Após anunciar o fim do armazenamento ilimitado e um limite de 5 GB para contas gratuitas no início de novembro, a Microsoft voltou atrás e vai permitir que usuários mantenham até 30 GB de armazenamento grátis no OneDrive, sendo 15 GB do plano grátis padrão e 15 GB do bônus de câmera ativado pelo Windows Phone.
O fim do armazenamento ilimitado e as mudanças nos preços e planos pagos, porém, continuam valendo.
Para manter o bônus da câmera (se houver) e os 15 GB grátis que eram padrão nas contas do OneDrive, usuários precisam acessar um link - http://aka.ms/onedrivestorage. O acesso ao link precisa ser feito até 31 de janeiro de 2016; após essa data, o limite de armazenamento será reduzido para os 5 GB para usuários sem assinatura e que deixaram o prazo passar.
Quem não tiver o bônus de rolo da câmera ainda ficará com 15 GB após acessar o link; quem tiver o bônus, terá mais 15 GB, para um total de 30. Pelo anúncio inicial da Microsoft, todos os usuários - com ou sem o bônus - teriam o total reduzido para 5 GB.
A Microsoft informou ainda que usuários com mais de 5 GB de dados receberão uma oferta para assinar o Office 365 Personal grátis por um ano, o que dá direito à 1 TB de armazenamento. A oferta será enviada por e-mail.
O OneDrive é o serviço padrão para sincronização de dados no Windows 10 e no Windows Phone. A Microsoft justificou as mudanças afirmando que alguns usuários "abusaram" da oferta de armazenamento ilimitado no plano do Office 365 Home, chegando armazenar coleções inteiras de vídeo e gravações que totalizavam 75 TB (76.800 GB). Usuários pagantes que não estiverem de acordo com a mudança podem solicitar um reembolso.
G1