Menu com Submenu

EPP e EDR: soluções de proteção de endpoints que se complementam

by Equipe de comunicação Solo Iron | May 24, 2024
proteção de endpoints

Qualquer pessoa que utilize a tecnologia no dia a dia de trabalho entende a necessidade de proteger seus dispositivos. Soluções de proteção de endpoints, então, são fundamentais para detectar e prevenir ameaças cibernéticas, que crescem assustadoramente.

Entretanto, acompanhar essas ameaças pode ser um desafio gigantesco mesmo para profissionais de segurança cibernética experientes, principalmente em um mundo que a forma com que as pessoas trabalham e conduzem negócios mudou completamente. Hoje, é possível acessar dados e aplicativos de trabalho por meio de diversos dispositivos e de qualquer lugar. Dados são armazenados em diferentes locais, em data centers corporativos, na nuvem e nesses mesmos dispositivos, tornando o monitoramento muito mais complexo.

Isso significa que as empresas precisam adotar uma abordagem de proteção de endpoints robusta, com tecnologias avançadas, para defender seus endpoints contra violações de dados e vulnerabilidades de segurança. Mas, com a variedade de soluções e tecnologias disponíveis, entender quais as ideais para o ambiente de negócios pode ser muito difícil, sendo que duas tecnologias se destacam: a Detecção e Resposta de Endpoint (EDR) e a Plataforma de Proteção de Endpoint (EPP).

Na verdade, o EDR e o EPP, apesar de poderem ser implementados individualmente, não são tecnologias que se excluem ou possam ser usadas de maneira intercambiável. Eles são soluções de proteção de endpoints que se complementam e que dever ser utilizadas juntas.

O que é EPP?

A plataforma de proteção de endpoints (EPP) conta com tecnologias de proteção de endpoints que atuam de forma integrada para detectar e prevenir possíveis ameaças cibernéticas. Ela também ajuda a equipe de segurança cibernética a investigar e remediar incidentes por meio de técnicas de detecção.

O EPP coleta dados em todos os endpoints e, por meio de soluções baseadas em inteligência artificial (IA), análise comportamental e inteligência de ameaças consegue evitar violações de dados e vulnerabilidades.

Essa ferramenta conta com recursos de segurança preventiva, utilizando antivírus, firewall, listas de permissões e de bloqueio, análise comportamental e estática e criptografia de dados, para monitorar os endpoints e reduzir possíveis violações a proteção de endpoints. O EPP não pede monitoramento contínuo, exigindo das equipes de segurança cibernética intervenções apenas quando um incidente ou comportamento suspeito é detectado.

O que é EDR?

São ferramentas que fornecem proteção proativa de segurança cibernética. A detecção e resposta de endpoints monitora continuamente os dispositivos conectados à rede ou aos serviços em nuvem para identificar uma ameaça em potencial. No momento que a ferramenta detecta uma ameaça potencial a solução automaticamente executa uma resposta pré-determinada ou envia um alerta para que a equipe de segurança cibernética possa intervir.

O foco de um EDR é detectar e corrigir rapidamente ameaças que por algum motivo conseguiram contornar as defesas implementadas pela estratégia de proteção de endpoints. Para isso, oferece visibilidade em tempo real do comportamento dos dispositivos para que a equipe de segurança também consiga monitorar possíveis ameaças internas.

A maioria das ferramentas EDR utiliza recursos de IA e aprendizado de máquina para investigar comportamentos suspeitos e incidentes de segurança, reunindo essas informações para consolidar uma base de conhecimento.

Além desses recursos, o EDR consegue isolar códigos suspeitos, permitindo que a equipe de segurança possa examiná-los e fornece dados e logs para facilitar análises forenses após um ataque, além de monitorar violações relacionadas à política de acesso e normas de conformidade.

O que usar como solução de proteção de endpoints

Como citado acima, tanto o EPP como o EDR podem ser utilizados de maneira independente, mas, atualmente, muitos fornecedores incluem o EDR como parte vital da plataforma EPP.

Enquanto o EPP se concentra na prevenção de ataques utilizando técnicas de detecção e recursos passivos de proteção de endpoints, o EDR oferece maior visibilidade sobre cada endpoint e uma resposta a incidentes automatizada. O EPP evita ataques conhecidos, o EDR identifica incidentes que conseguiram contornar os recursos de segurança, principalmente vetores desconhecidos e mais complexos.

As ferramentas EDR fornecem um perímetro de segurança que otimiza a proteção de endpoint. Esse perímetro deve ser alinhado ao software EPP para tornar a estratégia de segurança mais robusta e permitir que os analistas SOC consigam monitorar o tráfego de dados em cada dispositivo por meio do EPP e responder aos alertas utilizando a ferramenta EDR. Isso deixa claro que o EDR é uma parte vital de uma plataforma de proteção de endpoints.

EPPs completos contam com o EDR integrado, tornando a capacidade de proteção de endpoints aprimorada. Afinal, o EDR permite que a plataforma vá além da simples detecção de um incidente, mas também possa analisar e ajudar na mitigação do risco envolvido de forma proativa.

Ou seja, as empresas não devem escolher entre um ou outro. Se esperam realmente proteger seus endpoints com eficiência, as duas ferramentas são fundamentais.

Conte com uma proteção robusta para seus endpoints

Uma solução robusta de proteção de endpoints deve ser capaz de reforçar a postura de segurança da organização e garantir um nível alto de proteção para evitar que ameaças cada vez mais inteligentes prejudiquem os negócios.

A Solo Network oferece o Iron Endpoint Protection, serviço gerenciado e projetado para criar uma barreira contra ameaças avançadas e melhorar a proteção de endpoints dos clientes. A solução é baseada nas melhores ferramentas de segurança do mercado, protegendo as empresas contra ameaças cibernéticas e ataques direcionados com gestão, sustentação e manutenção de uma equipe especializada.

O Iron Endpoint Protection oferece:

Cobertura abrangente

A solução garante segurança para todos os dispositivos conectados da empresa, desde computadores até dispositivos móveis.

Gerenciamento proativo

O gerenciamento proativo permite detecção, resposta e recuperação de dispositivos em tempo real.

Atualização constante

A solução Iron Endpoint Protection conta com atualizações contínuas para assegurar a eficácia da proteção de endpoints contra ameaças cibernéticas emergentes.

Visibilidade e controle

A solução fornece visibilidade total e controle sobre a segurança dos dispositivos conectados, garantindo uma estratégia robusta de defesa contra ataques cibernéticos.

Relatórios e indicadores

Os relatórios fornecidos permitem a avaliação do desempenho da segurança digital das empresas. Com essas informações em tempo real, insights são gerados para aprimorar a proteção de endpoints.

Proteja seus dispositivos contra ameaças cibernéticas com a solução Iron Endpoint Protection. Entre em contato e fale com nossos especialistas.

Quer saber como o seu negócio pode se tornar nosso próximo case de sucesso?