As empresas estão cada vez mais buscando nuvens privadas para controlar seus bens mais importantes, ao mesmo tempo em que ainda estão mudando para um ambiente de nuvem, segundo pesquisa da Technology Business Research (TBR). A TBR entrevistou 45 executivos que decidem sobre infraestrutura em nuvem e utilizou os resultados de 300 pesquisas online de profissionais similares e descobriu que os usuários estão rapidamente se movendo para nuvens privadas e híbridas e que colocam suas atividades corporativas mais importantes na nuvem privada, que oferece uma performance mais robusta, baixo custo e segurança.
Conheça os principais motivos que levam à adoção de nuvem privada/híbrida.
1. A nuvem privada já está aqui
A grande maioria, 72% dos executivos entrevistados, disse ter adotado, ou planeja adotar, a nuvem privada, uma vez que os usuários de nuvens públicas buscam complementar ou estender o uso da cloud. A rápida adoção de nuvens privadas é um sinal de que o cloud computing está evoluindo para públicos mais complexos.
2. Executivos de TI veem com bons olhos as nuvens privadas/híbridas
Ela está se tornando a alternativa mais popular de entrega a instalações on-premise, uma vez que os executivos utilizam-na mais frequentemente do que nuvens públicas, outsourcing ou aplicações pré-construídas.
3. Executivos migram em média cinco cargas de trabalho para nuvens privadas/híbridas
Enquanto nenhuma carga de trabalho se destaca como favorita, aquelas com menos dados sensíveis são as mais prováveis para serem migradas, como produtividade de desktop, backup e recuperação e armazenamento de dados.
4. Segurança e governança são obstáculos para a adoção
Os executivos, preocupados sobre as questões regulamentares, continuamente mantêm a segurança e a governança em instalações on-premise.
5. Segurança é a principal preocupação ao adotar a nuvem privada/híbrida
Mais de 40% daqueles que já estão utilizando nuvens privadas/híbridas listaram a segurança como a maior preocupação, a frente de custos com implementação e riscos regulamentares.
6. Operadoras lideram a adoção
Elas englobam a porcentagem mais alta de entrega de serviços de nuvem privada/híbrida dentre diversas categorias, à frente de nuvens próprias e appliances.
7. A grande maioria das empresas que adotou a nuvem privada utilizou serviços profissionais
As empresas que se veem orientadas por soluções somam 73% e, assim, ultrapassam aqueles que construíram suas próprias nuvens privadas, que totalizam 27%.
8. Próximos usuários consideram autosserviço para end-user
No futuro, o número de carga de trabalho das empresas a migrar para nuvens privadas/híbridas será mais que o dobro do atual, totalizando 11,3 cargas de trabalho.
Os tipos de carga de trabalho considerados incluem produtividade de desktop e servidor/streaming de aplicações.
9. Soluções de nuvem híbrida chamam a atenção de usuários de nuvem privada
Os executivos de TI levam mais em consideração a maioria fabricantes que combinam hardware, software e serviços, tais como IBM, HP e Dell.
10. Fabricantes conhecidos e bem posicionados em nuvem privada/híbrida
Fabricantes bem conhecidos como a Microsoft, IBM e HP, em se tratando de componentes de hardware e software, que oferecem produtos e serviços internamente e fornecidos por parceiros, estão bem posicionados para captar os futuros usuários de equipamentos de nuvem privada.