A Kaspersky reportou neste fim de semana a existência de mais uma variedade de malware para Macs. Segundo a produtora de softwares de segurança, a praga virtual MaControl se espalha via anexos zipados de e-mails. Como a variante de malware foi descoberta recentemente, ainda não existe uma imagem clara da dimensão das infecções.
A Kaspersky explicou que o arquivo compactado normalmente carrega uma imagem JPG e um aplicativo executável, que uma vez acionado, age como backdoor na máquina. Caso o usuário mais desatento instale o malware, ele se enraíza no sistema e passa a dar acesso remoto a arquivos do computador e permite que seu controlador execute comandos no Mac afetado.
O backdoor faz uso da ingenuidade do usuário dos Mac OS X, que executa aplicativos confiante da imunidade do sistema. A abordagem usada na disseminação do MaControl depende também de que o sistema operacional não esteja atualizado com o recurso Gatekeeper, que evita a execução de aplicativos suspeitos. Se você receber um e-mail com um anexo zipado com o nome matiriyal.zip, fique atento.
As origens da infecção foram rastreadas até um endereço de IP criptografado, que, aparentemente, está localizado na China. Segundo a Kaspersky, as infecções com essa nova variedade de vírus foram observadas primeiramente na Turquia e, até o momento, não há informações que indiquem a possibilidade de uma nova epidemia.
No começo de 2012, o cavalo de troia Flashback foi responsável pelo maior ataque generalizado a sistemas Macs em toda a história, tendo sido distribuído por milhares de computadores em todo o mundo.
Proteja sua Empresa
Com as Soluções corporativas Kaspersky Open Space, Kaspersky Business Space, Kaspersky Enterprise Space e Kaspersky Total Space sua empresa está totalmente protegida deste e de outros malwares.