O bate papo desse mês foi com nosso Gerente de Contas Educacionais de Autodesk e Adobe, Glauber Vitor da Cruz, acerca do mercado educacional Autodesk; suas recentes mudanças e expectativas para o futuro. A seguir, as principais considerações:
As politicas educacionais da Autodesk com relação à disponibilização de software para instituições de ensino sofreram mudanças importantes, especialmente pelo fato de que agora softwares são passiveis de doação em inúmeros casos. Analisando a situação, Glauber caracteriza a área de investimentos de software como um gargalo na educação, pois existe uma demanda eminente das instituições na atualização dessas tecnologias e que, na maioria das vezes, não é suprida em função dos altos custos que isto envolve.
Essa politica de doação beneficia a todos, pois oferece aos alunos acesso aos softwares mandatórios de mercado e permite que as instituições de ensino reorganizem suas verbas de investimento, realocando-as em capacitação (atualmente também deficitária) dos docentes e discentes na utilização destas soluções, na reestruturação do parque de maquinas e até mesmo na aquisição de novas tecnologias; como as de captura, impressão e prototipagem, por exemplo.
Em resumo, este novo cenário permite um melhor acesso e aproveitamento de toda tecnologia disponível pelas instituições e um posicionamento mais transparente das revendas como Consultores Comerciais e Técnicos, melhorando assim a relação do usuário com os fabricantes nos ciclos de atualização tecnológica, que compreendem a escolha, aquisição e operação das soluções.