Ciso Advisor: Soluções Microsoft e Solo Network incrementam segurança cibernética

Ciso Advisor: Soluções Microsoft e Solo Network incrementam segurança cibernética

16 Nov 2023
1-segurança-cibernética
A   Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, desenvolvendo e distribuindo produtos e serviços para empresas. Durante anos, se destacou devido aos sistemas operacionais Windows e aplicativos em nuvem com foco na produtividade e eficiência. Hoje se tornou um dos principais fabricantes de soluções de segurança cibernética, fator que leva a Microsoft a se destacar entre os maiores players do mercado neste segmento.

A Solo Network faz parte da rede de parceiros da multinacional, certificada como LSP (Licensing Solutions Provider), CSP (Cloud Solution Provider) e Azure Expert Managed Services Provider (MSP), além de vencedora do prêmio Microsoft Partner of the Year Brasil nos anos de 2020 e 2021, que reconhece e comprova a experiência, especialização e comprometimento da Solo em oferecer produtos e serviços Microsoft para atender aos requisitos dos clientes.

Com uma equipe de especialistas em licenciamento certificados pela própria Microsoft, o time da Solo Network auxilia na configuração das soluções para assegurar às empresas o uso do produto correto, identificando suas necessidades e fornecendo suporte técnico altamente capacitado para os usuários usufruírem ao máximo os recursos disponíveis.

Riscos de ataques cibernéticos

Estudos mostram que o Brasil sofreu mais de 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos apenas no primeiro semestre deste ano, sendo responsável por mais de 36% dos incidentes na América Latina. Para especialistas, esse aumento é reflexo da adoção do trabalho híbrido pelas empresas, que tiveram que migrar sua infraestrutura para a nuvem para atender às necessidades dos negócios nos últimos anos. A América Latina, Brasil e México se destacam, alternando a liderança de ataques dependendo dos critérios dos diversos levantamentos sobre ataques cibernéticos na região.

Mais do que isso: infelizmente a tecnologia utilizada pelos cibercriminosos avança a passos rápidos — e empresas que não contam com soluções de proteção avançada ficam mais expostas. Além das vulnerabilidades registradas nos mais diversos fabricantes, entre as principais ameaças detectadas estão os golpes de phishing, arquivos maliciosos e técnicas envolvendo engenharia social. Os ataques de ransomware também são um dos principais vetores de ataques, e com um nível de sofisticação que preocupa especialistas.

Com o número de ataques crescendo, cada vez mais empresas recorrem às soluções de segurança da Microsoft para proteger seus negócios.

Soluções de segurança Microsoft e Solo Network

As soluções de segurança Microsoft foram projetadas para serem rapidamente implementadas e entregarem o máximo valor e ROI (retorno do investimento). Entretanto, para os clientes saberem se estão contratando as ferramentas corretas e usando os recursos adequadamente para os negócios, a Solo Network fornece o suporte necessário para os usuários terem acesso fácil às soluções e contem com os recursos de proteção e gerenciamento ideais para garantir a continuidade dos negócios.

Microsoft Defender for Endpoint

É a solução de segurança de endpoint completa e unificada da Microsoft, projetada para proteger pequenas e médias empresas contra ameaças cibernéticas avançadas. O Microsoft Defender for Endpoint é destinado a proteger endpoints de organizações com até 300 funcionários, com proteção aprimorada para servidores Windows Server e Linux.

Os principais recursos do Microsoft Defender for endpoint:

Proteção preventiva:
Proteção em tempo real: Protege contra malware, vírus e ameaças em tempo real.
Proteção baseada em comportamento: Detecta atividades suspeitas com base no comportamento dos processos.
Controle de acesso à rede: Previne comportamentos e dispositivos comprometidos de acessarem a rede.
Deteção pós-violação:
Threat Hunting: Ferramentas avançadas para buscar proativamente padrões de comportamento e atividades suspeitas.
Visualizações ricas: Fornecem informações detalhadas sobre incidentes, processos, rede, arquivos e muito mais.
Investigação automatizada:
Resposta automatizada: Para incidentes de baixo e médio nível, permitindo economizar tempo.
Ferramentas de investigação: Permite analisar o alcance e o contexto dos incidentes e determinar a causa raiz.
Recursos de resposta:
Ações de resposta: Como isolar dispositivos, coletar investigações, restringir arquivos e muito mais.
Integração com Microsoft Secure Score: Para ajudar a melhorar a postura de segurança com recomendações acionáveis.
Gestão de vulnerabilidades:
Avaliações de risco: Identifica vulnerabilidades e configurações mal configuradas.
Recomendações de remediação: Oferece ações corretivas para melhorar a resiliência da organização.
Threat Intelligence:
Relatórios detalhados: Sobre a natureza e origem das ameaças.
Threat views: Permite que os profissionais de segurança vejam quem está por trás de uma campanha de ataque, quais são seus objetivos e métodos.
Além disso, o Microsoft Defender for Endpoint garante o uso de recursos avançados de segurança otimizados para administradores de TI, experiência simplificada com recomendações e insights sobre segurança de endpoints e maior flexibilidade de integração com o Windows e aplicativos para Mac, iOS e Android.

A Solo Network, como parceira certificada e autorizada Microsoft, oferece uma equipe de especialistas em cibersegurança para auxiliar na implementação e gerenciamento do Microsoft Defender for Business de forma eficiente em todos os endpoints da empresa.

Microsoft Entra ID – Identity Protection

O Microsoft Entra ID, antigo Azure AD Identity Protection, auxilia as organizações a detectar, investigar e remediar riscos de identidade. Para isso, a Microsoft atualiza constantemente o catálogo de ameaças para tornar a ferramenta mais eficiente. 

Por meio de análise de trilhões de dados capturados diariamente, provenientes do Active Directory e contas Microsoft, o Entra ID detecta comportamentos arriscados provenientes do uso de endereço IP anônimo, ataques de pulverização de senha, credenciais vazadas entre outros. 

O Entra ID também fornece relatórios de detecções de riscos, entradas arriscadas e usuários suspeitos para que os administradores possam investigar cada incidente e tomar as ações necessárias. Por fim, as políticas de Acesso Condicional baseadas em risco contam com controles de acesso baseados em autenticação forte, com a adoção da autenticação multifator ou executam uma redefinição de senha com base no nível de risco detectado.

Solo Azure AD Identity Protection

Esse é o pacote de serviços gerenciados da Solo Network para auxiliar os clientes no monitoramento e governança relacionados à identidade e acesso, oferecendo uma visão geral do ambiente, rastreando eventos de login e remediando alertas gerados pelo Azure AD Identity Protection.

A solução se integra facilmente ao Azure AD Conditional Access, fornecendo uma camada adicional de segurança para as contas. Com uma abordagem consultiva e de implementação, a Solo Network fornece um diferencial que garante aos clientes o máximo de proteção e eficiência.

Os serviços do Solo Azure AD Identity contam com suporte especializado e planos 8×5 para todas as soluções, além disso, oferece a experiência e qualificação dos profissionais da Solo Network para garantir a gestão das ferramentas. A solução também permite maior flexibilidade e previsibilidade de custos devido ao pagamento mensal apenas a usuários ativos.

Microsoft Sentinel

O Microsoft Sentinel é uma solução escalonável e nativa da Nuvem que fornece recursos de Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM) e Orquestração de Segurança, Automação e Resposta (SOAR) para as empresas terem acesso a análises de segurança e inteligência contra os mais diversos tipos de ataques por meio:

Coleta de dados na nuvem
Detecção de ameaças não descobertas
Investigação de ameaças com base na inteligência artificial
Resposta ágil a incidentes
O Microsoft Sentinel é o primeiro e único SIEM nativo da nuvem do mercado, e se integra facilmente ao Microsoft Defender para fornecer a unificação do gerenciamento de riscos em apenas uma plataforma. As organizações capturam essas informações, gerando insights sobre contexto e atividades incomuns para que as equipes de segurança tomem as decisões corretas rapidamente para proteger dados, aplicativos e usuários. 

Solo Event Manager

É o serviço da Solo Network para auxiliar os clientes na implementação dos recursos de SIEM e SOAR baseados no Microsoft Sentinel. A solução foi desenvolvida para tornar a implementação da automação e orquestração de segurança em TI mais simples e ágil, fornecendo integração e suporte para conectores Microsoft 365, Azure AD, Azure ATP, Cloud App Security (CAS) e capturando informações de soluções externas, como AWS, Barracuda, Cisco e Symantec.

Dessa forma, a Solo Network fornece maior visibilidade e respostas automatizadas de vulnerabilidades por meio da inteligência artificial integrada ao machine learning, detectando facilmente anomalias em tempo real e permitindo que a equipe de segurança monitore ameaças e vulnerabilidades no ambiente de TI.

Com isso, a solução Solo Event Manager permite:

Maior agregação de dados
Nível de observação mais detalhado
Agilidade na detecção e resposta a ameaças
Atendimento rápido das necessidades de TI
O ciclo de implementação da solução leva cerca de seis semanas e consiste nas seguintes etapas: assessment e design de solução, implementação e integração, análise e coleta de ameaças, operação e ongoing.

Benefícios dos serviços gerenciados Solo Network

Os serviços gerenciados da Solo Network permitem que os clientes aumentem a segurança dos portais Microsoft por meio do monitoramento contínuo e aprendizado de máquina que fornecem insights úteis para melhorar a tomada de decisões para remediar incidentes de segurança.Além disso, nossos especialistas auxiliam os clientes a aplicarem as melhores práticas para gerenciamento de endpoints, acesso e permissões e implementação da orquestração e automação de segurança de dados, além de relatórios abrangentes sobre todos os riscos cibernéticos que impactem a organização. 

Fonte: Ciso Advisor
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479