O relatório ISG Provider Lens™ vê empresas brasileiras buscando soluções baseadas em nuvem em resposta à pandemia do COVID-19
O Brasil viu um aumento dramático na demanda por serviços em nuvem durante a pandemia do COVID-19, incluindo o escritório baseado em nuvem da Microsoft e ferramentas de colaboração, de acordo com um novo relatório publicado hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), empresa líder global em pesquisa e consultoria.
O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Ecosystem 2021 para o Brasil encontra empresas no país que procuram parceiros para ajudá-las a implantar e usar ferramentas baseadas em nuvem da Microsoft.
“Com as regras de distanciamento social estabelecidas praticamente da noite para o dia, a demanda por serviços em nuvem no Brasil aumentou consideravelmente”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global ISG Provider Lens Research. “Muitos provedores de serviços em nuvem relataram atividade intensa, com o mercado buscando alternativas para os modelos operacionais locais.”
A pandemia do COVID-19 produziu ondas de mudança no mercado brasileiro, diz o relatório. As empresas procuraram economizar custos por meio dos serviços em nuvem e do uso de serviços gerenciados para o Microsoft Azure.
Além disso, o número de usuários do pacote Office 365 baseado em nuvem da Microsoft cresceu significativamente no Brasil, acrescenta o levantamento. Uma parte significativa da atividade de negócios dos provedores de serviços começou com organizações que buscavam migrar e modernizar o software Office.
Muitas empresas no Brasil também procuraram migrar suas instalações SAP de um ambiente local para a nuvem, diz o relatório. As empresas que estão migrando o SAP para a nuvem relataram vantagens como uma infraestrutura ágil, com menos tempo de inatividade, menor risco e redução de custos.
O levantamento também vê o ecossistema de parceiros da Microsoft gerando mais de 95% da receita da empresa no Brasil. À medida que a Microsoft expande seu portfólio de produtos, a empresa transfere seus serviços complexos e de valor agregado para sua rede de parceiros.
Os parceiros da Microsoft, por sua vez, devem demonstrar que são adaptáveis e ágeis para competir no mercado brasileiro, acrescenta o relatório. Enquanto os fornecedores globais preferem grandes empresas como clientes, os parceiros locais da Microsoft têm uma oportunidade crescente no mercado intermediário do país.
O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Ecosystem 2021 para o Brasil avalia os recursos de 58 provedores em seis quadrantes: Serviços Gerenciados para Azure para grandes contas, Serviços Gerenciados para Azure para empresas de médio porte, Office 365 – Modern Workplace para grandes contas, Office 365 – Modern Workplace para o mercado intermediário, Dynamics 365 e SAP no Azure.
O relatório aponta a Accenture (Avanade) como líder em quatro quadrantes e IBM e Venha Pra Nuvem como líderes em três. AlfaPeople, Brasoftware, Capgemini, Cloud Target, Dedalus, DXC Technology, FCamara, GRVPPE, Ingram Micro, ITCore, Nexer, Solo Network, SOU.cloud e Teltec são todos líderes nomeados em dois quadrantes. Além deles, 4MSTech, BHS, Dell, Kumulus, Lattine, Logicalis, Pentare, Prime IT, SGA, Softtek, SoftwareONE e T-Systems são nomeados líderes em um quadrante.
As empresas Blueshift, Compasso UOL, DXC Technology, FCamara, Lattine, Nexer, T-Systems e VIVO foram nomeados Rising Stars – empresas com “portfólios promissores” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante.
Versões personalizadas do relatório estão disponíveis nos links da ITCore, Logicalis, T-Systems e Venha Pra Nuvem.
Sobre as Pesquisas ISG Provider Lens™
A série de pesquisas por quadrantes da ISG Provider Lens™ é a única avaliação desse tipo sobre os provedores de serviços, a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Países Nórdicos, Brasil e Austrália / Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre as ISG Provider Lens, visite a webpage.
Uma série de pesquisas complementares como os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferece uma avaliação inédita dos fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre a ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em consultoria e pesquisa em tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria em sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança; inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o uso digital que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria e de classe mundial em pesquisa, além de recursos analíticos com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.
Fonte:
Pier Magazine