A Adobe anunciou sua nova versão do Acrobat, batizada de Acrobat X, voltada à colaboração e compartilhamento de documentos no formato PDF. É a décima versão do software, que começou a ser vendido em 1993, e agora tem como grande destaque sua maior integração com ferramentas da Microsoft.
O produto será vendido em três versões: Acrobat X Standard, Pro e Suite, além da versão gratuita do Acrobat Reader. Entre as principais novidades do produto estão a criação de rotinas automáticas para compartilhar arquivos, novos modelos, temas e cores para criação de documentos, maior integração com o Adobe Photoshop e compatibilidade com a plataforma de compartilhamento SharePoint, da Microsoft.
O Acrobat X também conta com novos recursos de exportação de arquivos para os formatos Microsoft Word e Excel. Os arquivos também podem ser compartilhados pelo serviço online Acrobat.com, da Adobe.
Já o Adobe Reader, com download gratuito, permite agora inserir comentários com as ferramentas Notas e Realce, traz maior integração com dispositivos móveis (com aplicativos para Android, Windows Phone 7 e BlackBerry) e maior proteção de documentos compartilhados.
Finalmente, o Acrobat Suite, é um pacote composto pelo Acrobat X Pro, Photoshop CS5, Captivate 5, Presenter 7 e Media Encoder CS5.
O novo Acrobat X começa a ser vendido no Brasil a partir de 15 de novembro na versão em inglês e 10 de dezembro em português.