8 benefícios do BIM para a construção civil

8 benefícios do BIM para a construção civil

by Equipe comunicação Solo Network | Jan 23, 2023
Benefícios do BIM

O Building Information Modeling (BIM) é um processo de criar e gerenciar informações durante todo o ciclo de vida de uma construção. Normalmente, usa um software de modelagem em 3D para melhorar a visibilidade do projeto e aumentar a produtividade de consultores e empreiteiros durante o ciclo de vida do ativo. E esse processo está em constante evolução. Se antigamente, quando CAD significava apenas o AutoCAD 2D, e os padrões CAD diziam respeito apenas a nomear camadas e atribuir a espessura das linhas, hoje, o trabalho de engenheiros e arquitetos evoluiu assustadoramente. 

Se no passado ainda mais distante, um projeto de construção dependia unicamente de caneta, papel e maquetes, essas formas não ofereciam detalhes perceptíveis dos projetos, o que exigia uma razoável dose de imaginação para a visualização do projeto. Hoje, com a disseminação de ferramentas 3D, como o AutoCAD, Civil 3D e Revit, da Autodesk, a representação da arquitetura por meio de imagens detalhadas se tornou uma realidade. 

Com isso, um mundo de serviços adjacentes ao projeto surgiu, como serviços de modelagem e renderização 3D, o que também mudou a maneira com que os profissionais do setor realizam seu trabalho. 

Benefícios do BIM 

No setor de construção, os projetos devem ser precisos, convenientes e, principalmente, seguros. Apesar de, conceitualmente, isso parecer simples e lógico, os processos voltados para a construção são complexos e qualquer falha pode comprometer a estrutura.  

Como o BIM abrange todas as informações da construção: relações espaciais, informações geográficas, quantidades e propriedades, a tecnologia facilita o gerenciamento do projeto, torna o controle do processo de construção mais eficiente e melhora a colaboração e comunicação entre os profissionais envolvidos, tornando o processo de decisões e gerenciamento de riscos mais inteligente. 

O BIM se tornou um elemento crítico e fundamental para que o planejamento, design e construção sejam bem-sucedidos, garantindo uma colaboração efetiva e eficiente entre os profissionais envolvidos no projeto. 

Se, historicamente, um projeto 2D era utilizado para detalhar informações sobre os projetos de construção, um projeto 3D permite que cenários sejam simulados, custos estimados e falhas detectadas rapidamente, por exemplo, é possível calcular custos relacionados ao nivelamento do solo, simular efeitos climáticos e até considerar o impacto da obra nos terrenos vizinhos. Mas o BIM é muito mais que apenas um modelo de design 3D. 

O BIM também captura informações sobre a operação e gestão do ciclo de vida da construção, incluindo dados sobre sua manutenção e expansões futuras. Ou seja, o BIM pode ser considerado um gêmeo digital da construção, contribuindo, até, para tornar a logística mais eficiente, por exemplo analisando a necessidade de guindastes e guinchos, durante toda a construção. 

  1. Comunicação - Apesar de desenhos e maquetes terem facilitado na apresentação de projetos, nem todos os clientes conseguem visualizar claramente seus aspectos, o que exige do profissional uma apresentação mais detalhada e visual. Os dados gerados pelo BIM permitem tornar o projeto mais realista, mostrando detalhes mais complexos de forma que sejam facilmente compreendidos por qualquer pessoa, mesmo que não tenha conhecimentos em construção civil. 

  2. Flexibilidade - Essa visão mais detalhada, além de transmitir os conceitos de forma transparente, permite que opções e soluções sejam discutidas para otimizar o projeto de acordo com as necessidades do cliente. Como, ao longo do projeto, podem surgir necessidades de alterações e melhorias, inclusive alterações no conceito, o BIM torna esse processo mais cômodo, simples e ágil, afinal, o projetista não precisa redesenhar todo o projeto para adicionar alguma alteração. Além disso, a ferramenta torna a detecção de erros e mudanças necessárias mais fácil, permitindo que o design seja alterado a qualquer momento.

  3. O BIM permite que informações sobre materiais e soluções de engenharia sejam analisadas, implementadas ou trocadas quantas vezes forem necessárias durante o planejamento, permitindo reduzir custos sem que a segurança e estabilidade da estrutura sejam impactadas. Ao garantir maior precisão no uso de materiais durante as fases iniciais do projeto, menor a chance de retrabalho com a obra em andamento.

  4. Colaboração - Além de permitir realizar alterações facilmente, a maneira com que um projeto é desenvolvido também mudou radicalmente nos últimos anos. As ferramentas CAD atuais permitem o compartilhamento de informações, tornando a comunicação com outros profissionais mais ágil, deixando o processo de revisão e melhorias no projeto mais ágil e fácil, além de garantir uma maior integração entre equipes de diferentes setores para identificar necessidades que exijam alterações no projeto.

  5. O BIM permite que projetistas e clientes visualizem um projeto mais claramente e de forma mais eficaz que os modelos 2D. Além disso, soluções CAD modernas oferecem o recurso de tour virtual que entrega uma ideia do layout, conceitos e detalhes do projeto, fazendo com que o cliente tenha uma imagem completa de como a construção irá ficar quando terminada, permitindo que alterações sejam incluídas facilmente

  6. O BIM também torna a análise de um projeto mais eficiente, permitindo que erros e falhas sejam facilmente detectados e corrigidos antes mesmo que a construção seja iniciada, reduzindo os altos custos que uma falha no projeto pode causar depois que a obra estiver em andamento. Os modelos 3D permitem a rotação 360º do projeto, o que torna, até mesmo para pessoas leigas, a visualização de detalhes e identificação de problemas mais fácil e ágil.

  7. Prazos - O BIM também contribui para que os projetos sejam realizados dentro do prazo contratado. Com a captura de dados gerados por meio de drones, imagens da construção podem ser integradas ao sistema para comparar as imagens com o projeto digital. Além disso, o uso de drones permite que a obra seja monitorada. 

  8. Futuro - Assim que o projeto for concluído, os modelos 3D podem ser arquivados para uso posterior. Isso é muito útil para quando for necessário realizar alguma modificação, adaptação ou atualização do projeto original. Além disso, é possível armazenar as informações na nuvem, tornando-as acessíveis de qualquer lugar. 

Por que usar o AutoCAD 

O AutoCAD transformou a indústria da construção e criou uma nova era de práticas para projetos de construção civil voltadas para o mundo digital, já que, até então, arquitetos e engenheiros precisavam se debruçar sobre enormes pranchetas de projetos para realizar seu trabalho, projetando e medindo cuidadosamente cada traço no papel. 

E o AutoCAD mudou totalmente isso. No lugar de depender de lápis, caneta, papel, régua, compasso, etc., desenhistas passaram a se dedicar ao design, à idealização de um projeto, tornando o processo de execução automatizado. 

Criado pela Autodesk, o AutoCAD permite a criação e edição de projetos em 2D e 3D, com a criação de modelos geométricos na tela, oferecendo uma gama enorme de possibilidades para a realização de um projeto de Design 3D ou 2D. 

Então, por que usar o AutoCAD? 

  • Para acelerar projetos em 2D ou 3D 

  • Para colaborar com diferentes equipes e por meio de diferentes dispositivos 

  • Para garantir maior fidelidade e compatibilidade aos DWGs 

  • Para potencializar a produtividade por meio de diversas ferramentas 
    - Conjunto de ferramentas do Architeture 
    - Conjunto de ferramentas do Mechanical 
    - Conjunto de ferramentas do Map 3D 
    - Conjunto de ferramentas MEP 
    - Conjunto de ferramentas do Electrical 
    - Conjunto de ferramentas do Plant 3D 
    - Conjunto de ferramentas do Raster Design 

Torne seus fluxos de trabalho mais eficientes. Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba por que usar o AutoCAD com a Solo Network. 

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479