A Sinqia migrou 200 terabytes de dados da Itaú Soluções Previdenciárias para a nuvem Azure da Microsoft, em um projeto com consultoria da Solo Network.
A migração se deu depois da Sinqia comprar a fornecedora de softwares e serviços para o segmento de previdência fechada do Itaú, em uma operação de R$ 82 milhões fechada em agosto de 2020.
O ambiente da empresa adquirida era 100% em data center local. A migração foi feita em um final de semana, usando o Azure Data Box, uma solução que ajuda na migração de grandes quantidades de dados de maneira criptografada.
“O uso do Azure Data Box resolveu o problema de tempo e segurança que tínhamos no projeto”, diz Thiago Campos Pereira, CIO da Sinqia.
A migração dos dados da Itaú Soluções Previdenciárias acontece dentro de uma política da Sinqia de centralizar dados oriundos de diversas aquisições na nuvem da Azure.
Até agosto de 2020, a Sinqia já tinha consolidado ambientes distribuídos em sete provedores diferentes de data center.
A visão da empresa é uma transição gradual do modelo PaaS (Plataforma como Serviço) para o SaaS (Software como Serviço), para suportar sua aplicação e oferecer seu software aos clientes como serviço.
A Solo Network é parceira de fabricantes de software e hardware, com destaque para as soluções Microsoft, Kaspersky, Adobe, CheckPoint, Huawei, Autodesk, Workplace From Meta, entre outras.
A empresa tem 6 mil clientes ativos e operações em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Salvador.
Fonte:
Baguete