Kaspersky Lab lança solução de MDM para o mercado corporativo

Kaspersky Lab lança solução de MDM para o mercado corporativo

20 Feb 2013
Smartphones, tablets, notebooks, phablets… O ambiente corporativo está cada vez mais complexo com a invasão dos dispositivos móveis dos colaboradores, que optam por trabalhar com seus equipamentos – o que, no fundo, acarreta mais produtividade e liberdade no desempenhar dos trabalhos. Eis a tal consumerização. Com isso, as empresas são forçadas a estabelecer políticas de Traga seu Próprio Dispositivo (BYOD, em inglês), para que os dados da organização sejam assegurados contra qualquer tipo de nova ameaça, seja para o roubo dos dados ou invasões por falta de ferramentas corretas para proteção.

Dado o enredo, ai vive o grande mote da nova solução da Kasrpersky Lab. Chamada Kaspersky Endpoint Security for Business, a ferramenta conta com todos os recursos comuns da empresa para segurança da informação com o acréscimo da gestão dos dispositivos móveis (MDM, em inglês), com aplicações que são instaladas em smartphones e tablets, e “agentes” inseridos nos notebooks – assim como é com o antivírus. Para que a solução funcione, é necessário que a empresa que compra o serviço disponibilize um servidor para que o software da KAS funcione corretamente. Esta máquina estará em constante contato com os usuários, fazendo a gestão das aplicações e acessos dos colaboradores.

“O departamento de TI não vai lidar com algo complexo. O administrador desse ambiente gerenciado apenas terá que adicionar os perfis de um usuário, o que já constrói muitos controles, e por meio de um único botão na tela consegue executar diversas funções, desde bloquear algo que está acontecendo de errado até apagar as informações contidas no equipamento em caso de perda e roubo”, explica Marcio Silva, engenheiro de sistemas da Kaspersky Lab Brasil. “Segurança ganhou um contexto maior. Estamos saindo do papo de antimalware para alcançar necessidades de negócios maiores e mais latentes.”

Silva destaca que a abordagem da solução está nos dados e não no dispositivo apenas, e com isso é possível ativar um módulo de criptografia para proteger arquivos, pastas, e até discos por completo. “O Kaspersky Endpoint Security for Business cria “contêineres corporativos”, conseguindo separar o que é usado em ambiente profissional e o que é pessoal, dando flexibilidade para o colaborador, sem perder a segurança”, complementa. “Importante ressaltar que todos os novos recursos foram adicionados ao Security Center, então numa exibição única é possível entregar proteção.”

Entre algumas coisas que me chamaram a atenção na solução, está a possibilidade de bloquear a câmera dos dispositivos, para evitar que através de fotografias seja possível roubar informações e há, também, o bloqueio das funções hotspot de compartilhamento de rede. Já a empresa ressalta funções como o uso de aplicativos por meio de políticas e listas brancas dinâmicas. Os administradores podem criar políticas personalizadas para HDs externos, CDs e outros dispositivos de armazenamento removíveis, USBs e impressoras, além de criar políticas da Web para garantir que os usuários naveguem pela internet com segurança, tanto na rede da empresa quanto em casa.

Eljo Aragão, diretor geral da Kaspersky Lab Brasil, destaca que a nova solução foi desenvolvida do zero pela companhia, o que considera um diferencial “poderoso” na oferta. “Não compramos outras empresas ou fizemos puxadinhos de tecnologia. Criamos algo realmente novo.”

Mudança de postura da Kaspersky

A Kaspersky Lab tem três focos de mercado que tangem negócios de OEM (soluções embarcadas em máquinas), venda de licenças e varejo, e mercado corporativo. Esse anúncio faz com que a fabricante finque os pés de forma mais forte dentro das empresas. “É um produto para empresas, que visa reforçar a presença e desenvolvimento da KAS no segmento corporativo”, pontua Aragão.

Para ele, a proteção deu um salto muito forte, e segurança da informação ganhou novas demandas e necessidades. Com isso, e até reafirmando o que foi pontuado por Silva, a Kaspersky redimensiona sua participação corporativa entregando segurança em gestão da informação. “Já vendemos para empresas; apenas ampliamos o escopo de ofertas”, avalia.

"A solução de gerenciamento aprimorada e em todas as maiores plataformas mobile era uma necessidade emergente no portfolio de segurança da Kaspersky. Acreditamos que agora daremos um grande salto na oferta para o mercado corporativo", afirma Fernando Rodrigues, Gerente Kaspersky da Solo Network.

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