O Windows 10 Pro for Workstations é uma edição de gama alta do Windows 10 Pro, vem com suporte exclusivo para hardware de PC de nível de servidor e foi projetada para atender às exigentes necessidades de missão crítica e calcular cargas de trabalho intensivas.
A Microsoft entende que os usuários avançados têm necessidades únicas para funcionar com eficiência e leva seriamente o feedback dos seus clientes. Grande parte desse feedback valioso é recebido através do Programa Insider, do Windows. Através dele, uma nova edição do Windows 10 Pro foi anunciada no dia 10 de agosto. Projetada para atender às necessidades de usuários avançados que utilizam seus PCs Workstations em cenários exigentes e de missão crítica, o Windows 10 Pro for Workstations será entregue como parte da Fall Creators Update, disponível no Outono.
O Windows 10 Pro for Workstations, criado a partir de comentários do Windows Insiders, apresenta novos recursos para aproveitamento do poder do hardware de PCs de alta capacidade
O valor do Windows 10 Pro for Workstations está alinhado diretamente para aumentar o desempenho e a confiabilidade dos PCs de alta capacidade, com os seguintes recursos:
-
ReFS (Resilient file system): O ReFS fornece resiliência em nuvem para dados em espaços de armazenamento tolerantes a falhas e gerencia volumes muito grandes com facilidade. O ReFS foi projetado para ser resistente à rompimentos, otimizado para lidar com grandes volumes, realizar autocorreção e muito mais. Ele protege seus dados com fluxos de integridade em seus espaços de armazenamento espelhados. Usando estes fluxos, o ReFS detecta quando um dado se corrompe em uma das unidades espelhadas e usa uma cópia segura na outra unidade para fins de correção e proteção.
-
Memória persistente: o Windows 10 Pro for Workstations fornece os aplicativos e dados mais exigentes, com o desempenho que eles precisam e com hardware de módulos de memória não volátil (NVDIMM-N). O NVDIMM-N permite que você leia e escreva seus arquivos com a velocidade mais rápida possível, a velocidade da memória principal do computador. Como o NVDIMM-N é uma memória não volátil, seus documentos ainda estarão lá mesmo quando você desligar sua workstation.
-
Compartilhamento de arquivos mais rápido: o Windows 10 Pro for Workstations inclui um recurso chamado SMB Direct, que suporta o uso de adaptadores de rede que possuem o recurso RDMA (Remote Direct Memory Access). Os adaptadores que possuem RDMA podem funcionar a toda velocidade e com latência muito baixa, enquanto usam muito pouco CPU. Para aplicativos que acessam grandes conjuntos de dados em compartilhamentos de arquivos SMB remotos, esse recurso permite:
-
Aumento da taxa de transferência: aproveita o throughput completo de redes de alta velocidade onde os adaptadores coordenam a transferência de grandes quantidades de dados na rapidez da linha.
-
Baixa latência: fornece respostas extremamente rápidas aos pedidos de rede e, como resultado, faz com que o armazenamento remoto de arquivos pareça estar conectado diretamente.
-
Baixa utilização de CPU: usa menos ciclos de CPU ao transferir dados pela rede, o que deixa mais energia disponível para outros aplicativos que estão sendo executados no sistema.
-
Suporte de hardware expandido: um dos principais pontos negativos expressados pelos Insiders do Windows foi o limite para aproveitar o poder bruto de sua máquina. Por isso, a Microsoft está expandindo o suporte de hardware no Windows 10 Pro for Workstations. Os usuários agora poderão executar o Windows 10 Pro for Workstations em dispositivos com configurações de alto desempenho, incluindo processadores Intel Xeon ou AMD Opteron do servidor, com até 4 CPUs (hoje limitados a 2 CPUs) e adicionar memória maciça de até 6 TB (hoje limitada Para 2TB).
A performance é um requisito muito importante neste mundo de inovação, onde tudo está em ritmo acelerado. A Microsoft continuará a investir no Windows 10 Pro for Workstations para permitir que os usuários avançados do Windows maximizem todos os aspectos de seu dispositivo de alto desempenho. O Windows 10 Pro for Workstations utiliza investimentos significativos, que o Windows criou em lançamentos recentes, para ampliar em um grande número de processadores lógicos e grandes quantidades de memória. As mudanças arquitetônicas no kernel do Windows aproveitam as famílias de processadores high-end, como o Intel Xeon ou o AMD Opteron, que fornecem um número elevado de núcleos em configurações de processador único ou multiprocessador.
Fonte: Windows Blogs (tradução livre)
Quer saber mais sobre o Windows 10 Pro for Workstations?