Uma falha na atualização do antivírus da McAfee causou dores de cabeça entre diversos usuários do Windows XP esta semana.
O update, lançado no dia 21, causou panes no sistema e reboots constantes na máquina, impedindo qualquer tipo de ação.
O erro faz com que o antivírus passe a identificar componentes válidos do sistema como ameaças. Por exemplo, o SVCHOST.EXE é confundido com o vírus W32/Wecorl.a, o que faz o sistema isolar o arquivo contribuindo para o defeito.
A atualização não causou transtornos apenas nos escritórios de empresas. Segundo notícia publicada pela imprensa australiana, a rede de supermercados Coles teve problemas em 1.100 lojas, o que corresponde a 10% de seus estabelecimentos.
Em pelo menos 14 delas foi necessário fechar completamente a loja. Os caixas atingidos pelo bug simplesmente desligavam sozinhos, o que gerou confusão nos estabelecimentos.
As panes também afetaram os computadores de empresas como a Intel, universidades americanas e tirou do ar 40% dos computadores atendidos pela empresa britânica de terceirização de infra-estrutura de TI Centrality, por exemplo.
O problema fez com que o fórum de suporte da empresa ficasse cheio de mensagens de usuários com problemas. A empresa admitiu que enviou a atualização com bugs.
A McAfee divulgou uma página com a solução para o problema, que deve ser resolvido manualmente pelo usuário. Entre as opções, está a restauração dos arquivos corrompidos com uma ferramenta da companhia.