A Adobe anunciou nesta terça-feira (16) a versão 2015 da Creative Cloud, serviço de assinatura que dá acesso a várias ferramentas da empresa. A atualização traz novidades para softwares como Photoshop e Illustrator, mas o destaque fica para a integração com o Adobe Stock, banco de imagens recém-lançado que oferece mais de 40 milhões de fotos.
É muita coisa. Para você ter ideia, o Shutterstock, um dos mais antigos bancos de imagens do mercado, possui atualmente pouco mais de 56 milhões de itens. Mas o Adobe Stock não surgiu do zero: o serviço tem como base o acervo da Fotolia, empresa adquirida pela Adobe no início do ano por US$ 800 milhões.
Além de fotos, o Adobe Stock oferece ilustrações e gráficos vetoriais. Para atrair sua base de clientes para o serviço, a Adobe aposta em descontos generosos: o plano inicial, que dá acesso a dez imagens por mês, custa US$ 49,99, mas sai por US$ 29,99 para assinantes da Creative Cloud.
A integração do Adobe Stock com os softwares que fazem parte da Creative Cloud é feita principalmente via CreativeSync, ferramenta que sincroniza de modo inteligente imagens, fontes, gráficos, configurações e outros elementos.
Falando nos softwares da Creative Cloud, estes não receberam tantas atualizações quanto no ano passado, mas os updates da versão 2015 não deixam de ser interessantes.
O Photoshop CC e o Lightroom CC, por exemplo, ganharam o Dehaze, recurso que facilita a retirada de névoas de fotos. Já o Premiere Pro CC recebeu o painel Lumetri Color, que agiliza correções e outras tarefas recorrentes. A principal novidade do After Effects CC é o Uninterrupted Preview, função que possibilita ajustes de propriedades de uma composição sem afetar o playback. Por sua vez, o Illustrator CC ficou até dez vezes mais rápido.
Também há novidades em mobilidade. O destaque fica para o Adobe Hue CC, app que permite a captura e o compartilhamento de esquemas de cores ou iluminação a partir da câmera do iPhone.
As atualizações da Creative Cloud 2015 já estão disponíveis para assinantes. Para quem deseja aderir ao serviço, as assinaturas no Brasil custam a partir de R$ 22 reais por mês.
Fonte: TecnoBlog