Encontre a estrutura de gerenciamento de projetos certa para sua equipe

Encontre a estrutura de gerenciamento de projetos certa para sua equipe

by Equipe comunicação Solo Network | Jan 23, 2023
estrutura de Gerenciamento de projetos

Uma estrutura de gerenciamento de projetos eficiente é o que garante que um projeto será executado da maneira correta. Comparativamente, é como em um edifício, que precisa de uma estrutura bem-feita de concreto armado para suportar seu próprio peso. E quanto maior esse edifício, mais forte a estrutura deve ser. 

Assim, uma estrutura de gerenciamento de projetos descreve os processos de desenvolvimento, recursos e tarefas para todo o ciclo de vida de um projeto, desde sua criação até sua conclusão. Isso inclui etapas fundamentais para o planejamento, gerenciamento e governança. Essa estrutura contribui para que o gerente de projetos e sua equipe lide com problemas e prazos enquanto supera possíveis desafios imprevistos. 

Então, como uma estrutura de gerenciamento de projetos ajuda equipes a colaborarem melhor e torna o projeto mais bem-sucedido? 

O que é uma estrutura de gerenciamento de projetos? 

Uma estrutura de gerenciamento de projetos é formada por modelos, processos e ferramentas padronizadas utilizadas para planejar, iniciar, controlar e concluir um projeto. 

Ela descreve as etapas a serem seguidas e ajuda as equipes a colaborarem de forma mais eficiente, contribuindo para o sucesso do projeto. Por exemplo, o Scrum é uma estrutura de desenvolvimento de produtos Agile que ajuda no planejamento e execução de projetos em incrementos de 1 a 3 semanas.

Claro, existem outras opções tanto para o gerenciamento de projetos com a metodologia Agile quanto para o tradicional, e que estruturam os projetos de maneiras diferentes. 

Entretanto, a semelhança entre eles é que todos oferecem uma receita concreta de ações, não apenas conceitos e ideias. 

Qual a diferença entre metodologia e framework 

A diferença é que a metodologia é focada em ideias e valores de alto nível, enquanto um framework descreve todos os passos que devem ser seguidos para gerenciar diferentes tipos de projetos. 

Imagine uma comida deliciosa, essa é a metodologia. Já a estrutura traz a receita para criar o prato. 

Uma estrutura de gerenciamento de projetos conta com vários elementos, como artefatos e processos, que devem ser utilizados assim que um projeto for iniciado. 

Quais são esses elementos-chave de uma estrutura de gerenciamento de projetos? 

Os três elementos principais de uma estrutura de gerenciamento de projetos fazem parte dos cinco processos do ciclo de vida, as entregas do projeto e suas ferramentas. Esses elementos são os blocos de construção que ajudam na criação de um método confiável e replicável para lidar com qualquer projeto. 

Processos do ciclo de vida do projeto 

É a estrutura que abrange todo o ciclo de gerenciamento do projeto e deve servir como um guia desde a descoberta e teste de ideias até sua finalização. 

  • Início: pré-planejamento, definição de requisitos, riscos e análise se o projeto é realista 

  • Planejamento: identificação das equipes, divisão de atividades em fluxos de trabalho e tarefas que possam ser repetidas e cronograma 

  • Execução: início dos trabalhos para tornar o projeto uma realidade 

  • Monitoramento: monitorar se as tarefas estão sendo realizadas dentro do prazo e realizar os ajustes necessários para lidar com possíveis mudanças de mercado ou de estratégias internas 

  • Finalização: Finalizar o projeto e agendar atualizações e substituições 

Uma estrutura de gerenciamento de projeto conta com diferentes processos e diretrizes que estruturam cada uma das fases de um projeto. 

Entregas 

A maioria das estruturas tem entregas específicas que são geradas por meio de modelos ou diretrizes nas diferentes fases do ciclo de vida do projeto. Essas entregas geralmente seguem diretrizes específicas ou um modelo padrão. Aqui estão dois exemplos: 

  • Estrutura analítica do trabalho (WBS) 
    Uma das principais estruturas de entrega é a WBS, ferramenta utilizada para dividir as entregas de um projeto maior em suas partes essenciais. Por exemplo, para a construção de uma bicicleta, é preciso fabricar ou adquirir todas as peças individualmente. Então, a WBS se parece com isso. 

  • Backlog do produto 
    O backlog do produto, ou lista de pendências do produto, é uma das entregas do Scrum. Ele descreve cada requisito e necessidade do usuário que o produto precisa. 

Combinado com um roteiro, o backlog do produto orienta o projeto a longo prazo, no lugar de planos específicos de alto nível. 

Antes de cada sprint, a equipe se reunirá com as partes interessadas para priorizar as necessidades de usuários essenciais e adicioná-las a um backlog de sprint separado. 

Ferramentas 

Uma estrutura também pode recomendar ferramentas de visualização específicas para entender o status atual do projeto. 

  • Gráfico de Gantt: é um gráfico de barras que mostra o cronograma planejado do projeto. Na plataforma Monday.com ele se parece com isso: 

  • Burndown: um gráfico de burndown compara a taxa de itens concluídos com uma estimativa inicial e o tempo restante até o prazo de conclusão do projeto. 

  • Gráfico de caminho crítico: é um fluxograma que permite a visualização do “caminho crítico” do projeto 

Existem outras ferramentas específicas para diferentes estruturas, como o quadro Kanban, bem como várias outras visualizações que podem ser utilizadas em diversas estruturas. 

A Monday.com oferece mais de 8 visualizações para que os usuários possam escolher a visualização ideal para o projeto, independentemente da estrutura trabalhada. 

Por que uma estrutura de gerenciamento de projetos é importante? 

Uma estrutura de gerenciamento de projetos ajuda no gerenciamento da equipe e dos recursos com maior eficiência, contribuindo para o sucesso do projeto. Dependendo da estrutura e metodologia, até 29% dos projetos falham e apenas 14% são bem-sucedidos dentro do prazo e do orçamento originais. 

Qual o nível de sucesso de uma gestão de projetos tradicional 

  • 14% - Sucesso 

  • 57% - Enfrentam problemas 

Há diversas opções que podem ser adequadas para um projeto, abaixo listamos quatro estruturas de gerenciamento de projetos mais utilizados. 

Cada empresa, equipe e projeto contam com necessidades e fluxos de trabalho diferentes, com isso em mente, essas estruturas representam diferentes métodos de gerenciamento de projetos e casos de uso. 

Scrum

É uma estrutura para implementar os princípios e metodologia Agile. Ele descreve desde: 

  • Tamanho e responsabilidades da equipe 

  • Nível de envolvimento das partes interessadas 

  • Artefatos de planejamento primário, como o backlog do produto 

  • Reuniões e processos usados para o planejamento, monitoramento e revisão do projeto 

  • Divide a carga do projeto em “sprints” que duram de 1 a 4 semanas 

Uma equipe de projeto Scrum é normalmente pequena e flexível, com um tamanho recomendado entre 5 e 11 integrantes. 

Porém, mais importante que o tamanho da equipe, é o conceito de uma equipe auto-organizada e independente. Além disso, essa equipe deve ter todas as habilidades para abordar e entregar uma versão do produto a cada sprint. 

O framework Scrum é ideal para: 

  • Projetos complexos e com muita imprevisibilidade no início 

  • Empresas de setores com crescimento extremamente rápido, onde é necessário se adaptar ao mercado rapidamente 

O Scrum não é recomendado para empresas de manufatura ou órgãos com foco em operações sem falhas. 

Estrutura Agile Escalada (SAFe) 

Em empresas de setores com desenvolvimento rápido, mas que o Scrum pode não ser indicado para gerenciar um número muito grande de equipes, o SAFe pode ser a melhor saída. A versão mais recente (5.0) inclui camadas para diferentes tamanhos de empresas, projetos ou transições. 

O SAFe se baseia nos conceitos do Scrum: equipes pequenas, entre 5 e 11 pessoas, independentes, iterações de curto prazo e uma lista de pendências de itens. 

Mas inclui uma estrutura voltada para controlar projetos maiores e todas as equipes, recursos e partes móveis individuais. 

  • O pipeline de entrega contínua ajuda empresas de grande porte a atender requisitos rígidos para qualquer código ou produto a ser lançado 

  • Conta com uma estrutura para gerenciar várias equipes e relacionamentos entre negócios, desenvolvimento, operações e suporte 

  • Entrega ao gerente de projeto maior controle sobre possíveis atrasos e planejamento de lançamento 

Ele também incorpora princípios enxutos para reduzir desperdícios em todo o processo de fabricação e gerenciamento de portfólio. 

A estrutura SAFe é ideal para grandes empresas de desejam abraçar a metodologia Agile e se mover mais rapidamente sem abrir mão do controle sobre o cenário geral. 

Gerenciamento de Projetos da Cadeia Crítica (CCPM) 

O Gerenciamento de Projetos da Cadeia Crítica é uma estrutura ou método mais tradicional de gerenciamento de projetos. Trata-se de planejar o fluxo de trabalho e o cronograma ideais para um projeto, maximizando o uso de recursos e pessoal. 

O método pega o conceito de um caminho crítico – a cadeia mais longa de atividades de projeto dependentes – e o transforma em uma estrutura abrangente. 

No CCPM, é possível mapear dependências, estimativas de tarefas e os recursos necessários. Com isso é estimado os buffers para cada etapa do projeto até sua conclusão, monitorando cada etapa e o tempo de cada estágio. No lugar de buscar um caminho crítico, é possível combinar e manipular recursos para criar o plano de projeto ideal, com o objetivo de encontrar o cronograma e orçamento mais benéfico. 

A estrutura CCPM é ideal para empreiteiros, construtoras e outras empresas de serviços com dependências complexas e que precisam otimizar seus cronogramas o máximo possível. 

Kanban 

O Kanban é uma estrutura para implementar princípios Lean em processos e projetos. Em vez de interações cronometradas, o Kanban também se concentra na melhoria e entrega contínuas. Ou seja, assim que um recurso é finalizado e testado, ele é ativado. 

Com isso, é possível dividir o fluxo de trabalho em partes acionáveis em um quadro Kanban, que na Monday.com se parece com isso: 

A coluna de pendências traz todos os itens de trabalho ou recursos descritos no escopo do projeto. As demais colunas refletem o fluxo de trabalho para adicionar recursos ou fabricar uma peça do produto. 

Apesar de ser tão simples quanto criar, testar e entregar, o Kanban pode envolver muito mais etapas. Ele limita os itens de trabalhos em andamento (WIP) com base no tamanho da equipe e na carga de trabalho ideal, em torno de 1-2 para cada membro da equipe. 

Além disso, o Kanban não especifica o tamanho da equipe ou funções. No lugar, ele mantém a estrutura existente, mas se concentra na comunicação, colaboração contínua com os clientes e em dar voz para todos os envolvidos. 

A estrutura Kanban é ideal para projetos de desenvolvimento rápido com mudanças de prioridades e um fluxo de trabalho complexo, mas previsível, como P&D, marketing, correção de bugs, entre outros. 

Como adaptar um modelo de estrutura de gerenciamento de projetos 

Qual a melhor maneira de colocar uma nova estrutura de gerenciamento de projetos? No lugar de tentar construir algo do zero, comece com um projeto pronto. A Monday.com oferece uma ampla variedade de modelos que atendem a diferentes estruturas e empresas. Por exemplo, se a opção for pelo Scrum, é possível usar um modelo pronto para o planejamento de sprint. 

Se a escolha for pelo Kanban, é possível usar qualquer um dos modelos personalizados de fluxo de trabalho para equipes de design ou um modelo básico de fluxo de trabalho de equipe. A partir daí, basta criar uma exibição no Kanban para começar a personalizar o quadro.  

Esses modelos são apenas o começo. O que realmente torna a plataforma Monday.com a melhor plataforma de espaço de trabalho digital é a flexibilidade. Com alguns cliques é possível ajustar esses modelos e moldá-los ao fluxo de trabalho da equipe ou empresa. 

Além disso, com o Kanban é possível adicionar colunas apenas incluindo um novo rótulo à coluna de status na visualização em grade. 

Se outra estrutura for utilizada ou uma visualização diferente, é possível adicionar várias colunas para os diferentes estágios do fluxo de trabalho. A Monday.com facilita a personalização e adaptação de cada modelo a cada fluxo de trabalho. 

Adicione responsáveis, testes de várias etapas, arquivos de projeto, controle de tempo ou outros elementos, caso seja necessário. Também é possível usar a ampla gama de integrações e automações fornecidas pela Monday.com para tornar o fluxo de trabalho do projeto mais suave. 

Use integrações e automações para tornar o projeto mais fácil 

Criar a atualizar manualmente a plataforma de gerenciamento de projetos com novas informações e aplicativos pode ser cansativo, mas a Monday.com oferece uma integração para tornar o processo mais simples. 

Por exemplo, usar um serviço de helpdesk para receber relatórios de bugs e adicionar itens automaticamente ao backlog do produto ou à coluna de tarefas do Kanban.  

Também é possível adicionar notas automaticamente às solicitações de suporte quando o status do item mudar na Monday.com. 

Por exemplo, gerar notificações automaticamente para que o suporte envie uma mensagem ao cliente informando que um bug foi corrigido e agradecer por sua contribuição. 

As opções são infinitas e a economia de tempo permite que todos se concentrem no trabalho que realmente importa. 

Com a estrutura certa, as empresas podem orientar seus projetos para obter os melhores resultados, melhorar a colaboração entre as equipes e ser mais produtiva. Tudo depende de escolher uma estrutura de gerenciamento de projeto que se adapte ao fluxo de trabalho, setor de atuação e objetivos dos negócios. 

A Monday.com torna mais fácil que sua empresa comece a trabalhar com a estrutura de gerenciamento de projetos correta. Fale com um dos nossos especialistas e deixe a Solo Network te ajudar no processo de implantação da plataforma. 

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479