A Microsoft comunicou o lançamento no Brasil de sua solução Windows Multipoint Server, a oferta do sistema operacional Windows em computadores multiterminais. O produto foi criado como alternativa mais acessível para atender à demanda por tecnologia no mercado educacional onde a utilização do computador é concentrada em aplicações tecnológicas simples e navegação na Internet. Atualmente no Brasil esse mercado é representado por 197 mil instituições de ensino.
"A tecnologia da informação é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da qualidade de ensino no Brasil. Mas, atualmente, cerca de 36% dos estudantes matriculados no ensino fundamental hoje não têm acesso a computador na escola", comenta Emílio Munaro, Diretor de Educação da Microsoft Brasil. "Na Microsoft temos a preocupação de trazer ao mercado alternativas que viabilizem, cada vez mais, o acesso à tecnologia na educação".
O Windows Multipoint Server pode ser configurado com um servidor suportando até 10 monitores, teclados e mouses que funcionam em seções independentes. Segundo estimativas da Microsoft, a solução deverá representar uma economia estimada de, pelo menos, 27% do investimento inicial se comparado à aquisição do mesmo número de PCs numa estrutura de oito terminais. Além disso, a acessibilidade econômica do produto é potencializada pela redução de custos de manutenção e consumo de energia. Marcas como HP vão comercializar a oferta no País.
A HP comenta a oferta criada com a plataforma Microsoft, "A solução HP Multiseat baseada no Windows Multipoint Server 2010 ajudará as instituições de ensino a simplificar os ambientes de aprendizagem de uma forma acessível e sustentável", afirma Fabiano Takahashi, diretor do Grupo de Sistemas Pessoais, da HP. "Nosso compromisso está em incentivar os alunos a aprenderem em seu próprio ritmo, permitir aos professores gerenciar facilmente uma sala de aula e liberar os gerentes de TI do tempo consumido com manutenção".
A Microsoft também vai oferecer a solução Windows Multipoint Server em formato de licença de volume também para instituições de ensino que já contam com laboratórios multiterminais e desejam oferecer a plataforma Windows. Por meio de parceiros credenciados, a empresa vai oferecer suporte à solução que será beneficiada pelas atualizações automáticas do Microsoft Windows Update.