exemplo, as funções colaborativas do GitHub tornam a ferramenta simples para quem tem um certo conhecimento da plataforma e propensão para usar mídias sociais.
Já desenvolvedores focados na Microsoft, que já trabalhavam com o Visual Studio e estão acostumados com o Azure Cloud, se sentirão à vontade com os painéis do Azure DevOps e os consoles de desenvolvimento e gerenciamento oferecidos pela ferramenta. Além disso, devido às diversas integrações, o Azure DevOps torna mais fácil o gerenciamento de serviços junto com o código. Por outro lado, o GitHub conta com uma interface mais simples e fácil de usar, facilitando a colaboração.
Novos recursos
As duas ferramentas costumam ter uma série de lançamentos de novos recursos, atualizações e correção de bugs durante o ano. Em média, o Azure DevOps faz novos lançamentos duas vezes por mês. Já o GitHub faz diversos lançamentos por mês, uma frequência maior que o Azure DevOps.
Qual a melhor opção?
Não existe uma resposta fechada, tudo depende do foco do projeto. Para projetos de código aberto, a plataforma GitHub pode ser a ideal, principalmente se a equipe de desenvolvedores já estiver acostumada com a plataforma. Já o Azure DevOps oferece uma plataforma robusta para o gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos focados nos produtos Microsoft ou hospedados no Azure. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como a Solo Network pode te ajudar a escolher a melhor plataforma DevOps.