por Atilla Arruda, diretor de vendas da Solo Network
Entre os desafios atuais enfrentados pelas empresas brasileiras está a escassez de mão de obra em TI. Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), mostra que são necessários 159 mil profissionais para suprir as necessidades do mercado. Porém, apenas 53 mil pessoas se formam na área, por ano. O relatório ainda prevê que as organizações vão demandar 797 mil especialistas até 2025.
As áreas, com os maiores déficits são segurança da informação, Inteligência Artificial, arquitetura de nuvem e automação. Para contornar o problema, a contratação de serviços gerenciados (MSP) surge como alternativa. Um relatório da Markets and Markets estima que esse mercado deve crescer US$ 354,8 bilhões nos próximos três anos, impulsionado exatamente para falta de profissionais qualificados.
Além de suprir a falta de mão de obra, outros fatores têm influenciado a contratação de serviços gerenciados, como a necessidade de as organizações estarem alinhadas às tendências tecnológicas, a garantia de conformidade regulatória – como a LGPD, por exemplo – e o aumento das ameaças cibernéticas.
Os MSPs podem preencher diversas lacunas do setor de TI dentro de uma organização, e o modelo traz diversos benefícios. Como esses provedores são responsáveis por assegurar a disponibilidade do serviço em tempo integral, as empresas não precisam se preocupar com interrupções, o que reduz o tempo de inatividade, levando a maiores retornos sobre o investimento e mais produtividade.
Além disso, a vantagem que mais chama a atenção das empresas para a contratação desses serviços é a redução de custos. Principalmente, os relacionados a recrutamento, treinamentos e encargos de profissionais em tempo integral. Os MSPs também permitem uma melhor previsibilidade financeira, já que geralmente os custos são fixos e escalonáveis de acordo com a demanda.
Também é importante destacar que as equipes que atuam nos MSPs são altamente qualificadas, com treinamentos e certificações oferecidos pelos próprios fabricantes das soluções e ferramentas. Isso garante a qualidade dos serviços prestados.
Cibersegurança lidera escassez
De acordo com relatório Cybersecurity Workforce Study, há uma escassez global de 4,6 milhões de especialistas de segurança cibernética. Os motivos para esse déficit estão no aumento contínuo de ameaças, cada vez mais sofisticadas, e na necessidade de conformidade com as normas e regulamentações vigentes.
Neste cenário, muitas organizações optam por priorizar os investimentos em segurança. Os serviços gerenciados têm sido a saída, não apenas para preencher a lacuna de profissionais, mas para acessarem soluções atualizadas que acompanhem a evolução dessas ameaças para atuar de maneira preventiva.
Os provedores de serviços gerenciados de segurança contam com centros de operações de alta disponibilidade para fornecer serviços 24 horas, 7 dias por semana. Manter uma estrutura interna nestes moldes é inviável para as empresas, diante da realidade do mercado.
Assim, é possível afirmar que os serviços gerenciados de TI são imprescindíveis para empresas que querem manter a competitividade. Na medida em que o ritmo de transformação digital se acelera e as infraestruturas de TI crescem em amplitude e complexidade, contar com um apoio especializado e eficaz em segurança e desempenho, faz toda a diferença.
Fonte:
Datacenter Dynamics