by
Equipe comunicação solo network
| Jun 29, 2022
Você realmente sabe a diferença entre EPP e EDR? Compreender isso pode ser essencial para responder a uma máxima atual: endpoints serão abordados de alguma forma, em algum momento, seja por phishing, pelo download de softwares em websites de baixa reputação ou qualquer outra forma de ataque. É necessário evitar que endpoints funcionem como uma porta de entrada para ambientes corporativos, e soluções que combinam EPP e EDR podem ser a resposta.
Segundo a Kaspersky, a vida útil de um golpe de phishing é de 24 horas, o que dificulta sua detecção e bloqueio. Usar uma solução nos endpoints e servidores com função contra esses ataques reduz as possibilidades de infecção.
Por outro lado, enquanto antes as ferramentas para a criação de ataques avançados eram de difícil acesso, direcionadas principalmente a grandes empresas e agências governamentais, hoje elas aparecem periodicamente no mercado aberto. Criadores de malware fornecem códigos e cibercriminosos se unem em grupos. Nisso, pequenas e médias empresas com ferramentas de proteção sofisticadas também viram alvo de ataques complexos.
Entendendo a diferença entre EPP e EDR
De acordo com a Gartner, as duas categorias líderes de proteção de endpoints são o EDR e o EPP. Mas qual a diferença entre EPP e EDR? O que são e como eles podem ajudar Enquanto endpoint protection platforms (EPP) previnem ameaças de segurança como malwares conhecidos e desconhecidos, o endpoint detection and response (EDR) detecta e responde ameaças que o EPP e outras ferramentas não alcançam.
Muitas plataformas como as da Kaspersky combinam essas duas abordagens para combater ameaças em massa e avançadas.
O que é EDR?
Para entendermos a diferença entre EPP e EDR podemos começar analisando o segundo. O endpoint detection and response é um tipo de solução de segurança que oferece visibilidade em tempo real sobre as atividades de um endpoint. Isso é feito por meio da detecção de comportamentos maliciosos, monitorando e gravando dados do endpoint, e respondendo às ameaças. Equipes de segurança de TI podem analisar os dados e impedir ameaças.
Uma solução de EPP sozinha não consegue responder a ataques avançados como APTs (amaça persistente avançada) e ataques sem arquivo, que podem danificar redes organizacionais. Soluções avançadas de EDR conseguem implementar cenários básicos necessários a uma ampla variedade de empresas, recursos de investigação e resposta, avaliando a verdadeira escala, a origem do ataque e fornecendo uma resposta automática em todas as estações de trabalho envolvidas. Também permitem proteger servidores de e-mail e gateways da internet e bloquear automaticamente ameaças avançadas, desconhecidas e complexas.
Pesquisa da Kaspersky realizada em 2021 revelou muitas equipes de TI autorizam funcionários a manter sistemas desatualizados, o que gera brechas para novas vulnerabilidades. Considere adotar uma solução que deixa sua empresa mais tranquila para acompanhar e aceitar atualizações.
O que é EPP?
No segundo passo de nosso levantamento das diferenças entre EPP e EDR, chegamos ao primeiro. Plataformas de proteção de endpoint buscam prevenir ameaças tradicionais como o conhecimento malware e outras mais avançadas como ataques sem arquivo, ransomware e vulnerabilidades de dia zero. Algumas soluções de EPP incluem capacidades de EDR, mas vamos focar nas questões mais próprias do EPP.
Um EPP detecta atividades maliciosas por meio de diferentes métodos:
- Detecta ameaças que utilizam assinaturas de malware conhecidas;
- Sandboxing – teste de comportamento malicioso de arquivos antes de permitir que sejam executados;
- Análise comportamental – determina a linha de base do comportamento do endpoint e identifica anomalias;
- Analisa binários e procura características maliciosas antes da execução utilizando algoritmos de aprendizado de máquina;
- Bloqueio de acesso ou permissão apenas a endereços e aplicativos específicos.
Visualizando a diferença entre EPP e EDR
Embora sejam integrados em muitas plataformas, o EPP e EDR têm suas capacidades particulares. Vejamos: enquanto o EPP não exige supervisão ativa, o EDR tem uma detecção de ameaças ativas; o EPP combate ameaças conhecidas e algumas desconhecidas, e o EPP habilita imediata resposta a incidentes que o EPP não poderia detectar; o EPP é uma prevenção passiva a ameaças; o EDR, ajuda a investigar e conter ataques já ocorridos; o EPP não oferece visibilidade das atividades nos endpoints, o EDR agrega dados de endpoints presentes em toda uma organização.
Temos mais pontos de diferença entre EPP e EDR, mas essas já ajudam a explicar o papel de cada solução. A Solo Network te auxilia a escolher a plataforma ideal para o seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas.