O “Power BI for Office 365” pode obter dados de fontes públicas, analisá-los e colocar os resultados em um mapa.
A Microsoft está adicionando um conjunto de ferramentas de BI (Business Intelligence) ao seu serviço Office 365, incluindo alguns recursos ainda não encontrados em seus softwares “stand-alone”.
O Power BI for Office 365 “unifica todo o nosso conjunto de BI e o oferece como um serviço”, disse Eron Kelley, gerente geral de marketing de produto do Microsoft SQL Server. O serviço oferece aos usuários o que Kelly chama de “BI Self-Service”, ou “a capacidade de que o usuário mais próximo do problema de negócios unifique dados e informação”. O serviço será apresentado pela Microsoft durante sua Worldwide Partner Conference (Conferência Mundial de Parceiros, ou WPC) nesta semana em Houston.
O Office 365 já oferece alguns recursos de BI. O Office 365 ProPlus traz tanto os recursos Power View quanto Power Pivot através da versão online do Excel. Com este novo serviço os usuários terão uma página inicial, fornecida pelo SharePoint, junto com um catálogo de fontes de dados e um conjunto de ferramentas de análise. O Excel serve como o ponto de partida para a análise.
As fontes de dados, escolhidas por um administrador, podem ser obtidas dentro da própria organização, ou de fontes públicas de dados como tabelas da Wikipedia. O usuário poderá carregar uma ou mais fontes de dados em uma planilha online do Excel, e analisá-las através de várias novas ferramentas.
Uma delas, chamada Power Query e antigamente conhecida como Data Explorer, permite que o usuário puxe dados externos para uma planilha do Excel. É possível, por exemplo, criar uma planilha do Excel a partir de um feed do Twitter, dividindo o texto das mensagens, data de publicação, localização e nomes de usuário em colunas separadas.
Outra ferramenta, chamada Power Map, pode colocar informações com codificação geográfica em um mapa fornecido pelo Bing Maps. Ela pode resumir de forma visual, por exemplo, quantas mensagens do Twitter se originaram em cada cidade em um país, indicando o número de mensagens através da altura de uma barra sobre cada local no mapa. O Power Map surgiu como um plugin em versão beta para o Excel 2013 chamado GeoFlow.
Quando um usuário cria um relatório, ele pode ser publicado de volta no catálogo de dados da organização, onde outros poderão acessá-lo. A Microsoft está planejando o lançamento de um app móvel do PowerBI para aparelhos com o Windows 8 e iOS. Os relatórios, que são publicados através do Power View, também podem ser exportados em HTML5, além do formato padrão do Power View, que é baseado em Silverlight.
O Power BI também incluirá um novo mecanismo de busca em linguagem natural. Um usuário pode digitar algo como “Quanta renda o produto X gerou no ano passado” em um campo de buscas e o Power BI retornará um gráfico, baseado em dados existentes, mostrando a renda ao longo dos últimos anos. O mecanismo de busca em linguagem natural “torna as coisas mais fáceis para o usuário comum que não sabe como estruturar corretamente uma busca em SQL”, disse Kelly.
O preço do Power BI ainda não foi definido, embora saiba-se que ele será baseado em um modelo por usuário/mês. A Microsoft ainda não informou uma data em que o serviço estará disponível.