by
Equipe comunicação solo network
| Jun 18, 2022
Empresas que já entenderam os benefícios da migração para Microsoft 365 podem contar com diferentes vantagens em segurança, performance e atualização. Mas, para que o processo seja realizado com sucesso, também é preciso, primeiro, ter planejamento e organização, para só então efetuar a mudança.
Organizações de diferentes setores no mundo inteiro têm utilizado tecnologia em nuvem para conquistar mais resultados. Ferramentas da Microsoft auxiliam empresas de diversos tamanhos e necessidades, como as que atuam com trabalho híbrido, a fornecer formas móveis e mais modernas de trabalhar. A segurança também é outro ponto - a Microsoft até oferece recompensas a especialistas e pesquisadores em cibersegurança de fora da empresa que encontrem bugs no Microsoft 365 e em outros serviços.
Mesmo após todas as comparações entre produtos, análises de prós e contras, muita pesquisa e, enfim, a decisão pela migração para Microsoft 365, contudo, ainda há alguns cuidados que devem ser vistos para uma experiência completa com a nuvem de produtividade da Microsoft.
Explicamos três pontos que você precisa considerar para evitar problemas que poderiam surgir com um planejamento ineficiente, tais como: perda de dados, inatividade, atrasos e mau funcionamento.
Confira 3 pontos para uma migração para Microsoft 365 de sucesso
Defina o tempo de transferência
Delimitar o tempo de migração para Microsoft 365 vai permitir que a sua organização tenha o prazo ideal para, por exemplo, preparar as equipes, calcular os custos, antecipar problemas e evitar riscos. No seu planejamento de tempo, inclua essas questões para avaliar o período ideal, conforme características como o tamanho das equipes e o nível de sensibilidade dos dados. Você pode decidir também se a migração será feita de uma só vez ou por estágios. A Microsoft disponibiliza um checklist que pode auxiliar todo esse planejamento.
Gerencie uma comunicação clara
Adotar um serviço que transforma a rotina de grande parte da empresa exige o envolvimento dessas equipes no planejamento, de forma clara e eficiente. Todos da organização precisam ser informados e integrados no processo de migração para Microsoft 365, conhecendo cada papel que precisa ser desempenhado. Com isso, as equipes também têm a oportunidade de montar seus próprios planejamentos, de acordo com as necessidades de seus setores.
Confira algumas dicas que podem ajudar nessa comunicação:
- Compartilhe os objetivos e a linha do tempo de migração com os funcionários
- Ofereça treinamentos internos para as equipes de todos os setores
- Tenha um canal aberto para receber feedbacks e, a partir deles, promover possíveis revisões no plano
Determine as configurações
Outro ponto importante é delimitar as definições de configuração antes da migração para Microsoft 365. Entre as questões a serem vistas estão:
- Autenticações de multifator
- Adequação das páginas no SharePoint
- Verificação da adequação das contas de e-mail
No final dos processos de configuração, é importante testar e conferir se cada um dos procedimentos realizados no cotidiano de trabalho está funcionando adequadamente.
Migração para Microsoft 365 com a Solo
O Microsoft 365 reúne os principais aplicativos da empresa com serviços avançados de nuvem e de segurança e gerenciamento de dispositivos, com a possibilidade de personalização. Com ele, clientes empresariais podem garantir uma simplificação do gerenciamento de TI e evitar potenciais riscos de segurança e conformidade.
Contar com o suporte de um parceiro como a Solo Network vai te auxiliar em cada um desses passos ou mesmo garantir o planejamento e gerenciamento da migração para Microsoft 365. A Solo Network é revenda no nível de parceiro LSP (Licensing Solution Provider) e CSP (Cloud Solution Provider) Microsoft, o que a credencia a fornecer serviços e softwares em contratos de todos os tamanhos, bem como impulsionar a adoção de soluções de tecnologia na nuvem. Entre em contato com nossos especialistas.