A utilização da plataforma BIM no planejamento, projeto, execução e gestão de construções no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi apresentada como case no Autodesk University – AU Brasil 2017. A conferência reúne profissionais de engenharia e design de todo o país e foi realizada na terça-feira (19), em São Paulo.
O gerente de Infraestrutura e Obras do PTI, Rudi Eduardo Paetzold e o projetista Gustavo Martini apresentaram no AU Brasil 2017 sua satisfação e os projetos que vêm sendo realizados após a implantação da tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção) nos fluxos de trabalho relacionados a arquitetura, engenharia, construção, planejamento urbano e obras do Parque.
A participação do PTI na conferência também teve como objetivo discutir a implantação da tecnologia BIM em órgãos públicos, obras públicas, licitações para contratação de projetos e utilização da tecnologia para planejamento urbano e obras com o uso dos Softwares, Revit, AutoCAD Civil 3D, Infraworks, Navisworks Manager, que são alguns dos produtos que fazem parte da Architecture Engineering Construction Collection que é a coleção de produtos da Autodesk.
A Solo Network teve participação neste case, provendo toda a parte de licenciamento dos softwares para o PTI, auxiliando nos devidos cuidados com a legitimidade e especificidades de cada solução.
O BIM é um conceito de trabalho colaborativo que integra vários softwares, unindo todas as informações necessárias e dados gerados durante uma edificação, do projeto à conclusão da obra. O sistema foi implementado na área de Infraestrutura e Obras do PTI em 2016.
Entre as vantagens da tecnologia BIM, estão melhorias no gerenciamento de conflitos, maior precisão de informações, agilidade na elaboração de projetos e eficiência na execução da obra.
Fonte: Assessoria de comunicação PTI.org.br