A Microsoft divulgou, nesta manhã, os preços de alguns modelos de sua linha de tablets Surface. O modelo mais barato vai custar 499 dólares nos Estados Unidos. Esse valor é idêntico ao preço inicial do novo iPad, da Apple. O Surface será oficialmente lançado junto com o Windows 8, no dia 25. As vendas começam no dia seguinte.
O Surface mais barato vem com 32 GB de memória, enquanto o iPad mais simples tem 16 GB. Mas um dos principais atrativos do tablet da Microsoft, o teclado destacável, é opcional nesse modelo mais simples. Um teclado formado por uma superfície sensível ao toque, que também funciona como tampa protetora para o tablet, eleva o preço para 599 dólares.
Já um teclado mecânico superfino, que deve proporcionar uma digitação mais confortável, custa 130 dólares. Com ele, o Surface básico passa a custar 629 dólares. Os tablets serão oferecidos, inicialmente, apenas nas lojas da própria Microsoft nos Estados Unidos. A empresa ainda não anunciou planos para venda em outros países.
Esses preços se referem ao Surface RT, que, como o nome sugere, emprega o Windows RT, versão simplificada do Windows 8. Diferentemente do Windows 8 completo, a versão RT não é compatível com os aplicativos hoje existentes para os PCs. Ela aceita apenas os novos apps criados para o Windows 8. A Microsoft pretende lançar, em janeiro, o Surface Pro, modelo que roda o Windows 8 completo.
O Wall Street Journal divulgou, hoje, que a Microsoft encomendou entre 3 e 5 milhões de unidades do Surface a seus fornecedores asiáticos. É um volume grande, comparável ao dos tablets Kindle Fire, da Amazon, e Nexus 7, do Google, vendidos por menos da metade do preço publicado para o Surface. O tablet será montado pela Asus, parceira da Microsoft no projeto.