by
Equipe de Comunicação Solo Iron
| Dec 18, 2024
Os ataques de phishing são um dos mais utilizados por cibercriminosos em todo o mundo, e a simulação de phishing é uma forma eficaz de instruir os funcionários de uma empresa sobre os riscos que um ataque bem-sucedido pode causar para os negócios e como identificá-los.
Como a segurança cibernética se tornou uma preocupação legítima para empresas de todos os portes e segmentos e com hackers utilizando métodos cada vez mais complexos para ter acesso a dados confidenciais, é fundamental para qualquer organização acompanhar tendências e práticas de segurança cibernética para garantir que as equipes saiba reconhecer ataques de phishing e reduzam riscos potenciais.
O que é uma simulação de phishing
O primeiro passo é entender o que é uma simulação de phishing. Seu objetivo não é penalizar os usuários que caíram em algum golpe, mas identificar possíveis vulnerabilidades na prevenção e identificação de ataques.
Portanto, a simulação de phishing é um exercício prático para que a equipe de segurança cibernética reconheça as ameaças e, com isso, possa melhorar a conscientização sobre segurança cibernética da organização e preparar os funcionários para um ataque real.
Como saber o momento de implementar a simulação de phishing
Há alguns sinais que indicam o momento ideal para implementar e conduzir uma simulação de phishing.
- A empresa experimentou um aumento no número de incidentes de segurança ou violação de dados?
- Um novo programa de segurança cibernética foi implementado?
- Ocorreram alterações em sistemas, atualizações, mudanças na política de segurança, fusão ou aquisição?
- É necessário estar em conformidade com normas de privacidade e segurança de dados?
Se a resposta for “sim” para alguma dessas perguntas, a organização deve conduzir uma simulação de phishing para verificar o conhecimento e habilidades dos funcionários durante um possível ataque e evitar a interrupção de operações ou violações de dados.
Benefícios de realizar uma simulação de phishing
De acordo com a Cybersecurity & Infrastructure Security Agency (CISA), 84% dos funcionários interagem com e-mails maliciosos em até 10 minutos após recebê-los. Por isso, realizar uma simulação de phishing oferece diversos benefícios para as empresas, como preparar os funcionários para ataques em potencial, evitar pagamentos de resgate e a reparação dos sistemas, aprimorar as medidas de segurança cibernética existentes e criar uma mentalidade de segurança entre os usuários.
Além disso, a simulação de phishing contribui para mensurar os níveis de vulnerabilidade corporativa e dos usuários, proteger dados confidenciais e promover uma cultura empresarial voltada para a segurança cibernética.
Etapas para realizar uma simulação de phishing bem-sucedida
A simulação de phishing é voltada para automatizar o treinamento e fornecer experiências diretas aos funcionários. Por isso, oferecem e-mails de aparência realista e que imitam ataques do mundo real.
Para aproveitar ao máximo o resultado das simulações, é necessário seguir algumas etapas:
Planeje a estratégia
Simulações de phishing bem-sucedidas precisam de um bom planejamento. Portanto, pesquise as tendências atuais dos ataques, entenda os tipos de e-mail utilizados para a comunicação da empresa, quais os aplicativos utilizados e reúna os dados para construir a campanha.
Determine os alvos
Na sequência, determine quais funcionários e setores serão impactados pela simulação. Isso pode variar de acordo com o planejamento feito anteriormente, por exemplo, alcançando novas contratações, um setor específico ou funcionários de alto escalão.
Comunique os funcionários
Comunique todos os funcionários e forneça instruções claras sobre como eles devem relatar e-mails de phishing identificados ou ataques de engenharia social associados a eles. Decida como será o treinamento para os funcionários que têm mais dificuldade em identificar ataques de phishing e esteja preparado para ajustar a estratégia de acordo com o cenário em constante transformação dos golpes on-line.
Crie uma campanha de simulação de phishing
Com base nas informações coletadas na fase de planejamento, crie uma campanha de simulação de phishing. Existem no mercado softwares de simulação de phishing que automatizam o envio dos e-mails de teste, permitindo que a equipe de segurança entregue a campanha. A plataforma fornece modelos baseados em ameaças reais, usando as marcas mais utilizadas pelos cibercriminosos.
A solução deve permitir que os modelos sejam facilmente personalizados, ajustados e configurados pela empresa para refletir as especificidades de sua organização. Assuntos mais comuns incluem:
- Bônus ou notificações de compensação
- Avisos de bloqueio de conta
- Ofertas tentadoras para a compra de equipamentos eletrônicos
- Atualizações sobre mudanças operacionais
- Convites para treinamento de conscientização sobre segurança cibernética
- Alertas sobre um documento digitalizado enviado
Estipule a frequência
Estipule a frequência com que os e-mails da simulação serão enviados. Isso pode variar de acordo com a estratégia geral de risco de segurança cibernética da organização, podendo ser semanais, mensais ou no período em que a equipe de segurança cibernética achar mais conveniente. Alguns grupos de funcionários podem exigir testes mais frequentes, por exemplo.
Colete feedbacks e analise métricas
Com a campanha de simulação de phishing em andamento, os funcionários devem ser estimulados a relatarem os e-mails suspeitos recebidos. Algumas plataformas de simulação contam com um painel de métricas que permite analisar a taxa de sucesso da estratégia.
Crie uma cultura voltada para a segurança cibernética
O objetivo da simulação de phishing é treinar os funcionários para que identifiquem golpes e mudem seu comportamento na hora que recebem um e-mail suspeito. O ideal é que o funcionário identifique a tentativa de golpe e alerte a equipe de segurança cibernética. Entretanto, se algum funcionário se sentir incomodado em relatar um golpe, procure formas de incentivá-lo.
Por isso, a plataforma de simulação de phishing deve fornecer uma experiência de aprendizagem constante e interativa, com infográficos relevantes e métricas que ajudem os funcionários a entenderem os perigos associados aos golpes de phishing e permitam criar estratégias de prevenção.
Garanta uma simulação de phishing ética
Além de ajudar na identificação de possíveis golpes, a estratégia de simulação de phishing deve manter a transparência sobre como as simulações fazem parte do treinamento de cada funcionário. Além disso, elas precisam respeitar a privacidade dos funcionários, nunca informando dados pessoais ou outras informações que permitam identificar um determinado funcionário que acabou caindo no falso golpe.
Utilize os resultados coletados para otimizar o treinamento de conscientização sobre segurança cibernética, jamais puna ou use os dados para envergonhar um funcionário e, principalmente, cumpra rigorosamente com normas e regulamentos de privacidade e segurança de dados.
A plataforma KnowBe4 é uma plataforma avançada de treinamento de conscientização em segurança cibernética que oferece treinamento interativo e simulações de phishing de engenharia social via e-mail, telefone e mensagem de texto para manter os usuários alertas e melhorar a estratégia de segurança cibernética da sua empresa de forma mensurável e acessível. Entre em contato e conheça a solução.