A Solo Network, integradora e implementadora de soluções corporativas de TI, auxiliou a transformação digital da Sinqia, uma das maiores provedoras de tecnologia e serviços para o setor financeiro no Brasil.
Em franca expansão, em meados de 2020, a Sinqia adquiriu a solução de previdência de uma grande instituição financeira nacional, uma das principais fornecedoras de softwares e serviços para o segmento de previdência fechada, em uma operação de R$82 milhões. O ambiente da empresa adquirida era 100% em data center local e o grande desafio era migrar aproximadamente 200 terabytes de dados para o Azure, em um final de semana, garantindo padrões rígidos de segurança dos dados e evitando a concorrência da migração com a produção.
Diante desse desafio, a Sinqia procurou a Solo Network e a Microsoft para apoiar na execução do projeto. Após analisar o cenário, com o apoio do time de especialistas Microsoft e Solo Network definiu-se realizar a migração utilizando o Azure Data Box.
A escolha pela ferramenta se deu devido ao fato dos dispositivos do Data Box moverem dados para o Azure com facilidade. Usando ferramentas de cópia comuns, como o Robocopy, é possível mover grandes quantidades de dados ao Azure quando estiver limitado pelo tempo, pela disponibilidade da rede ou pelos custos. Todos os dados são criptografados em AES, o que torna o procedimento mais seguro, e os dispositivos são limpos após o upload de acordo com os padrões da Publicação Especial do NIST 800-88, revisão 1.
“O uso do Azure Data Box resolveu o problema de tempo e segurança que tínhamos no projeto. Vale destacar a importância de ter parceiros fortes e com experiência como a Solo Network, que faz toda a diferença na entrega de um produto e/ou serviço de qualidade para os nossos clientes”, diz Thiago Campos Pereira, CIO da Sinqia.
No projeto da Sinqia, – que foi um dos pioneiros na utilização do Azure Data Box – o acompanhamento e o monitoramento do início ao fim da execução foram essenciais para o sucesso da proposta, sendo o ambiente cuidadosamente preparado para que os dados fossem copiados com segurança, garantindo a continuidade dos negócios, sem impactos para o cliente.
“A implementação de uma solução pioneira, segura e feita em tempo recorde, diz muito sobre a alta capacidade da equipe técnica da Solo Network e da disponibilidade de uma grande empresa como a Sinqia em se transformar digitalmente, além de permanecer competitiva perante o mercado, adotando tecnologias de ponta ao abrir o caminho para a migração de dados”, finaliza Max Camargo, CEO da Solo Network.
Fonte: ABES